TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação difusa

Resenha: Formação difusa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Educação difusa

A educação entre os povos primitivos foi fundamental para o início do desenvolvimento educacional da humanidade, como exemplo básico desta forma de educar, podemos citar as sociedades primitivas localizadas no centro da África, que se educavam de uma maneira bem peculiar e heterogênea através da Educação Difusa ou, como também era chamada, educação por imitação, processo em que os jovens e crianças repetiam os gestos praticados pelos adultos, desenvolvendo assim, habilidades e técnicas necessárias ao seu dia a dia. A pesquisa tem como objetivo principal mostrar, de forma objetiva e clara, como era aplicada e transmitida a educação entre as tribos e demais povos primitivos através da história, conhecer o que é e como funciona a Educação Difusa; quem podia receber e quem era habilitado a transmitir o conhecimento acumulado; entender a sua importância para a formação moral, intelectual e física dos indivíduos, bem como para perpetuação da cultura tribal.

A metodologia empregada na pesquisa é essencialmente de cunho bibliográfico e documental, ou seja, estudo de caso, realizada em livros, jornais, revistas e periódicos científicos. Sendo as obras de Cotrin (2001), Aranha (2006), Moser (2008) e Saviani (2009) as bases principais da pesquisa. Os resultados mostram que todos os integrantes do grupo tribal recebiam esta educação, ou seja, ela era universal, e tal educação era transmitida e recebida inconscientemente pelos indivíduos, porém, havia momentos em que ela era aplicada propositalmente, sobre tudo em rituais de iniciação onde jovens davam início a sua vida adulta.

Durante a transmissão dos conhecimentos, os aprendizes, na maioria das vezes não eram castigados fisicamente, caso cometessem erros quando na prática do que lhe fora ensinado. A prática da Educação Difusa por grupos tribais ainda resiste em alguns países, como por exemplo, na Austrália onde tribos primitivas de pigmeus mantêm seus hábitos, já milenares, intactos. Muitos autores apontam a falta de autonomia dos aprendizes como um dos principais fatores responsáveis pelo quase desaparecimento desta forma de educar, pois, afirmam que a subjetividade humana é mola propulsora para o aperfeiçoamento e perpetuação do conhecimento, mesmo assim, a educação por imitação, como única forma de aprendizagem, ainda pode ser encontrada como ponto máximo de algumas culturas. Em fim, como uma das características mais marcantes das civilizações primitivas, a educação difusa, na contramão das novas metodologias pedagógicas da atualidade, ainda se mantem enraizada na cultura de muitos povos, sobre tudo descendentes aborígenes, na África, Ásia e América, conforme inúmeras pesquisas antropológicas, deixando claro que não é possível conhecer o ser humano sem antes conhecer a fonte de sua educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com