TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Nitrogenadas

Dissertações: Funções Nitrogenadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Funções Nitrogenadas

São compostos químicos em que o nitrogênio está ligado a um carbono ou uma cadeia carbônica.

As principais funções nitrogenadas são as Aminas, as Amidas, as Nitrilas e os Nitrocompostos.

Esses compostos apresentados estão presentes em várias substâncias conhecidas ou até usadas em nosso cotidiano tais como em corantes sintéticos, explosivos, vitaminas, fertilizantes e até medicamentos.

Aminas: são compostos basicamente derivados do NH3, pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais alquila. Dividem-se em primárias, secundárias e terciárias referindo-se diretamente ao número de átomos de hidrogênio na amônia que forma substituídos por grupos alquila.

Primárias: quando são ligadas a um radical

R___ NH2

Secundárias: quando são ligadas a dois radicais

Terciárias: quando são ligadas a três radicais

R__N__R

|

R

Também fazem parte no grupo amina, as aminas aromáticas; substâncias que contêm um grupo amino ligado a um anel benzênico.

As aminas são um dos componentes dos aminoácidos, unidades que formam as proteínas.

Amidas: são compostos basicamente derivados do NH3, pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais acila.

A nomenclatura é dada pelo prefixo do número de carbonos da cadeia principal com o infixo do tipo de ligação e o sufixo amida. Ex: Metanamida

met (um C na cadeia principal) + an (ligações simples) + amida (sufixo)

A amida mais conhecida é a diamida, a ureia. É um dos produtos finais do metabolismo dos animais eliminado pela urina. Mas também usado como fertilizantes, na alimentação do gado, como medicamentos etc.

Nitrilas: são substâncias que apresentam em sua composição o grupo funcional ─ C ≡ N, obtidas a partir da substituição do hidrogênio do gás cianídrico (HCN) por um radical orgânico.

As nitrilas que possuem até 14 carbonos em sua estrutura são denominadas nitrilas alifáticas. São líquidas em temperatura ambiente e insolúveis em água. Já as nitrilas que possuem mais de 15 carbonos na cadeia são sólidas e solúveis em água. Em ambas as situações, as nitrilas apresentam altos pontos de fusão e ebulição, além de um expressivo teor de toxidade.

Nomenclatura: As nitrilas geralmente obedecem dois tipos de nomenclatura; uma oficial que consiste em utilizar a terminação nitrila junto ao nome do hidrocarboneto, e uma usual, em que se acrescenta o termo cianeto ao nome do radical.

Ex: H ─ C ≡ N

Oficial: metanonitrila | Usual: cianeto de oxigênio

Nitrocompostos: são caracterizados pela presença do grupo funcional ─ NO2.

O mais conhecido dentre seus derivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com