TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquias, Um Otimo Investimento

Ensaios: Franquias, Um Otimo Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

As franquias envolvem a concessão e transferência de marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos ou serviços. E, de um modo geral, oferecem ao franqueado, vantagens e, em alguns casos, certos riscos

Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, como de gestão de pessoas, mercados de capitais, estratégia de marketing, negociação, responsabilidade social e pesquisa de mercado para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

Sendo assim o presente trabalho visa esclarecer esses aspectos tão importantes para que a franquia obtenha sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

Muitas pequenas empresas de olho nas oportunidades de mercado estão ingressando no sistema de franquias e isso pode ser positivo, caso o candidato a franqueador busque conhecer bem o modelo e procure uma consultoria especializada no ramo.

“O franchising é um modelo de negócio que visa estabelecer uma estratégia para distribuição de produtos e serviços. [...] Para que o sistema tenha êxito e todos saiam ganhando, é importante a relação de parceria”. (DORNELAS, 2009, p. 202)

O franqueado para se estabelecer no mercado deve possuir competências essências para obter o sucesso desejado.

Fleury e Fleury (2001) conceituam competência como o “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho do trabalho.”

Dentro do modelo de gestão, a palavra competência assume duas instâncias: a competência individual e a competência organizacional.

A competência individual está ligada aos indivíduos que trabalham nas empresas e tem relação direta com atitude e o comportamento de uma pessoa, como a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de comunicação e relacionamento e a polivalência.

E a competência organizacional está ligada às estratégias de negócio, e aos valores individuais da empresa, são características primordiais das pessoas as quais foram recebidas por meio de herança genética e desenvolvidas por intermédio do conhecimento e da convivência social de cada uma.

Algumas competências são denominadas essenciais, e permitem combinar, misturar e integrar produtos e serviços, ou um grupo de habilidades que permitem as empresas entregar um benefiício que diferencie e garanta uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações. Esse tipo de competência está relacionada à gestão de recursos, são de natureza cognitiva, relacional e comunicativa. Entre essas competências estão adaptação rápida às mudanças internas ou externas, desenvolvimento de liderança, capacidade de colaboração, criatividade, inovação, capacidade de relacionamento, e capacidade de diagnosticar e gerenciar riscos.

Podemos citar como competências gerenciais genéricas a visão estratégica, que é a capacidade de análise, avaliação e planejamento empresarial. A flexibilidade que a capacidade de adotar comportamentos, que a princípio pode parecer oposta – exercer liderança e deixar-se liderar, opinar e aceitar opiniões dos outros; Promover um bom clima organizacional ampliando desafios e oportunidades para desenvolvimento de sua equipe; e a capacidade de resolução de problemas evitando assim problemas futuros.

O modelo de franquias gera uma capacidade semelhante à da bolsa de valores no que diz respeito ao fato de potencializar as condições de desenvolvimento do produto ou serviço franqueado através de uma rede de investidores que compartilham o mesmo propósito.

“Acontece que o franchising produz um efeito multiplicador das capacidades da empresa franqueada, pelo ganho de uma capacidade de investimento, de crescimento e de um capital humano tais, que essa alavancagem dificulta a entrada de empresas sem experiência de mercado, mas apenas com filiais próprias.” (BERNARD, 1992, p. 24)

Os bancos oferecem a quem abre uma franquia vantagens especiais: taxas de juros mais competitivas, prazos de pagamento mais longos e dinheiro para custear tanto a instalação do negócio (incluindo a taxa de franquia) como a ampliação da unidade. As facilidades não são para todos, e sim para as redes avaliadas e aprovadas pelos bancos que consideram a marca, o modelo do negócio e o histórico de mercado. As unidades franqueadas apoiam-se na análise positiva do franqueador e são pré-qualificadas ao empréstimo.

“Obstáculos potenciais existem até para a venda mais simples. Obstáculos à venda classificam-se em cinco categorias gerais: espaço, tempo, conhecimento, valor e propriedade. Há um problema de espaço quando o local ou o território em vista não está disponível. Há um problema de tempo quando não se pode obter financiamento dentro do prazo estipulado no contrato de franquia. O conhecimento é um obstáculo em potencial quando o franqueador não revela informações suficientes para que se tome uma decisão inteligente. Há um obstáculo de valor quando o investimento inicial total excede suas expectativas ou recursos. A propriedade é um obstáculo, caso você não consiga obter financiamento suficiente para realizar o investimento.” (FOSTER, 1995, P. 78)

Entre as linhas de crédito disponibilizadas aos franqueados podemos destacar como exemplo, o Itaú Unibanco, que tem a linha Compror Franquias, voltada para compras de um único fornecedor. O crédito ajuda o franqueado a montar o estoque com os produtos da rede. Além disso, o cliente consegue fazer sua gestão financeira por meio do portal da instituição e antecipar o recebimento das vendas com cartão de crédito. E a Caixa Franquia, programa de relacionamento com o setor que contempla linhas de financiamento e consultoria empresarial. A linha BCD Franquias, por exemplo, é voltada para financiamento de máquinas e equipamentos para os franqueadores. A taxa de juros varia de 1,36% a 1,76% ao mês, com prazo de até 60 meses e carência de até 12 meses.

Lembrando que a contratação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com