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Por:   •  3/4/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

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pesquisa pes1. O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum), porém nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas sim que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação:uisas muitas estudos dirigidas1. Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

b. Apenas as pessoas prepotentes, presunçosas acham que suas culturas são superiores às demais.

c. O autor acha que somente com vários deuses é possível discutir esse assunto.

d. O autor não dá importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atualização.

e. S. P. Rouanet cita apenas os aspectos políticos da intolerância entre os grupos sociais, em virtude dos demais aspectos não terem importância para ele.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:

a. Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.

b. A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.

c. A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.

d. É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.

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