TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Em Administração I

Monografias: Fundamento Em Administração I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I:

Central

2013

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I:

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas - Bacharelado - da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração I.

Orientador: Profª

Tutora Eletrônica

Central

2013

1 INTRODUÇÃO

A proposta desta atividade a ser realizada individualmente está fundamentada nas disciplinas do semestre passado que são:Teorias da Administração,Comunicação e Linguagem,Sociologia e Filosofia. Nela serão tratados assuntos que norteiam os estudos a cerca do ser humano com base em duas características fundamentais suas: trabalhar e administrar. Veremos como foi a evolução da Teoria da Administração. Vamos esclarecer como cada um dos clássicos da sociologia explica a nova realidade de um mundo em que há novas forças sociais e novas classes.

O homem evoluiu durante anos e por isso passou a ser visto de outra maneira. Passou a agir sobre as coisas do mundo e adquirir características específicas. E em todos os tempos existiram algumas tentativas de explicar o que leva o homem a mudar. Vamos notar no decorre deste trabalho como as obras de grandes pensadores contribuíram para a formação de condutas e compreensão da própria existência humana.

.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O Papel do Administrador

As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

TEORIAS DO TRABALHO

EMILE DURKHEIM, MAS WEBER E KARL MARX

ÉMILE DURKHEIM

Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

MAX WEBER

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

KARL MARX

A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.

2. Explique os conceitos de Anomia ( Durkhiem ),Racionalização ( Weber ) e Alienação ( Marx ) Aplicados à categoria trabalho.

ANOMIA (DURKHEIM)

A anomia1 é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.

RACIONALIZAÇÃO (WEBER)

O pano de fundo de toda reflexão de Weber sobre a esfera das normas jurídicas é a tese da racionalização da vida social, da qual o próprio direito é uma das expressões. Ao compreender historicamente a evolução do direito, Weber destaca o crescente processo de racionalização que lhe é inerente.

A racionalização

do direito pode ser compreendida a partir de duas variáveis: seu caráter material ou formal ou seu caráter racional e irracional. São racionais todas as formas de legislação que seguem padrões fixos, ao contrário do caráter aleatório dos métodos irracionais. Por outro lado, o conteúdo do direito pode ser determinado por valores concretos, especialmente de caráter ético, ou obedecer a critérios de ordem interna, ligados a sistemática e ao processo jurídico em si mesmo, ou seja, a sua forma.

ALIENAÇÃO (MARX)

O que faz o valor de uma mercadoria? Aqui está uma pergunta que instigou os economistas da Escola Clássica e que levou Marx a desenvolver o conceito da "mais-valia", que é descrita por Paul Singer no excerto abaixo:

| “Marx repensa o problema nos seguintes termos: cada capitalista divide seu capital em duas partes, uma para adquirir insumos (máquinas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com