TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Mario Quintana

Ensaio: Fisica Mario Quintana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Ensaio  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 6

1. (Ufrgs 2012) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo na ordem em que aparecem.

O desenvolvimento padrão das ........ caracteriza-se por fecundação ........ , desenvolvimento ........ e ........ .

a) rãs — interna — indireto — viviparidade

b) tartarugas — externa — direto — ovoviviparidade

c) aves — externa — indireto — oviparidade

d) aves — interna — direto — ovoviviparidade

e) tartarugas — interna — direto — oviparidade

2. (Mackenzie 2011) O aquecimento global pode ser o responsável pela extinção de várias espécies de répteis. Esses animais não possuem mecanismos de controle de temperatura corporal, sendo dependentes da temperatura do ambiente para desempenhar suas atividades. Essa incapacidade de controle da temperatura está relacionada com

a) a presença de glândulas sudoríparas na pele.

b) a existência de um septo separando completamente os dois ventrículos no coração.

c) uma grande extensão de trocas gasosas nos pulmões.

d) a presença de um sistema circulatório incompleto, permitindo a mistura de sangue arterial e venoso.

e) um sistema nervoso ventral e ganglionar.

3. (Ufmg 2009) A ruazinha lagarteando ao sol.

O coreto de música deserto

Aumenta ainda mais o silêncio.

Mário Quintana

A expressão lagartear - ‘deitar-se ao sol’ - resultou da observação de um comportamento comum aos lagartos. É correto afirmar que, do ponto de vista biológico, esse comportamento se explica com base no fato de que os lagartos:

a) Dependem de fonte externa de calor para a regulação da temperatura, o que os torna muito ativos ou muito lentos.

b) Evitam a dessecação por meio de placas córneas e de corpo revestido por pele grossa, o que lhes dificulta a locomoção.

c) Excretam ureia, composto volátil e tóxico, que requer água para ser eliminada e induz a um estado de paralisia.

d) Possuem pequena superfície pulmonar para uma troca gasosa eficiente, o que os torna sonolentos e preguiçosos.

4. (Pucpr 2008) A presença de sistema circulatório com coração de quatro cavidades, com ventrículos parcialmente separados, ocorre em:

a) répteis.

b) anfíbios.

c) peixes.

d) aves.

e) mamíferos.

5. (Fatec 2008) Há cerca de 450 milhões de anos, várias das classes de animais marinhos atuais já estava estabelecida. O ambiente de terra firme, porém, continuava desabitado. Naquele período, um grupo de algas verdes deve ter originado as primeiras plantas terrestres. Atraídos pelo novo ambiente que, embora seco, começava a se tornar rico em alimento vegetal, alguns animais aquáticos também empreenderam, gradativamente, a conquista do ambiente terrestre.

Assinale a alternativa na tabela a seguir que indica adaptações que permitem, aos animais que as possuem, a sobrevivência em ambientes muito secos.

6. (Unifesp 2007) A presença de ovos com envoltório rígido é mencionada como uma das principais características que propiciaram a conquista do ambiente terrestre aos vertebrados. Contudo, essa característica só resultou em sucesso adaptativo porque veio acompanhada de outra novidade evolutiva para o grupo no qual surgiu. Tal novidade foi:

a) a total impermeabilidade da casca.

b) o cuidado à prole.

c) a fecundação interna.

d) o controle interno da temperatura.

e) a eliminação de excretas pela casca.

7. (Ufpel 2007) Os ofídios formam uma subordem da ordem Squamata, Classe Reptilia, reproduzindo de duas maneiras diferentes: uns põem ovos e outros desenvolvem os embriões no interior do aparelho reprodutor. O processo reprodutivo ocorre normalmente na primavera, e a fêmea tem, geralmente, um depósito de espermatozoides para fazer a fertilização posteriormente, podendo armazenar o esperma até dois anos.

De acordo com seus conhecimentos e com as informações dos textos, é correto afirmar que os répteis representados nas figuras 1 e 2 apresentam, respectivamente,

a) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo.

b) oviparidade - fecundação externa - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação interna - desenvolvimento interno.

c) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo e viviparidade - fecundação externa - desenvolvimento externo.

d) oviparidade, fecundação externa - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação externa - desenvolvimento interno.

e) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo e viviparidade - fecundação interna e desenvolvimento interno.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A ciência e a tecnologia têm contribuído na busca de novas alternativas para o combate à diabete tipo 2, associada ao sedentarismo e à obesidade. Veja alguns avanços na área:

- insulina inalada;

- obtenção da exenatida, composto sintetizado a partir da saliva do "Monstro-de-Gila";

- uso da genipina, proteína extraída da gardênia.

Revista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com