TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Da Qualidade

Trabalho Escolar: Ferramentas Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Ferramentas da qualidade

 FASES DA QUALIDADE

Fase 1 – Inspeção – Essa fase, que se situa antes e após a Revolução Industrial, procurava garantir a qualidade separando os produtos já produzidos que apresentavam problemas, não sendo entregues para os clientes. Nessa fase, os produtos são produzidos com erro gerando desperdícios.

Fase 2 – Controle de qualidade – Início da produção em massa. A detecção de defeitos passa a ser feita por meio de técnicas estatísticas por amostragem de lotes produzidos e desempenho de produção. Nessa fase, já há o foco na redução de erros durante a produção.

Fase 3 – Garantia da qualidade – Garantir a qualidade dos produtos por meio de Sistemas da Qualidade, Solução de problemas e Planejamento da qualidade. O foco dessa fase está na prevenção do erro.

Fase 4 – Qualidade total – A garantia da qualidade dos produtos é conseguida com a participação de todos da organização e não só de quem está produzindo ou controlando a qualidade. Também há o envolvimento de fornecedores e clientes.

 CONCEITO

É aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

 OBJETIVOS

- Reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelecer padrões para atendimento;

- Manter os padrões;

- Melhoria continua dos padrões.

 DIMENSÕES

Dimensões que afetam a satisfação das necessidades:

- Qualidade: características do produto/serviço;

- Custo: final e intermediário;

- Entrega: condições de entrega;

- Moral: nível médio de satisfação dos empregados;

- Segurança: responsabilidade civil do produto;

 PRINCÍPIOS

- Atender as necessidades dos clientes; Identificar os problemas mais críticos por prioridades; Tomar decisões baseado em fatos e dados; Gerenciamento preventivo; Problemas provenientes de dispersões das variáveis do processo; O cliente é o rei; Prevenção de causas a montante; Evitar repetição de erros; Respeito aos empregados; Garantia de execução da visão estratégica da organização.

 FATORES DE MANUFATURA

É um conjunto de causas:

- matérias-primas; máquinas; medidas; meio ambiente; mão-de-obra; método.

 CAUSAS E EFEITOS

Enquanto houver causa e efeito haverá processo. Este conceito de divisibilidade de um processo permite controlar sistematicamente cada um deles separadamente, podendo, desta maneira, conduzir a um controle mais eficaz sobre o processo todo. Controlando-se os processos menores é possível localizar mais facilmente o problema e agir mais prontamente sobre a causa. (influência cartesiana)

 ITENS DE CONTROLE

Índices numéricos sobre os efeitos que medem sua qualidade:

- qualidade; custo; entrega; moral; segurança

 ITENS DE VERIFICAÇÃO

Índices numéricos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle: Os resultados de um item de controle são garantidos pelo acompanhamento de um item de verificação. Resultado indesejado de um processo. Solucionadores de problemas = Melhoradores de resultados. Empresas brasileiras perdem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com