TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM

Tese: FORMAÇÃO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

MODULO 2: CONSTRUINDO O CONCEITO DE APRENDIZAGEM

Por: Evandro Prestes Guerreiro

Aprender significa evoluir na escala de conhecimento racional do mundo nas atitudes e posturas individuais diante de fatos novos que possam desestabilizar a estrutura de personalidade de qualquer indivíduo. Aparentemente não é complexo falar de aprendizagem, considerando que todo ser humano necessita aprender como condição de seu processo evolutivo, para tanto, esta necessidade pode ser satisfeita individualmente ou em grupo. Não entraremos no mérito sobre qual oferece melhores condições de aprendizagem, uma vez que precisamos das duas.

A aprendizagem individual é especifica e exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento, uma vez que o ritmo de construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está associado à disposição e a necessidade perceptiva da pessoa.

Como apontado anteriormente, aprender é diferente de conhecer. Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, a aprendizagem é resultante do desenvolvimento da fala e da ação humana e, se estas forem organizadas corretamente desde criança, conduzirá ao melhor desenvolvimento mental, ativando diversos estágios do processo de desenvolvimento da inteligência, o que é possível com a internalização, a partir das interações sociais e da linguagem. “Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal, para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente”.

O indivíduo é sócio-histórico e aprende em níveis diferentes e com organizações distintas do processo de conhecimento da linguagem de comunicação. Entretanto, mesmo sendo a linguagem uma particularidade humana, ela ocorre socialmente, portanto, em grupo e, em determinado contexto histórico, uma vez que não conhecemos a totalidade das coisas, mas, simplesmente, nos aproximamos da percepção que deixe confortável o “Não Saber”, que é diferente da ignorância, pois, trata-se de um estágio da própria capacidade cumulativa do conhecimento humano.

Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou ordem crescente de complexidade, conforme podemos observar no plano de ensino da disciplina Aprendizado Organizacional, em que você começa a entrar em contato com o conteúdo, a partir de conceitos simples ou um embasamento teórico que favorecerá a compreensão de formulações mais elaboradas sobre a teoria do conhecimento e a retenção de informações que se associam entre si e lhe favorece a visão refinada da realidade situacional.

A aprendizagem é mensurável e pode ser estabelecida gradualmente, como você já experimentou ao fazer o curso fundamental e o secundário. Na universidade a lógica não é diferente. O que muda é a complexidade e profundidade do conteúdo teórico especializado, dependendo do “curso” que escolheu. O conhecimento foi dividido por ambientes específicos, denominados de disciplinas acadêmicas, formuladas em semestres letivos que facilitam a compreensão da complexidade do conhecimento profissional, considerando o projeto pedagógico, que orienta sistemicamente cada estágio da graduação.

Entretanto, se considerarmos que a aprendizagem é sócio-histórica como propõe Vigotsky, o conhecimento organizado em “pedaços”, precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta. Desta forma, falamos do método. Quer dizer, para aprender não é suficiente que o conhecimento esteja organizado, mas, além de estruturado, seqüenciado e experimentado, precisa existir um método de aprendizagem.

Ninguém aprende sem método, o que para o conhecimento científico, por exemplo, segundo Charles Sanders Peirce (1839-1914), se estabelece em três dimensões como classes universais de inferências ou raciocínios que se constituem também nos três tipos de argumento: Abdução, indução e dedução.

Considerando o estudo feito por Lucia Santaella, em Comunicação e Pesquisa (2001: 117) , “não se trata apenas de métodos, mas de métodos que estão enraizados em nossa mente, pois se constituem nos tipos de raciocínios que dão forma aos nossos pensamentos e inferências. Fazem parte de nossa vida cotidiana, com a única diferença de que, na ciência, esses raciocínios são burilados através da lógica”.

A mesma autora, partindo de Peirce, explica que a dedução, por exemplo, possui como fim provar o que deve ser feito de forma “a priori”, quer dizer, como método prediz os fenômenos em si, procurando trabalhar com dados de certeza, o que somente é possível se o observador, simular o processo em sua mente, planejar os acontecimentos antes deles ocorrerem e ser capaz de projetar cenários futuros, com múltiplas possibilidades de minimização do risco diante das incertezas. O que antes parecia ser complexo e universal, com a dedução, se torna particular e simples de ser estudado e aprendido, pelo menos é o que sugere o método dedutivo.

Na aprendizagem em si, deduzir alguma coisa sobre o que se deseja aprender é um passo além da imobilidade do “Não Saber”. Por outro lado, ficar “esperando” que a solução ou a resposta ao problema de aprendizagem aconteça “naturalmente” é, também, outro modo de aprender: esperar que a percepção atinja um grau de maturidade e consiga apreender os mecanismos de simplificação do que antes era visto como complexo e insolúvel. A lógica de raciocínio é um passo decisivo na aprendizagem cognitiva ou formal, se assim desejarmos definir.

Poderíamos iniciar nossa abordagem sobre este tema com uma pergunta direta, como é feito na maiêutica socrática : o que é aprendizagem para você? Se disponibilizarmos em sala de aula tal questionamento, provavelmente a classe terá diversas respostas. Na empresa não será diferente, os funcionários terão o mesmo comportamento de buscar em suas vidas experiências anteriores que lembrem um jeito próprio e compreensível para responder a pergunta, procurando articular a resposta com o conhecimento formal, obtido a partir de suas experiências escolares e de leituras de livros.

Na condição de professor, instrutor ou gerente, provavelmente procurará aproveitar uma das respostas ou ainda, procurará integrar respostas complementando um raciocínio único que possibilite uma lógica de abordagem e evolução da explicação sobre o que seja aprendizagem. O raciocínio dedutivo é instrumental para minimizar o risco da incerteza, uma vez que a simulação de cenários futuros proporciona maior capacidade para se elaborar estratégias organizacionais, por exemplo. Seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com