TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade X Musculação

Pesquisas Acadêmicas: Flexibilidade X Musculação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

A flexibilidade é influenciada pelo treinamento de força?

INTRODUÇÃO

A Flexibilidade determina a mobilidade total dos indivíduos, além de promover agilidade, prevenção de acidentes e melhoria da capacidade mecânica dos músculos e articulações permitindo o aproveitamento mais econômico de energia durante o esforço.

Atividades cotidianas como amarrar o sapato, lavar os cabelos, pegar um quadro da parede, pegar um papel do chão, requerem um mínimo de flexibilidade do seu corpo. Se essa flexibilidade não for trabalhada, existe a possibilidade de que, com o avanço da idade, o indivíduo tenha dificuldades para realizar essas tarefas tão comuns. Não é difícil encontrar pessoas idosas que não conseguem amarrar seu próprio sapato. Além disso, a vida cotidiana, de característica tensa, leva o indivíduo a se contrair, resultando em má postura. É por isso que a flexibilidade é considerada como um tipo de capacidade física: ela é um dos elementos essenciais que capacitam o indivíduo para uma vida ativa e saudável.

Embora o aprimoramento e manutenção de uma boa amplitude de movimento ajude a melhorar a qualidade de vida e auxilie no desempenho esportivo, a flexibilidade é um componente frequentemente negligenciado em um programa de condicionamento físico. Entre alguns benefícios, podemos citar:

• Profilaxia de lesões;

• Profilaxia postural, profilaxia de desequilíbrio muscular;

• Otimização das capacidades motoras condicionantes e coordenativas;

O alongamento é uma prática que consiste na extensão dos grandes músculos do corpo, além do seu comprimento normal (em estado de repouso). É importante ressaltar que, além de prevenir lesões musculares, impedimentos cotidianos e problemas de coluna, o alongamento também proporciona ao praticante a consciência corporal, ou seja, a tomada de consciência de seus limites e de sua evolução.

A proliferação de tecido conjuntivo que acompanha a hipertrofia muscular, mesmo

quando obtida com exercícios parciais,aumenta a elasticidade do músculo esquelético. Os exercícios com pesos forçam os limites das amplitudes das articulações, o que em conjunto com o aumento de tecido conjuntivo, explica os efeitos estimulantes desses exercícios sobre a flexibilidade.

Segundo Santarém (1998),a musculação promove estímulos para várias qualidades de

aptidões físicas melhoria da composição corporal, o aumento da força, a resistência muscular, a flexibilidade entre outros., na

O treinamento de força desenvolve importantes qualidades de aptidão,constituindo uma excelente forma de preparação física, devido a sua facilidade de adaptação a condição física do indivíduo,melhorando a composição corporal resistência muscular, capacidade funcional, flexibilidade entre outros.

A musculação aumenta a quantidade de tecido conjuntivo, tecido esse que recobrem as fibras musculares, são viscosos e elásticos.Se aplicarmos uma determinada força num músculo hipertrofiado e a mesma força for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com