TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇAS COMPLANARES

Pesquisas Acadêmicas: FORÇAS COMPLANARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO ACRE

CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA

DANIELSON DA SILVA CUNHA

RELATÓRIO SOBRE A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS COPLANARES

Cruzeiro do Sul – Acre

2014

DANIELSON DA SILVA CUNHA

RELATÓRIO SOBRE A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS COPLANARES

Relatório apresentado à disciplina Física Experimental, do Curso Superior de licenciatura em física do campus cruzeiro do sul – IFAC, proposto pelo Prof. Maciel.

Cruzeiro do Sul – Acre

2014

INTRODUÇÃO

Forças são definidas como grandezas vetoriais em Física. Com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais da Álgebra.

De acordo com os princípios de Newton, os objetos se movem quando são levados por uma força maior que a resistência ao movimento proporcionada pelo objeto. Uma força envolve a interação de dois objetos e produz uma mudança no estado de um objeto que é empurrado ou tracionado. A força pode produzir movimento, parar o movimento, acelerar positiva ou negativamente, ou mudar a direção de um objeto. Em cada um dos casos anteriores, deve-se observar que a aceleração do objeto muda ou é impedida de mudar. Uma força, desse modo, pode ser definida como qualquer interação, de impulso ou tração, entre dois objetos, que faça com que um objeto acelere positiva ou negativamente.

Como as forças são vetores e têm um ângulo de aplicação, elas podem ser compostas na resultante de várias forças ou uma força pode ser decomposta em seus componentes. Ou seja, um único vetor de força pode ser calculado ou composto representando o efeito total de todas as forças no sistema. Similarmente, dada a força resultante, esta pode ser composta ou decomposta em seus componentes horizontal e vertical. Existem vários tipos de sistemas de força, contudo, que precisam ser definidos de modo a compor ou decompor sistemas de força onde existam múltiplas forças. Qualquer sistema de forças agindo em um único plano é denominado de coplanar, e se agir em um único ponto é chamado concorrente. Qualquer grupo de forças concorrentes coplanares pode ser substituído por uma força única, ou a resultante, produzindo o mesmo efeito que as forças múltiplas. O processo para encontrar essa força única é chamado composição de vetores de força.

OBJETIVOS

Através de atividades realizadas numa mesa de forças, identificar e determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não colineares e calcular a resultante de duas forças utilizando método algébrico e geométrico. Comprovar o efeito de mudança de ângulo no módulo da força resultante.

MATERIAIS USADOS

-01 painel metálico multifuncional;

-01 escala angular pendular de 0° a 360° graus;

-02 dinamômetros de fixação magnética;

-02 fios de poliamida de 0,22 m com anéis.

-03 Massas acopláveis com peso de 0.5N;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nivelamos o painel de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com