TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fanáticos Futebol

Resenha: Fanáticos Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

VALORES

A base de valores do fanático por futebol passar por 2 eixos centrais: herança e tradição.

O fanático por futebol retoma sua trajetória individual traçando sempre um paralelo com a história de sua família.

Os ensinamentos de sua família são o alicerce para seu crescimento e para a construção de sua personalidade.

Quando menciona as relações mais importantes em sua vida, o fanático por futebol compara os amigos à família.

Para o fanático, pertencer a um grupo de pessoas com rotina semelhante é fundamental para ditar o ritmo de seu cotidiano.

Por isso, amigos são presentes e valorizados. Fazem parte de sua rotina, recebem atenção e prioridade.

Para o fanático, a namorada é uma das pessoas mais importantes em suas decisões e para sua rotina. “tem dia que fico por contra da minha namorada”

Outro valor em comem aos fanáticos é a busca de força para o alcance de seus objetivos de vida. Nesse sentido, são pessoas com fé, que transitam entre diversas crenças procurando modelos inspiradores para si. “Eu tenho algumas imagens de São Jorge, uso uma medalha no peito...É o padroeiro do Corinthians”

O fanático tem no trabalho outro grande valor. Gosta de trabalhar em algo que lhe dê prazer e que lhe traga realização cotidiana. “Tenho como meta trabalhar numa empresa de bens de consumo esportivo, uma Nike, Adidas, Netshoes...Gostaria de focar em esportes.” “Eu trabalhava numa empresa com administração e resolvi sair para trabalhar com o que eu gosto que é futebol. Daí juntei um dinheiro e estou agora buscando meu sonho.”

ESTILO DE VIDA E CONSUMO

Se para os valores podemos identificar semelhanças unânimes entre os fanáticos, isso se faz diferente quando analisamos os gostos traduzidos em seu estilo de vida.

Podemos assumir que esse cluster possui diferenças entre estilos porque o que une esses indivíduos é a paixão por um esporte de imenso alcance no país e muito ligado á história e cultura do Brasil.

O FUTEBOL

O futebol passa pelos mesmos eixos centrais dos valores (família, amigos, namorada, fé e trabalho) dessas pessoas: herança e tradição.

Para o fanático, o futebol tem relação direta com o seu time de paixão. Futebol, para ele, está imediatamente localizado no território de significados desse time: sua história, seu desempenho histórico, lembrança, memória, emoções vividas com o clube. “Corinthians. Campeão. Paixão” “Futebol é Flamengo, é paixão. É a maior torcida do mundo” ”Corinthians, Timão, campeão” “Flamengo, paixão, disputa, lembrança, infância, amor, Zico”.

O interesse pela seleção brasileira, por consequência, é bem menor do que pelo seu time. A seleção é um dos assuntos que o fanático acompanha naturalmente sobre o tema esporte. Mas, a sua relevância somente aumenta em períodos de Copa do Mundo e pelo motivo de confraternização e reunião de pessoas e amigos. “Teve agora o Brasil x Colômbia e eu nem sabia que tinha jogo. Alguém falou comigo ‘viu o pênalti do Neymar?’ e eu perguntei: mas o Santos jogou hoje?” “Eu não ligo muito pra seleção, não sou patriota. É que assim: quem gosta de futebol de verdade tem seu clube acima da seleção brasileira”.

O mesmo acontece com relação aos eventos e campeonatos mundiais de times de futebol. O fanático sabe as informações, acompanha os principais jogos, mas não se envolve da mesma forma. Aqui o objetivo é conhecer as histórias dos melhores times do mundo e comparar o seu time com esse patamar. Não existem as mesmas motivações de engajamento e participação que os times de seus clubes representam. “Quando a seleção ganha da Holanda vai ligar lá pra Holanda pra zoar quem?”

E a principal motivação por trás dessa paixão pelo time e futebol é a herança familiar com foco para a herança paterna ou de homens da família. Nesse sentido, a paixão e a torcida pelo time de futebol é um aprendizado que acontece na infância e uma tradição familiar que deve ser mantida ao longo da vida.

O esporte, o futebol de seu clube, é o elo emocional entre pai e filho. Falar sobre o time significa falar sobre as histórias dos pais e, por fim, valorizar os momentos em família. “Ser flamenguista é um presente que meu pai me deu.” “Meu avô era um fanático. Chegou a ficar surdo do ouvido esquerdo porque uma vez dentro do ônibus estouro um rojão pro lado errado”.

Por isso, os pais e familiares (com destaque para os homens mais velhos) são grandes influenciadores nas decisões e nos hábitos do fanático. Ele repete padrões como o local onde assistir os jogos, a comida que é preparada e servida, o bar onde os amigos se reúnem o transporte para ir ao jogo.

Outra motivação importante é a socialização. A torcida por um time é assunto conector entre pessoas: um indivíduo aproxima-se ou discorda de outro em função de seu time de preferência. E essa temática é um conector relevante para início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com