TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do conceito de número

Resenha: Formação do conceito de número. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

No campo conceitual do número, este é formado por variáveis como: correspondência um a um; cardinalidade; ordinalidade; contagem um a um; contagem por agrupamento; percepção de semelhanças; de diferenças; de inclusão; comparação de quantidades; representação numérica, entre outros.

      A formação do conceito de número muitas vezes é confundida pelo reconhecimento dos algarismos, escrita e domínio da contagem numérica, no entanto, é mais que isso, o processo é longo e complexo, porém o que se vê é que a exploração das inúmeras ideias matemáticas existentes é deixada de lado.

     

   Para entendermos a complexidade da formação e construção do número é necessário conhecermos um pouco mais sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, e que se faça a distinção entre eles, portanto:

     Aprendizagem: É o conhecimento adquirido e internalizado, fruto da interação do sujeito com o meio e com o social. Acontece a partir de uma ação espontânea ou estimulada. Tem caráter de dependência dos aspectos sócio históricos, maturação, das condições ambientais e do potencial do indivíduo.

     

      É uma mudança de comportamento resultante da experiência. Utiliza todo potencial da criança em que estímulo, o aprender e a resposta, constituem os elementos principais do processo de aprendizagem.

    Desenvolvimento: É o processo que o indivíduo constrói seu conhecimento e forma suas estruturas internas. É a mudança qualitativa que se percebe o aperfeiçoamento das capacidades e funções, quando a criança vai gradativamente realizando coisas mais complexas.

Iremos desafiar os nossos alunos a refletir sobre a história dos números nas civilizações antigas.

Neste momento eles irão expressar seus conhecimentos prévios e suas hipóteses sobre os números. Problematizando na Roda iremos sugerir que as ideias sejam registradas em duplas. Exemplo:

1) Da Onde Surgiram os Números? Aqueles Números que por diversas vezes vocês já utilizaram?

2) Como Foram as Primeiras Formas de contagem?  Logo após será mostrado um vídeo chamado “A História dos números das pedras ao computador”. 

Este vídeo nos mostra como foram as primeiras formas de contagem, um tempo em que a humanidade contava estritamente até 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com