TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO EM MARKETING

Trabalho Escolar: GESTAO EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  5.497 Palavras (22 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 22

GESTÃO EM MARKETING

Segundo o autor Kotler (2009,p. 3):

O Marketing é hoje um conjunto de conhecimentos fundamentais para profissionais das mais diversas áreas e interessa a todos os que precisam promover bens, serviços, propriedades, pessoas, lugares, eventos, informações, ideias ou organizações.

O marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las.

Uma das definições mais curtas de marketing é ‘atender às necessidades de maneira lucrativa’.

Essa ferramenta permite às empresas prestar um excelente serviço de atendimento ao cliente em tempo real, desenvolvendo um relacionamento com cada cliente preferencial por meio do uso efetivo de informações sobre contas individuais. Com base no conhecimento que têm de cada cliente, as empresas podem personificar ofertas de mercado, serviços, programas, mensagens e mídia.

CONCEITO DE MARKETING

Depois de fazer um diagnóstico da situação ambiental e da análise dos pontos fortes de uma organização, o planejamento deve estabelecer os objetivos. O importante

é que os objetivos sejam relacionados a uma análise ambiental. Os objetivos devem ser determinados depois de um diagnóstico, pois com esse procedimento se realiza uma estratégia mais realística, em sintonia com o ambiente de atuação da empresa. É necessário saber o que são objetivos para um plano de marketing. Os objetivos representam tudo àquilo que queremos atingir. É possível atingir os objetivos por meio de táticas e estratégias incluídas no plano. Os objetivos representam onde queremos chegar e as estratégias para aí chegar.

Que quantidade do produto vender? Que imagem projetar? Enfim, aonde chegar com um plano? Essas determinações são necessárias, uma vez que a produção necessita preparar-se para produzir uma quantidade determinada de produtos, como também o setor financeiro deverá preparar-se para financiar a produção e assim por diante. É praticamente impossível você elaborar um plano de marketing sem ter uma noção clara dos objetivos. Todo empresário deve preocupar-se em determinar qual a missão, antes de estabelecer seus objetivos. Uma missão é a razão de ser uma empresa. Uma missão é o primeiro passo para se conduzir negócios, até mesmo antes da determinação dos objetivos. Uma missão é geralmente determinada pela administração ou pelos proprietários.

Primeiro estabeleça qual o negocio da empresa. Essa determinação deve ser feita com base no mercado. É importante determinar a missão a partir das exigências do mercado para garantir sobrevivência em diferentes etapas da comercialização. Uma empresa de pequeno e médio porte também deve ter sua missão. Os administradores

devem definir aquilo a que se propõe a fazer e principalmente como devem conduzir seus negócios. Exemplo de missão:

A missão define a razão da existência da organização e ajuda a legitimar sua função na sociedade. Os objetivos são os fins que a organização pretende atingir através de sua existência e operações. Os objetivos são partes integrais do processo de administração estratégica. Eles são os fins que a empresa procura e o critério para determinar sua efetividade.

Objetivos são os resultados operacionais, financeiros ou qualquer outro que a empresa deseja atingir em determinado período com seu plano estratégico, podendo ser quantitativos ou qualitativos e determinados a curto, médio e longo prazo. Objetivos são os resultados que queremos atingir e estratégias são as formas de aí chegar. Os objetivos podem ser expressos tanto por números ou percentuais como por procedimentos. Por isso, é importante dividir os objetivos em quantitativos ou qualitativos. Objetivos quantitativos são todos os que expressam uma quantidade. Pode ser um valor em vendas, uma parcela de mercado, um aumento no ponto de distribuição, etc.

APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Safilo do Brasil Ltda., nome fantasia Safilo, Comércio Atacadista de Outros Equipamentos e Artigos de Uso Pessoal. Porte Multi Nacional. Fabricante e Distribuidor de Produtos Óticos. Endereço Av. Marginal Projetada, 1810 – Galpão 02 e 03 Cond. Modular II – Jd. Mutinga – Barueri – SP – CEP 06460-200. Principal Executivo Rui Lima Jr.

Contato: Paula Cristina Gonçalves – Executiva Comercial

Breve Histórico da Organização

Ao longo de mais de 75 anos, a Safilo passou de uma simples fabricante de lentes e armações para uma das maiores empresas do mundo e nome de referência quando o assunto são óculos. A companhia italiana produz acessórios ópticos para 29 importantes marcas de alto luxo do planeta, entre as quais Gucci, Dior, Marc Jacobs, Yves Saint Laurent, Hugo Boss, Jimmy Choo, Alexander McQueen e outras.

A bem-sucedida trajetória começou em 1934, na região do vale do Cadore, em Belluno, quando o jovem empreendedor norte-americano Guglielmo Tabacchi, que vivia na Itália havia muitos anos, comprou um complexo industrial em falência. Dois anos depois, Tabacchi dava início à Societá Azionaria Fabbrica Italiana Lavorazione Occhiali (Safilo), um promissor empreendimento de fabricação de óculos.

O negócio manteve-se sólido desde então e, mesmo com o advento da Segunda Guerra Mundial – quando a produção esteve restrita a um só modelo de óculos distribuído apenas na Alemanha – , a Safilo sobreviveu. A saída foi ter continuado com a comercialização dos acessórios na Itália sob o nome de Italottica.

Foi, contudo, na década de 80 que a empresa se tornou ainda mais consagrada. O sucesso veio da aposta certeira no potencial dos óculos assinados por estilistas da alta costura. A partir daí, a Safilo deixou de estar associada ao fornecimento de prótese para

dominar o universo de acessórios de moda e estilo, marcando seu nome na história fashion.

Desde o início de 2010, a empresa faz parte do grupo de investimento holandês Hal. Hoje, a Safilo está presente em mais de 130 países. Possui showrooms em São Paulo, Paris, Londres, Nova York e Barcelona e suas cinco fábricas produzem mais de 124 mil peças por dia. A equipe de cem designers é criadora de mais de 2.500 modelos e, só no Brasil, já existem cerca de 8.000 pontos de venda.

Além de comercializar produtos com as famosas grifes, a Safilo tem suas próprias marcas: a Blue Bay, de estilo mais jovem e fashion, a Carrera e a Smith, originais da Austrália e dos Estados Unidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com