TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Inorgânicas

Dissertações: Funções Inorgânicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Hidróxido de Sódio

Fórmula: NaOH

Aplicação: Usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Encontrado artificialmente: O hidróxido de sódio pode ser obtido pela ação de sódio metálico sobre a água, juntamente com desprendimento de hidrogênio:

2Na + H2O à 2NaOH + H2

Também pode ser obtida pela eletrólise de uma solução aquosa de um sal de sódio, como o seu cloreto:

NaClaq + corrente contínua à NaOH + Cl2 + H2

Hidróxido de Cálcio

Fórmula: Ca(OH)2

Aplicação: caiação, que consiste na pintura à base de cal; preparação da argamassa, tintas, cimento, asfalto e gesso;produção de cremes alisantes para cabelos, petróleo sólido, aditivos, estabilizantes, óleos, ebonite (um tipo de plástico), freios, pesticidas, vidros, conservantes;refino do açúcar;

Encontrado artificialmente: Produzido pela reação do óxido de cálcio com água, com o seguinte desprendimento de calor:

CaO+H2O  Ca(OH)2+ 63.7kJ/mol de CaO

Hidróxido de Amônio

Fórmula: NH4OH

Aplicação: O hidróxido de amônio é utilizado como reagente pela indústria química na produção de tinturas de cabelo, produtos branqueadores de tecidos, fertilizantes agrícolas, explosivos, borrachas, couro, sabão amoniacal, lubrificantes, cerâmicas e detergentes.

Encontrado artificialmente: Essa substância é um produto da ionização da amônia e, por isso, existe somente em solução aquosa (base solúvel), como na reação:

Ácido Sulfúrico

Fórmula: H2SO4

Aplicação: Na indústria de petróleo, para remover impurezas da gasolina e óleos. Na fabricação de explosivos. Como eletrólito na bateria de chumbo. Fabricação de outros ácidos. Na indústria de fertilizantes, para converter o fosfato normal de cálcio insolúvel em fosfato ácido solúvel.

Encontrado artificialmente: O ácido sulfúrico é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água via processo de contato.

Na primeira etapa, o enxofre é queimado ao ar, produzindo dióxido de enxofre.

O dióxido de enxofre, por sua vez, é oxidado a trióxido de enxofre com o uso de oxigênio e na presença de um catalisador de pentóxido de vanádio:

Finalmente, o trióxido de enxofre é lavado com água ou uma solução de ácido sulfúrico, com a formação de uma solução de ácido sulfúrico 98-99%:

Observe que a dissolução direta de SO3 em água é impraticável por causa da natureza altamente exotérmica da reação. Forma-se uma névoa ao invés de um líquido. Alternativamente, o SO3 é absorvido em H2SO4 para formar oleum (H2S2O7), que é então diluído, com a formação de ácido sulfúrico.

O oleum reage com água para formar H2SO4 concentrado.

5

Ácido Clorídrico

Fórmula: HCl

Aplicação: O ácido clorídrico é encontrado em vários produtos de limpeza de pisos.

É muito usado também em soluções acidificantes para aquários com peixes ornamentais. Além disso, esse ácido é encontrado no nosso estômago. É um dos principais componentes do suco gástrico.

Encontrado artificialmente: Por combustão do hidrogênio em ambiente clorado ocorre a formação do cloreto de hidrogênio, da seguinte forma:

Como a reação é exotérmica, o reator químico neste processo se chama forno de ácido clorídrico. O cloreto de hidrogênio resultante é absorvido em água desmineralizada e forma-se assim ácido clorídrico quimicamente puro.

Ácido Nítrico

Fórmula: HNO3

Aplicação: Ele é utilizado na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT e trinitrocelulose ou algodão-pólvora).

Encontrado artificialmente: Já em laboratório ele é produzido a partir de uma reação entre o ácido sulfúrico e o nitrato de sódio:

Ácido Fluorídrico

Fórmula: HF

Aplicação: É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios (denióbio e tântalo), na alquilação de petróleo (gasolina de alta octanagem) e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear.

Encontrado artificialmente: Sua reação de obtenção vem da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca:

H2SO4 + CaF2 -> CaSO4 + 2HF

Cloreto de Sódio

Fórmula: NaCl

Aplicação: O sal é usado na culinária, e a substância também é utilizada em várias outras aplicações, como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.

Encontrado naturalmente: Atualmente a água do mar, lagos, rios, e rochas podem conter sal.

Carbonato de Sódio

Fórmula: Na2CO3

Aplicação: O seu mais importante uso se dá na indústria vidraceira, onde é combinado a quente com SiO2 (na forma de sílica) e CaCO3 (normalmente como calcário moído) e depois resfriado bruscamente para a produção de vidro do tipo "soda-cal", utilizado principalmente em embalagens.

Encontrado naturalmente e artificialmente: O chamado "Carbonato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com