TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE DESEMPENHO

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação a Distância

Gestão de Recursos Humanos

GESTAO DE DESEMPENHO

Taguatinga / DF2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado o conceito teórico e prático que a Gestão de Desempenho vem proporcionando de positivo para uma organização, o que se pode aplicar ou descartar, quais seus objetivos relacionados aos departamentos como um todo. Apresentaremos os processos criados para uma microempresa chamada KUMON, que apesar de ser pequena, possui um básico processo de gestão de desempenho, mas que futuramente pode se tornar maior e melhor, trazendo melhorias para todos os colaboradores. O que é como está e o que poderia mudar nesse processo.

Com o passar dos anos as empresas cada vez mais percebem o quão importante é enxergarem que os colaboradores são parte ativa e principal para um crescimento contínuo, e que é indispensável saber suas opiniões a respeito não só das funções exercidas na empresa, mas do seu autoconhecimento para executá-las e dos seus colegas e gestores. Para isso o método de avaliação de desempenho foi criado e vem evoluindo mais, cada empresa buscando um processo que melhor se enquadre, que de modo claro e objetivo essa ferramenta possa direcionar a observação de competências técnicas e de comportamento de profissionais que são avaliados de acordo com suas funções e o que isso interfere no sistema da empresa.

A EMPRESA

A empresa KUMON foi fundada em 1958 pelo professor de matemática ToruKumon no Japão. É uma empresa de seguimento educacional onde são prestados serviços de aulas de matérias escolares usando o método de estudo individualizado transformando os alunos em autodidatas de várias disciplinas de ensino, como o Português, Matemática, Inglês entre outros. O Professor Toru criou um material didático auto instrutivo para que seu filho Takeshi pudesse estudar sem depender dos ensinamentos de alguém e o orientou conforme o ritmo de aprendizagem dele. Deu muito certo, pois Takeshi na 6ª Sério alcançou conteúdos de nível universitário, além de desenvolver autoconfiança, autonomia e postura para buscar novos conhecimentos.

Com isso o Sr. Toru decidiu expandir esse conhecimento para outras pessoas. Então o Instituto KUMON foi criado.

Sua visão é - “Em todos os cantos do mundo, pessoas capazes de realizar sonhos, fazer a diferença na sociedade e transformar vidas.”.

A missão é – “Descobrir o potencial de cada indivíduo, desenvolvendo-lhe as habilidades ao máximo limite, formando assim, pessoas responsáveis e mentalmente sãs que contribuam para a comunidade global”.

Em 1977 a empresa passou a se expandir utilizando o sistema de Franchising. assim no decorrer dos anos o método KUMON já estar presente em todos os continentes, entre eles a América do Sul.

No Brasil a Sede principal se encontra em São Paulo. As franquias estão espalhadas por muitas cidades.

A franquia escolhida para desenvolvimento desta pesquisa é a franquia de Taguatinga Sul – DF que é liderada pela Franqueada Daise Michelle Bezerra de Jesus, formada em Administração de Empresas desde 2008. Assumiu a franquia desde 2010 sempre buscando o crescimento de sua empresa, ampliando os conhecimentos quantos as matérias e buscando novas estratégias para desenvolvimento da empresa. A franquia possui um porte pequeno de microempresa, com 06 colaboradores ao contar com a Franqueada que é parte ativa da empresa como a responsável por todos os departamentos, desde o administrativo, financeiro, Recursos Humanos e Orientação Geral da aplicação do método aos alunos. Os departamentos são utilizados o básico para uma microempresa. A empresa já possui mais de 150 alunos matriculados, entre crianças de 06 anos que já saibam ler até os adultos que possuem interesse de conhecimento individualizado.

Por ser uma microempresa, não deixa a desejar,pois , possui alguns processos da área de RH, como treinamentos para desenvolvimento dos seus colaboradores e também um pequeno sistema de gestão de desempenho que tem como objetivo conhecer mais os processos, checar como os colaboradores estão lidando com a organização no geral e buscando novos processos para serem aplicados conforme os recursos que a empresa possui, procurando não ultrapassar limites do qual a empresa desse porte tem, mas com visão de que no futuro mais processos possam ser adotados. Antes de sabermos como é a Gestão de Desempenho que essa franquia possui, é melhor entendermos o que seria a gestão de desempenho de uma organização.

PROCESSO DE GESTÃO DE DESEMPENHO

A necessidade de iniciar uma avaliação do empregado na empresa tornou-se algo indispensável com o passar do tempo. A utilização ampliada e escalas para avaliar o desempenho surgiu como um advento do taylorismo, no inicio do século passado. As pesquisas de Taylor para a racionalização do trabalho deram origem as primeiras escalas de avaliação de mérito, com intuito de disciplinar o trabalhador e interferir no seu modo de realizar seu trabalho, o que no passar dos tempos a Avaliação de Desempenho passou por processos que consideram o empregado e seu trabalho como parte de um contexto organizacional e social mais amplo, ou seja, mais importante, onde as necessidades das organizações de contar com instrumentos para estimular o desenvolvimento e desempenho foram sendo aperfeiçoados até chegar à fase atual.

Essas técnicas evoluíram de um modelo de avaliação de mão única, por meio do qual o chefe realizava unilateralmente um diagnóstico dos pontos fortes e fracos do subordinado, para outros modelos, como a avaliação bilateral, ou seja, em que o chefe e o subordinado discutem em conjunto de desempenho deste último. A gestão de desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito “alternativo” às técnicas tradicionalmente utilizadas para a avaliação de desempenho.

Avaliação de desempenho é a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante um determinado período, com o objetivo de diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, acaba fornecendo várias informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com