TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodologia de matemática

Projeto de pesquisa: Fundamentos e metodologia de matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera - Unidade Anchieta

Fundamentos e Metodologia de Matemática

Professora Antônia

Turma: 6º

Atps: Etapa – 1

A construção do numero operatório.Classificação:nível das coleções figurais e não figurais, nível da classificação operatória. Seriação por tentativa e erro. Série operatória.O numero operatório.Comparação, correspondência e conservação do numero. Numerização . A importância da representação espontânea.

Divisão: na vida e na matemática, a escolha de critérios para dividir. Nem tudo pode ser fracionado. Quando devemos dividir.

Nós adultos que já aprendemos a dividir sabemos que nem tudo pode ser dividido em partes iguais..... Mas a criança que está aprendendo não tem essa visão!!!

A criança começa a fazer a divisão fazendo o seguinte: 1 para mim 1 para você e assim por diante.

Nos anos iniciais onde a criança vai começar a aprender a dividir pretendemos que a criança aprenda que na matemática se divide um número pelo outro. Mas neste primeiro momento deixamos as crianças dividirem do seu modo sem dizê-las se está certo ou errado, queremos que ela aprenda como funciona o processo da divisão.

Temos que estar atentos de que forma a criança divide uma barra de chocolate ou um lanche, e começar a perguntar qual foi o critério utilizado para tal divisão.A criança tem que começar a entender que há critérios para a divisão, que nem tudo se divide em números iguais. Como por exemplo:

"Repartir 10 bolas de futebol entre 4 pessoas". Não foi exigido que a divisão fosse feita em partes iguais. Temos muitas maneiras de fazer a distribuição:

Explicar para a criança o porquê podemos dividir chocolates e não podemos dividir bolas e objetos em geral. Ex: não podemos cortar a bola ao meio.

Pedir para que a criança distribua 76 ovos em 6 cestos e pedir que todos os cestos tenham o mesmo número de ovos no começo a criança pode até achar difícil, mas ela fará como aprendeu logo no começo (1 para você e 1 para mim) ela colocará 1 ovo de cada vez em cada cesto até que ela obtenha todos os ovos conforme solicitado.

Mas quando lhe for solicitado que ela coloque em caixas iguais e que cada caixa deve conter 18 ovos, mas não é lhe dado o número de caixas, a criança fará uma estimativa colocando os ovos no cesto até que obtenha o número exato de ovos.

Operações inversas, dividendo, divisor,quociente e resto

Ao trabalhar com divisão é preciso levar em conta que as crianças já possuem o hábito de dividir seus brinquedos e seus doces, e que essa divisão nem sempre é feita em partes iguais.O professor deve aproveitar esses momentos descontraídos em que as crianças estão dividindo as suas coisas para introduzir discussões sobre critérios de divisão.

È importante mostrar que podemos dividir uma pizza ou uma barra de chocolate, porém não podemos dividir pessoas e animais. Assim, é possível apresentar as diferenças de uma divisão exata e uma divisão com resto.

Inicialmente, o professor pode utilizar a técnica chamada algoritmo das subtrações sucessivas, onde são feitas estimativas e subtrações sucessivas e por isso os alunos entendem melhor a divisão por esse método. Os alunos possuem uma grande dificuldades de identificar a divisão em situações-problemas que querem saber quantas vezes uma quantia cabe em outra, pois é mais fácil identificar a divisão em situações problemas que tem uma quantidade conhecida para ser dividida em um determinado numero de grupos.

Também é possível realizar divisões utilizando o calculo mental e nesse momento a compreensão do que é operação inversa se torna muito importante, porque uma das formas de efetuar o calculo mental de uma divisão é utilizando a sua operação inversa, ou seja a multiplicação.

Pode se realizar divisões utilizando o calculo mental e nesse momento a compreensão do que é no calculo mental da divisão, assim como as outras operações, é necessário que a criança entenda a decomposição dos números para que ela possa calcular mentalmente a divisão dos números por partes, é a chamada propriedade distributiva.

Prisioneiros do Algoritmos

O algoritmo (ou conta armada) é uma técnica que permite aplicar uma série de regras em ordem determinada, sempre do mesmo modo, independentemente dos dados. Esse procedimento garante chegar ao resultado baseado em um numero finito de passos.

A criança que começa seu aprendizado pelo algoritmo, sem antes utilizar estratégias diversificadas, pode passar a usar a regra sem entender o que está por trás do resultado e apresentar dificuldades para apontar caminhos para a resolução de um problema. Uma dúvida comum, nesse caso, é tirar 9 de 0.

O pensamento matemático pode ser ensinado desde os primeiros anos da escola e a melhor maneira de introduzi-lo é pelo cálculo mental, que ajuda a criança a entender a constituição dos números e as operações usadas. Nesse tipo de estratégia, os números não são tratados isoladamente, como ocorre no algoritmo. Além disso, não há uma única maneira possível de proceder para chegar ao resultado. Iniciar o ensino das operações por esse método permite treinar diferentes estratégias baseadas em propriedades da numeração decimal e das operações, já que ele explicita os procedimentos usados na resolução.

O algoritmo deve ser introduzido somente numa etapa posterior, quando os alunos já tiverem tido oportunidade de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão recorrendo a procedimentos variados.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com