TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forjamento

Artigo: Forjamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Forjamento é o processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera plasticamente a forma dos materiais. O forjamento foi o primeiro de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus desde 1500 antes de cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo assim um menor custo de fabricação. Parte-se de uma geometria relativamente simples, que após prévio aquecimento ou não, e uma ou mais operações, podemos gerar peças com a mais complexa geometria.

O processo de forjamento pode ser classificado quanto à temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura e quanto ao método de aplicação da carga.

Quanto à temperatura.

Conformação após aquecimento (a quente):

• Permite grandes deformações

• Menores valores de esforços

• Boa precisão dimensional

Conformação sem aquecimento (a frio):

• Deformações limitadas

• Necessita maiores esforços mecânicos

• Ótima precisão

Quanto ao método de aplicação da carga.

O forjamento pode ser dividido em dois principais métodos: por impacto e por pressão

• Forjamento por impacto – método preferido para forjamento individual, isto é, o “shapeamento” do metal ou outro material é feito através da aplicação de uma pressão instantânea em uma área relativamente pequena. O martelo pode ser acionado por ar comprimido ou hidraulicamente. Este tipo de forjamento pode produzir uma grande variedade de “shapes” e tamanhos e, se reduzidas pode criar um alto grau de refinamento dos grãos não mesmo tempo. A desvantagem do processo é a necessidade de usinagem após o processo.

• Forjamento por pressão – Nesse tipo de processo uma pressão continua e devagar é aplicada na área a ser forjada. Esta operação pode ser realizada a quente ou a frio. A operação a frio é utilizada em materiais recozidos, e o processo a quente é feito em peças para maquinaria pesada. O forjamento por pressão é mais econômico do que o forjamento por impacto, e grandes tolerâncias dimensionais são obtidas. Estes tipos de operação podem ser divididos em: forjamento em matriz aberta e forjamento em matriz fechada.

Forjamento matriz aberta - utilizado em grandes forjamentos, onde podem ser necessárias sucessivas aplicações de força em diferentes partes da peça.

Forjamento em matriz fechada - proporciona as melhores condições de obtenção de peças totalmente isentas de qualquer alteração interna ou externa, devido a não destruição da estrutura do material e dado a pouca alteração do estado físico da matéria prima original durante a conformação. Pode se produzir pecas mais complexas pelo forjamento em matriz fechada do que pelo outro método.

Podem ser forjados:

Aços carbono, aços-ligas, aços para

Ferramentas, aços inoxidáveis, ligas de

Alumínios, ligas de cobre e ligas de titânio.

Matérias Primas para forjamento

Metal fundido

Metal laminado

EQUIPAMENTOS

O tipo de maquina a ser utilizado depende da forma, tamanho, material e numero de peças a serem produzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com