TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Artigos Científicos: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade descrever uma aula prática de Física Experimental.

A principal dificuldade em aprender física está em relacioná-la com o seu cotidiano. A importância do experimento físico é justamente permitir que as teorias funcionem na prática. Sendo percebida no dia-a-dia, a física acaba se tornando uma tarefa muito mais fácil e deixa de ser mais uma obrigação e passa a ser um momento de real aprendizado.

É de suma importância as técnicas de obtenção, tratamento e análise de dados em experimentos. Os processos de obtenção e tratamento de dados desse experimento incluirão entendimentos sobre movimentos, trajetórias, grandezas físicas, medição e seus instrumentos, desvios, incertezas e algarismos significativos, para o entendimento de erros existentes em determinados experimentos realizados.

MOVIMENTO E TRAJETÓRIA

JUSTIFICATIVA

Movimento é a mudança de posição de um móvel com o passar do tempo, este móvel éum objeto qualquer que pode estar se movendo ou não. O movimento estudaa necessidadede análise do deslocamento, que seria a menor distância entre o ponto inicial e ponto final alcançado pelo móvel.

A trajetória é o conjunto de todas as possíveis posições de um corpo em movimento e pode ser representado por um deslocamento. Esse percurso pode ser denominado no caso da trajetória ser uma parábola, de movimento retilíneo se for uma reta, de movimento circularsefor uma circunferência e de movimentocurvilíneo se for uma curva.

O deslocamento é definido como a diferença entre o vetor posição final e o vetor posição inicial, não sendo necessariamente a distância percorrida. Isso acontece quandoa posição de um objeto variar à medida que se afastar ou se aproximar do referencial, ou seja, necessita de uma direção e um sentido. Um deslocamento nulo não quer dizer que o corpo tenha ficado em repouso, ele pode terse movido e retornado à posição inicial.

OBJETIVOS

Identificar e/ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento;

Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distância e trajetória;

Comparar repouso e movimento;

Mencionar que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referência considerado;

Utilizar conhecimentos de sistema de referência no estudo dos movimentos;

Classificar os movimentos segundo a sua trajetória.

MATERIAL E MÉTODO

01 folha de papel milimetrado A4;

01 régua com escala de 300 mm ou mais;

01 lápis (ou caneta tipo hidrocor);

04 pedaços de fita adesiva (em torno de 20 mm).

RESULTADOS

Foi obtida uma trajetória entre dois pontos definidos como A e B, com distância de 26 cm, formando uma curva. Em um ponto qualquer da curva, definido como ponto Com, foi traçado uma reta até o ponto A, denominado de deslocamento, sendo que o mesmo independe da trajetória.

Foram traçadas três trajetórias distintas entre os pontos A e C, sendo que são exemplos entre esses pontos, pois existem números infinitos de trajetórias possíveis entre eles.A distância percorrida entre A e C depende dos pontos em que o móvel passou, e pode ser representado por uma curva aleatória.

Após definir o eixo cartesiano na folha, com coordenadas bidimensionais (X,Y), as coordenadas dos pontos definidos são:

A (20,30)

B (75, 195)

C (164, 244)

Todos os valores dos módulos e coordenadas estão em milímetros, para ficar em escala real com o papel.

DISCRIÇÃO

Foi fixadocom pedaços de fita adesiva o papel milimetrado sobre a bancada. Após a fixação do papel foram marcados dois pontos, A e B, com distância de 26 cm acima do ponto zero da folha milimetrada.

Com um lápis no ponto A, foi traçado uma curva continua ligando ao ponto B. Depois em um ponto qualquer da curva AB foi marcado um ponto C, onde foi deslocada através de uma reta ao ponto A, formando um segmento de reta AC.O deslocamento AC é denomina um segmento orientado com origem em A e extremidade em C, e esse deslocamento é independente da trajetória. A trajetória só depende do ponto tido como origem e do ponto tido como extremo.

Depois foram feitas outras três tipos de trajetórias diferentes entra A até C. Sendo que os tipos de movimento entredois pontos no caso de uma trajetória ser uma parábola, no caso de ser uma reta o movimento será retilíneo, uma circunferência, circular e curva qualquer, curvilíneo.

Se A e Crecebessem duas medidas entre elas, uma executada sobrea trajetória descrita pelo móvel e outra representando a menor distância entre A e C, fisicamente a trajetória percorreria o caminho pelo móvel e como deslocamento a menor distância entre os pontos de início e final da trajetória.A distância percorrida pelo móvel para ir de um ponto a outro dependeda trajetória, o somatório das distâncias seria percorridas pelas sucessivas posições.

Após os pontos estarem marcados, as fitas que prendiam a folha à bancada foram retiradas. Com a caneta na mão fixano ponto A, foi solicitado a outro aluno que puxasse a folha de modo que unisse os pontos A e C. Sendo que o deslocamento entre A e C não depende da trajetória descrita pelo móvel, a trajetória só depende do ponto tido como origem e do ponto tido como extremo.

A figura geométrica traçada pela caneta significa a trajetória e o móvel foi a folha de papel em relação a ponta da caneta.

Foi traçado na folha milimetrada os eixos X e Y como referencial básico, determinando as coordenadas dos pontos A, B e C,formando vetores OA, OB e OC. Por serem grandezas vetoriais, esses vetores necessitem de módulo, direção e sentido definidos.

Tendo como referencial um sistema de coordenadas fixo no canto da sala, a folha milimetrada se moveu de acordo com o referencial adotado, e a caneta continua ocupando omesmo ponto no sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com