TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos Metedologicos Do Serviço Social 1

Trabalho Universitário: Fundamentos Historicos Metedologicos Do Serviço Social 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 16

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes *

Evandson Tomaz da Rocha 4473911525

Kátia Fernanda dos Reis Peron 7529592689

Leticia Fattore 6377228207

Marina Fornieli de Brito 6377228217

Marilia Puetas Jimenez 6501250751

Queren Cristina G. de Souza1299526280

PIRACICABA-SP

SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O filme Tempos Moderno nos mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O principal personagem interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria.Ele é uma crítica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido.Nos mostra que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

Retrata a injustiça, e apesar de se recuperar o operário continua prejudicado, sem nenhum direito trabalhista; o que não acontece nos tempos atuais, pois de acordo com as necessidades foram surgindo centros sociais tais como: CNSS( Conselho Nacional de Serviço Social), LBA(Legião Brasileira de Assistência), SESI(Serviço Social da Industria), MPAS(Ministério da Previdência e Assistência Social), SNAS(Secretaria Nacional de Assistência Social), LOAS(Lei Orgânica da Assistência), MDS(Ministério do Desenvolvimento Social), NOB(Norma Operacional Básica), CAS(Centros de Ação Social), CHP”s(Centros de Habilitação Provisória), SASEL(Secretaria Estadual de Ação Social e Esporte e Lazer), COGEPLAN(Coordenação Geral de Planejamento), CSU”s(Centros Sociais Urbanos), NAC(Núcleos de Atendimento ao Cidadão), CRAS(Centro de Referência da Assistência Social), DPSI(, DPSRM, DAE e FUNDAÇÃO LEÃO XIII; Essas fundações lutam em favor das classes operárias pois visam melhorar as condições materiais, morais e religiosas dos trabalhadores.

Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômico do homem continua relegada a segundo plano . Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos (robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias

das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esse sonhos não se tornam, realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe

saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc. Apesar destas instituições acima citadas, o desemprego e as insatisfações até hoje ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país.

Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade(segregação social), sem emprego e sem perspectiva de

realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indisponíveis para a subsistência desses operários.

Quais as conseqüências do desemprego enquanto questão social?

Desde a Primeira Revolução Industrial (primeira metade do século XIX), constata-se a influência da máquina na garantia de trabalho do operário.

Com o passar dos anos, com novas tecnologias e com o impacto do capitalismo, onde o lucro, é a base de tudo, o trabalhador foi perdendo espaço e começou a ser gerado o desemprego.

O que significa mudar?

Tudo muda a nossa volta ainda que disso não nos não percebemos somos uma constante mudança, células que morrem e regeneram-se, cabelos que embranquecem com o passar dos anos, opiniões que se moderam ou se extremam, todo mundo é composto de mudança .Mas o que significa verdadeiramente mudar? Consultando o dicionário veremos que se trata de alterar algo ou substituir alguma coisa, ou seja, um corte com o passado. Sim, é precisamente isso que os radicais da mudança apregoam: Vamos derrubar tudo para reconstruir. Mas reconstruir baseado em quê? Toda mudança faz-se na base da oposição, isto é, eu não estou feliz com algo, portanto vou arranjar uma alternativa que se oponha a esse algo, no entanto esta alternativa não tem de ser necessariamente o contrário da primeira e esse é o ponto. Mudança significa adaptação. Tudo deve ser feito rumo à evolução, mesmo que eu não faça nada o mundo não para.

Do nada, nada pode ser criado, assim toda mudança parte de pressuposto ou de uma realidade que se mostre ineficaz, incompleta ou obsoleta sendo necessário adaptá-la às novas exigências da vida. Precisamos aceitar as mudanças e fazê-las parte de nossa ida.

Por que o conhecimento especializado é importante?

O conhecimento especializado e mais abundante e mais facilmente adquirido do que as idéias. Por causa desta verdade há cada vez mais oportunidades para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com