TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE OSCILATIONS MECÂNICAS

Seminário: FUNDAMENTOS DE OSCILATIONS MECÂNICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS VIBRAÇÕES MECÂNICAS

Podemos definir o fenômeno da vibração como uma oscilação de um corpo em torno de uma posição de referência. A vibração é o fenômeno que está presente em nosso dia-a-dia, em nosso lar,em nosso trabalho, nas viagens e em praticamente todos os lugares. Frequentemente a vibração é um processo destrutivo, gerando falhas causando fadiga de vários componentes das máquinas. O movimento vibratório é a resposta de um equipamento às forças dinâmicas que a excitam. As vibrações em um equipamento ocorrem em várias frequências distintas e se propagam para todo o equipamento.

Os sistemas mecânicos contem três componentes que interagem entre si e são responsáveis pelo comportamento dinâmico. Mola (rigidez ou flexibilidade), amortecedor (dissipação de energia) e massa (inércia). Se submetermos esses componentes a forças constantes, eles reagem com deslocamento, velocidade e aceleração.

A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.

Armazena e libera a energia cinética,ou seja, é caracterizado por uma relação entre força (ou movimento)aplicada e a resposta em aceleração.

Rigidez é a resistência de um corpo duro à cura ou deformação por uma força aplicada. É uma qualidade inerente ao material.

No Sistema Internacional de Unidades, a rigidez é tipicamente medida em newton por metro. Como tanto a força aplicada quanto a deflexão são vetores, no geral seu relacionamento é caracterizado pela matriz de rigidez..

O inverso da rigidez é chamado compliância.

Armazena e libera a energia potencial,ou seja,caracterizado por uma relação entre força (momento) aplicada e a resposta em deslocamento (ou rotação).

Utilizado para expressar a perda de energia em um sistema. É caracterizado por uma relação entre uma força(ou momento) aplicada a resposta em velocidade.

Amortecimento viscoso: A força depende da velocidade relativa entre suas extremidades .A relação força e velocidade que cada tipo de dissipador apresenta depende da característica do fluido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com