TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçoes Do Fisioterapeuta Do Trabalho

Ensaios: Funçoes Do Fisioterapeuta Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Ergonomia

Segundo a Associação Internacional de Ergonomia – IEA (2009), ergonomia é a disciplina científica relacionada ao conhecimento das interações entre o ser humano e outros elementos de um sistema, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema, aumentando assim naturalmente a produtividade (ABERGO, 2009). Para Iida (2005) a ergonomia estuda tanto as condições prévias como as consequências do trabalho e as interações que ocorrem entre o homem, máquina e ambiente durante a realização deste trabalho. Tudo isso é analisado de acordo com a conceituação de sistema, onde os elementos interagem continuamente entre si.

A partir de 1955, após a publicação do livro de Faverge e Ombredane sobre a análise do trabalho, a atuação de diversos outros pesquisadores expoentes na área fez com que a ergonomia centrada na análise da atividade fosse desenvolvida ao longo do tempo, tendo suas bases teóricas aprofundadas, seus métodos enriquecidos e suas aplicações às transformações das condições de trabalho mais elaboradas (GÜÉRIN et al., 2001; MONTMOLLIN, 2007; LAVILLE, 2007). Deliberato (2002) assinala que a abordagem ergonômica classifica-se em quatro etapas:

• Ergonomia de Correção: é realizada quando o diagnóstico baseia-se em fadiga, falta de segurança, presença de distúrbios ou diminuição da produtividade.

• Ergonomia de Concepção: promove o estudo e a criação de um produto, máquina ou ambiente antes do relacionamento do trabalhador com estes.

• Ergonomia de Conscientização: fundamentaliza-se na realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante acerca dos fatores menos prejudiciais à saúde do trabalhador, bem como mostrando os benefícios das propostas ergonômicas para o bem-estar coletivo.

• Ergonomia Participativa: envolve representantes da empresa e dos funcionários presentes no Comitê Interno de Ergonomia, que enfatiza a ergonomia de conscientização para que ocorra o pleno usufruto do projeto ergonômico elaborado pela ergonomia de concepção ou de correção.

A IEA define três domínios de competência da ergonomia: o físico, o cognitivo e o organizacional.

• A ergonomia física está relacionada às características da anatomia humana e tem seus princípios em bases fisiológicas, antropométricas e biomecânicas. Os tópicos relevantes da ergonomia física que estão mais intimamente ligados à administração da produção incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculares relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

• A ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento, conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

• A ergonomia organizacional é ligada à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com