TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Bibliografia: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Bibliografia  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em 1782. Nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu. Adotado por um tio, viveu uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática e linguagem e a explorar as florestas perto de onde morava. Tornou-se professor, fundou sua primeira escola em 1816. Em 1826, publicou seu livro mais importante: A Educação do Homem. Em seguida, foi morar na Suíça, onde treinou professores e dirigiu um orfanato.

Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas, viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador do jardim-de-infância, que era destinado aos menores de 8 anos. O nome jardim-de-infância reflete um princípio de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.

As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel.

Em sua concepção as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.

Por meio de brinquedos que desenvolveu e após analisar crianças de diferentes idades, previu uma educação que permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Sendo possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora.

As atividades e os materiais eram pré determinados para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica e estimular o aprendizado.

As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e haviam regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras eram quase sempre ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.

O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática.

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.

Froebel não fez a separação entre religião e ensino, consagrada atualmente, mas via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas, outra característica que o aproxima da prática contemporânea.

Este trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de uma

pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no

processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento

através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Foi feito um levantamento frente às

possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos

conhecimentos, desse modo, contribuindo para levantar as contribuições da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com