TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomeno De Transporte

Trabalho Escolar: Fenomeno De Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  248 Visualizações

a) O que representa o coeficiente de condutividade térmica K?

R.: O coeficiente de condutividade térmica é uma propriedade dos materiais homogêneos, sendo que ele representa a quantidade de calor epor unidade de de tempo que atravessa uma camada de espessura e área unitária por unidade de diferença de temperatura entre suas faces. Assim k representa maior ou menor facilidade de transferência de calor.

coeficiente de condutibilidade térmica k fornece o fluxo de calor que passa em 1 m² de superfície do material, quando este possui uma espessura de 1 m e é submetido a uma diferença de temperatura de 1 grau entre as suas faces.

Assim, se uma hipotética parede tivesse 1 metro de espessura e a sua face externa estivesse a 20°C e a sua face interna a 21°C, o fluxo de calor que atravessaria cada m2 da sua superfície seria igual a 1,75 W (ou 1,75 J/s). Portanto o k do betão é: 1,75 W/m2/°C.

b) Qual a condição necessária para que ocorra a transferência de calor por condução?

R.: Deverá ocorrer a existência de um meio material. Ou seja, a transferência de calor por condução não se propaga no vácuo.

c) Explique com suas palavras o conceito de resistência térmica.

R.: A resistência térmica é uma dificuldade que o calor tem de passar por determinado corpo. Assim, quanto maior for a resistência térmica de um corpo menor será a quantidade de calor que passara por ele.

Referência

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com