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Fundamento Das Ciências Sociais

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Por:   •  6/6/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  872 Visualizações

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As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.

A Sociologia

A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.

A Antropologia

O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cujo propósito é não “parcelar o homem”.

A Ciência

A sociedade ocidental produziu uma forma específica de explicar o mundo, chamada de ciência, ou seja, uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.

A Ciência Política

Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.

“Abordagens teóricas são como lentes de aumento, que nos ajudam a ver e compreender melhor certos aspectos da realidade.”

(Santos, Myriam Sepúlveda dos. Memória Coletiva e Teoria Social, pg. 26)

O objeto e o método das Ciências Sociais

As Ciências Naturais

As ciências naturais e exatas estudam fatos simples, ou seja, eventos que são facilmente isoláveis recorrentes e sincrônicos. Nestes casos há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais.

As Ciências Sociais

Já as Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade, cuja determinação pode ser consideravelmente variada.

Um bolo pode ser comido porque se tem fome, mas também pode ser comido por motivos sociais, como comemorar uma festa, demonstrar solidariedade, lembrar de uma determinada data e, ainda, por todos estes motivos juntos.

(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).

O Conceito Antropológico de Cultura

Edward Tylor foi um dos primeiros antropólogos a sistematizar o conceito de cultura. Segundo este autor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.

O Relativismo Cultural

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (Laraia: 2005; pg. 87.)”

Etnocentrismo

O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos vêem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

O equívoco das visões

deterministas sobre a cultura.

O Determinismo Biológico

Muitos ainda acreditam nas velhas, persistentes e incorretas teorias que atribuem capacidades inatas e específicas a determinadas raças.

Atualmente os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais (Laraia: 2005; pg.17).

O determinismo geográfico

Pela lógica do determinismo geográfico as forças do mundo natural agiriam de modo mecânico e determinante sobre as sociedades humanas.

Na verdade esta visão é equivocada, na medida em que as diferentes culturas humanas são influenciadas, mas não determinadas de modo absoluto pelo meio físico.

As Relações entre Natureza e Cultura.

A cultura é condicionada, mas não sobre determinada por seu meio. Assim, o habitat se define ao ser habitado; e esse habitar cria hábitos e define sentidos existenciais que conduzem a evolutiva das culturas com seu meio, através das formas de apropriação de seu meio ambiente.

(Leff, Enrique. Saber Ambiental, pg. 283)

A Formação do Pensamento Político Moderno e as Questões Básicas da Ciência Política.

Thomas Hobbes foi um filósofo inglês, que em 1651 publica sua principal obra denominada O Leviatã. Neste trabalho o autor afirma que a sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem se render, mesmo com prejuízo de sua liberdade individual. Isto seria necessário para que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa do bem comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembleia, deveria ser o Leviatã, que possuiria uma autoridade inquestionável.

John Locke pode ser considerado o precursor do liberalismo político. Em suas obras são feitas críticas a teoria do direito divino dos reis, ao princípio da afirmação

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