TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festival Do Patrimônio Imaterial De Pernambuco

Exames: Festival Do Patrimônio Imaterial De Pernambuco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  9.525 Palavras (39 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 39

1. INTRODUÇÃO

O turismo é uma atividade econômica e social, que envolve uma diversificada cadeia de bens e serviços, podendo ser considerada um fenômeno pela sua complexidade, abrangência e significância em todo o mundo. Surgiu há muitos anos, porém sua real ascensão deu-se a partir da década de 50, com a estabilidade social, o desenvolvimento da cultura e do ócio no mundo ocidental, com o advento dos meios de transporte mais econômicos e o surgimento das companhias aéreas comerciais.

O turismo evidenciou diversas definições ao decorrer de sua história, sendo a mais aceita, no universo acadêmico, a de Oscar de la Torre, 1992, que o conceitua como:

“O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou de grupos de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas interrelações de importância social, econômica e cultural” (OMT apud DE LA TORRE, 1992, p.92).

Atualmente, o crescimento da atividade é estimulado pela maior disponibilidade das pessoas, aumento de renda, condições de pagamento, e claro, pela grande segmentação existente, que varia de acordo com as preferências e motivações dos consumidores.

O turismo não envolve apenas um conjunto de atrativos, mas sim todo um conjunto de equipamentos, serviços, infra-estrutura, que de fato permita a fixação do turista em determinado local por um dado período de tempo. A diversificação da oferta com a criação destes elementos contribui para que as trocas de relações entre o turista e o meio aconteçam, o que proporciona uma melhor e maior fonte de renda para milhares de pessoas que participam da atividade. Sendo importante ressaltar que o transcorrer desta atividade deve ser planejado, para que esta não venha a gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis que podem causar o declínio de um destino ou a depredação e até a extinção de um atrativo.

No Brasil, o turismo vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, isto é resultado da diversidade cultural, e principalmente das belezas naturais do imenso território. Posicionando-se cada vez mais como um setor crescente em toda a economia, obtendo números recordes de visitantes estrangeiros a cada ano que passa.

A atividade turística é considerada um grande fator de inclusão social e gerador de emprego e renda para uma grande parte da população. Podendo este ser demonstrado através do Plano Nacional de Turismo – PNT(2007) que afirma: “Nos anos de 2003 a 2006, foram gerados pela atividade turística no Brasil 891.000 empregos, formais e informais”. Citando ainda que “é uma das atividades econômicas que demandam o menor investimento para geração de trabalho”.

Desta forma, percebe-se a importância do fenômeno turístico no pais, pois além de contribuir como uma grande gerador de receita, ele busca incluir a população local, capacitando estas pessoas para melhor atender a demanda, bem como age preservando a identidade local e ambiental.

O Estado de Pernambuco vem apresentando condições satisfatórias para atender o turismo, visto que este oferece uma ampla diversidade cultural e de atrativos de canto-a-canto no estado. Sendo, atualmente, um dos maiores receptores de turistas na região nordeste, obtendo como principal característica a exploração do turismo de massa.

Por ser uma localidade desfrutada de uma grande multiculturalidade, expressada em suas raízes, se faz necessário sua valorização e herança cultural, como portão de entrada para a promoção do turismo no Estado. Somos representados por nosso belíssimo litoral, destacando a praia de Porto de Galinhas e nosso grande acervo histórico, representado principalmente pelos extremos: Olinda - Igarassu - Recife Antigo. Faltando, entretanto, uma maior ênfase no que diz respeito a cultura repassada dos nossos ancestrais e o legado deixado por estes.

Neste âmbito, dentre os objetivos propostos no Plano Estratégico de Pernambuco, está “a valorização da cultura imaterial” (Plano Estrategico de Pernambuco, 2008), observando-se assim, que este pode ser um grande influenciador da demanda turística, fazendo com que o turista venha conhecer a identidade, diversidade e as particularidades do nosso estado.

Segundo o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, ministrado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que tem por objetivo viabilizar projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão do patrimônio imaterial cultural, este aponta que é de extrema importância estas políticas para a valorização e resgate deste fatores que caracterizam esta tipologia do turismo.

Entretanto, a divulgação e a valorização dos patrimônios imateriais de Pernambuco ainda se encontram precários, tanto pelos representantes do mercado que rodeia este setor como a própria população.

É importante que haja um olhar voltado para a promoção massiva dos patrimônios imateriais existentes em nosso estado, para que os diversos autores e especialistas do ramo, também possam ser beneficiados com o fenômeno turístico.

Neste contexto, o Festival do Patrimônio Imaterial de Pernambuco: Valorizando nossa Herança Cultural, busca incentivar o conhecimento, valorização e preservação destes patrimônios, constituídos por gastronomia, danças, música, arte, expressão, tornando-os, assim como os demais atrativos, uma porta de entrada para o turismo cultural no estado.

O turismo cultural é o segmento turístico que compreende as atividades voltadas ao conhecimento do patrimônio histórico-cultural de uma sociedade, buscando uma maior vivência com os mesmos. Segundo o Ministério do Turismo - MTUR e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN o turismo cultural pode ser definido como atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. (Brasil, 2006).

Sendo assim, com o advento do Festival do Patrimônio Imaterial de Pernambuco, iremos promover os patrimônios representativos do Estado, buscando uma demanda turística que também usufrua e venha visitar Pernambuco por suas raízes e expressões.

2. JUSTIFICATIVA

Analisando a estrategia de um evento que viesse a reunir inumeras pessoas em um local, e que demostrasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com