TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho Escolar: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

1 DESENVOLVIMENTO

01) Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamas organizações burocráticas?

R: As empresas citadas no texto que adotam o método de contratar freelancers se diferenciam das organizações burocráticas porque esse tipo de profissional proporciona maior rapidez na entrega de projetos, uma vez que a remuneração está totalmente vinculada ao desempenho. Além disso, as empresas ficam isentas das obrigações como FGTS, INSS, 13º, férias entre outros, que tanto oneram os custos das instituições. Dessa forma as empresas oferecem produtos e ou /serviços com maior qualidade e melhor preço de mercado.

02) Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R: No caso da empresa IBM temos a contratação de freelancers que não tem vínculo empregatício. Para as empresas Facebook e Google os funcionários têm os direitos garantidos e é investido em seu bem estar. A intenção é deixar o funcionário tão satisfeito e feliz que ele não queira sair do trabalho. Essa satisfação no local de trabalho eleva o nível de produção desse funcionário, que ganha eficiência e agilidade nas tarefas. Alguns diferenciais são a flexibilidade em relação as vestimentas dos funcionários, cada um com seu estilo acrescentando idéias novas aos projetos, não há rigidez de uniformes. Cada um pode personalizar suas baias de trabalho, podem escolher os enfeites que mais lhe agradam e a empresa paga por eles. O refeitório possui mesas de jogos, refrigerantes e chocolates totalmente custeados pela empresa. Descontração é a marca, diferente da pressão exercida pela maioria das empresas brasileiras.

03) A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens abaixo. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

A) São Paulo – mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia Americana IBM em 170 países. [...]

B) [...] Segundo a consultoria Americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

C) [...] Mais só nos Estados Unidos estima-se que 40.000 de pessoas – o equivalente a um terço da forma de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

D) [...] “ Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

E) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil hà cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani. Diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]

R: Para dar credibilidade ao tema defendido foram utilizados dados numéricos e percentuais de pesquisas, que reforçam a grande mudança que vem ocorrendo com as relações de patrão empregado, sendo convertido em empresas e colaboradores. Reforçando ainda os argumentos, podemos observar nos itens d e e que foram citados defesas de pessoas importantes nos setores mencionados. As mesmas relatam a experiência que tiveram sobre o tema e os resultados alcançados.

04) O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

- Não faça uma simples lista de vantagens das desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

- Indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.

R: De fato, não podemos negar que essa transformação é uma tendência não muito distante, mesmo considerando algumas restrições encontradas na legislação brasileira. Podemos citar vantagens e desvantagens para o profissional, são elas:

Vantagens: maior flexibilidade de horários para o trabalho, possibilidade de melhores rendimentos (é possível fazer carteira de clientes), satisfação de não receber ordens. Todos esses fatores podem influenciar na melhora de qualidade de vida.

Desvantagens: o profissional fica desprotegido em relação aos direitos trabalhistas, tem a opção de pagar por conta própria, porém os custos serão maiores. Ser freelancers exige muita organização e responsabilidade, pois os resultados dependem exclusivamente dele. A instabilidade financeira também é uma desvantagem que pode comprometer seu planejamento financeiro.

05) As novas formas de organização do trabalho, apresentadas no texto, podem ter conseqüências para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas conseqüências? Elas são positivas ou negativas? Justifique a sua resposta.

R: Ao contrário do que muitos acreditam os freelancers acabam trabalhando mais, porque além de executarem as tarefas também precisam fazer a parte de gestão, seja administrando ou investindo em redes de contatos e criando maneiras para fidelizar os clientes. Por isso, muitos podem apresentar quadros de estresses que resulta na redução de trabalho e menor rendimento financeiro. Portanto para optar pelo serviço sem vínculo empregatício a pessoa deve analisar seu perfil e verificar se atende aos requisitos: se é uma pessoa organizada, que cumpre o planejamento feito, isso requer sempre estar com os prazos de entrega dos projetos em dia, com margem de segurança para qualquer eventualidade. A pessoa que tem essa personalidade saberá administrar os contratempos e ser um profissional de sucesso!

REFERÊNCIAS

www.wikipedia.org CARBONE, P. P; BRANDÃO, H.P; LEITE, J. B. D; WILHENA, R. M. P. Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.

www.temmaistudo.com/curiosidades/como-trabalham-os-funcionarios-da-google/

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »