TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE DESEMPENHO

Ensaios: GESTÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Pessoas

Atualmente grandes mudanças estão ocorrendo, o que tem gerado forte impacto nas organizações, fazendo com que a competividade cresça a cada dia. Visto que as empresas buscam diferencial no mercado, o que se pode observar é a enfase em alguns indicadores que asserguram uma melhor posição no mercado competitivo, entre eles estão as competências fundamentais, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, mudanças na estrutura organizacional, inovação e custode produção.

O desenvolvimento organizacional, qualidade total e reengenhariasão práticas na gestão do negócio que geram grande influência no comportamento e na cultura empresarial e que influenciaram o gerenciamento de pessoas. O desenvolvimento organizacional é um modelo dos mais significativos, pois faz com que as empresas e seus dirigentes repesem a forma com que estão gerenciando as pessoas e assim possam mudar e rever a estratégia empresarial, possibilitando a participação de um todo da empresa, ou seja demais colaboradores na definição de suas missões setoriais,objetivos e mestas de trabalho. Tal prática leva a uma melhor compreenção do negócio pelos gerentes de diversas áreas e possibilidades de nortear as decições relativas ao aproveitamento das competencias individuais.

Considerando que a competividade está em alta, faz-se necessário oferecer produtos e serviços competitivos no que se refere a qualidade e preço, com isso as organizações precisam se desempenhar em descobrir formulas para reduzir os custos de produção. Certamemte as práticas citadas acima são de extrema relevancia, pois estão influenciado de maneira significativa na área de gestão, principalmente em Recursos Humanos.Vale ressaltar que, embora as práticas ora mencionadas não estejam presentes em todas as organizações, refletem um novo pensar um novo agir, visto que esse conjunto de mudanças apresentam benefícios inestímaveis aos negócio.

Contudo, conclui- se que, ao invertir nas pessoas elas irão contribuir cada vez mais para o crescimento e sucesso da organização a qual faz parte, pois as pessoas necessitam estarem bem, o que requer qualidade de vida, valorização, reconhecimento, respeito e dessa forma irão se empenhar para alcançar suas metas , resultados e consequentemente uma boa colocação da empresa no mercado competitivo.

Resenha referente ao texto: Modelo de Competências e gestão de talentos. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. Capítulo 1 “Gestão de Pessoas”. (Livro-texto)

Por: Ana Paula Peccini

Gestão de Pessoas / Gestão de Competências

A gestão de pessoas tem sido desafiada a estabelecer uma maior sintonia com as estratégias corporativas. As políticas tradicionalmente adotadas nessa área não respondem mais às necessidades do mundo atual, pois tendem a condicionar os empregados a adotarem uma postura passiva e reativa. Tal fato decorre da busca de ajustamento do indivíduo à organização e do tratamento dispensado ao ser humano, tratado como se fosse um mero recurso produtivo, como se percebe em diversos aspectos dessas políticas. Na chamada sociedade do conhecimento, uma nova postura se faz necessária, para que asorganizações possam aproveitar o potencial criativo e inovador de seus funcionários.Outro problema encontrado nas antigas concepções de gestão de pessoas, que precisa ser revisto, é o não envolvimento direto dos gerentes com a formação e o desenvolvimento dos membros de suas equipes. Os funcionários, por sua vez, também costumavam ser induzidos a esperar que as ações relacionadas ao seu crescimento viessem da organização, não tendo iniciativa de buscar seu autodesenvolvimento. A adoção de uma postura pró-ativa e a partilha da responsabilidade pelo desenvolvimento do corpo funcional entre os próprios trabalhadores, seus supervisores diretos e as políticas organizacionais é outra necessidade que se descortina.No atual cenário, em que novos atributos profissionais ganham crescente importância, faz-se necessária a adoção de um novo direcionamento nos esforços de gestão de pessoas. A gestão por competências vem ao encontro dessa necessidade, e por isso tem sido adotada em diversas organizações. A economia está em constante mudança. Não existem mais fronteiras para a concorrência. As empresas que conseguirem manter maior flexibilidade em seus processos para atender clientes cada vez mais exigentes sairão em vantagem neste cenário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com