TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

_________________________________________________________________________________________

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA: FERNANDA SCALZAVARA

LEONARDO DA SILVA BOSE

ZUILENE SAMPAIO DE QUEIROZ SANTOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Gravidez na adolescência, To Fora!

        “Prevenção de Gravidez na Adolescência”         

Ceilândia

2015

INTRODUÇÃO

        A adolescência é considerada o período de 10 a 19 anos de idade, pois é nessa idade que se considera o período que surgem as características sexuais secundarias, e também se desenvolvem processos psicológicos e padrões de assimilação que evoluem da fase infantil para a fase adulta. Esse período merece um pouco mais de atenção, pois esta transição entre a infância e a idade adulta pode ou não gerar problemas no futuro.

        No Brasil, a adolescência possui diferentes formas, pois depende da classe social em que o adolescente está inserido. Nas classes mais elevadas, a maioria dos adolescentes não tem muita preocupação e nem assume muita responsabilidade como um adulto. Já nas classes menos elevadas a maioria dos adolescentes já tem mais responsabilidades até mesmo pela necessidade que eles têm de trabalhar para ajudar no sustento de sua família, e nesses casos a gravidez na adolescência se constitui como agravante e gerando assim algumas consequências para a vida adulta.

A gravidez na adolescência traz sérias complicações pelo não planejamento, pode causar implicações familiares, psicológicas, econômicas e sociais, por se tornar na maioria das vezes um problema de saúde publica.

A sexualidade é um fator muito relevante na adolescência e a gravidez aparece como um problema quando ocorre nessa fase da vida. O presente projeto traz como objetivo demonstrar através de palestras e informações os possíveis métodos contraceptivos e preventivos para prevenção da gravidez na adolescência, e os programas de saúde que envolve métodos contraceptivos e o planejamento familiar.

Fizemos um levantamento e concluímos que os fatores de risco de uma gravidez na adolescência esta associada ao convívio familiar, negligência em relação ao uso de preservativos e métodos anticoncepcionais pelos adolescentes, sendo que a educação sexual constitui um fator muito importante na prevenção da gravidez.

        De Acordo com o IBGE Os índices são altos de gravidez na adolescência, uma vez que, entre as jovens de 15 a 17 anos, a proporção de mulheres com, pelo menos, um filho é de 7,3% no país.

        O objetivo desse projeto é expor que a gravidez na adolescência é um problema de saúde publica, e que possui possíveis falhas na sua prevenção no âmbito social, pessoal e familiar. No âmbito social, os programas de educação sexual aparentemente não mostram com clareza e persuasão a melhor forma de iniciar com segurança a experiência sexual. No âmbito pessoal, observa-se a falta de informação dos adolescentes em relação aos seus próprios valores e sentimentos. E no contexto familiar, parece indicar dificuldades nas relações entre pais e filhas e consequências negativas para o desenvolvimento psicológico destas.  

        Segundo a Organização das Nações Unidas todos os dias 20 mil meninas com menos de 18 anos se tornam mães. Destas, 200 morrem em decorrência de complicações na gravidez ou do parto. Uma estimativa para o ano de 2030 é alarmante, três milhões de meninas/mães no mundo, números esses que colocam em alerta os principais setores do poder público, como a saúde, educação e assistência social.  

        Gravidez na adolescência é um tema que é necessário uma intervenção com cautela, pois o futuro desses jovens depende do empenho dado na adolescência, portanto é necessário um cuidado adequado com esses jovens para que possam entender o perigo que é para o futuro deles uma gravidez inesperada, pois não estão preparados psicologicamente e financeiramente para uma gravidez precoce.

        A gravidez na adolescência é um grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. Há relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias consequências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, a ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da cidade de Ceilândia tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação por parte das políticas publicas da cidade, e para o Centro de Ensino Médio 24 de Ceilândia também.

A Administração de Ceilândia publicou uma nota na rede de televisão do bairro informando a necessidade de uma educação sexual nas escolas e solicitou auxílio para o diagnóstico do problema, bem como de práticas educativas que possibilitem o enfrentamento do mesmo.

        A questão apresenta-se para o Centro de Ensino Médio 24 de Ceilândia como possibilidade de efetuar seus compromissos com a responsabilidade social, concomitantemente com a formação integral de seus alunos de maneira interdisciplinar. Assim, foi criada uma estrutura multidisciplinar, composta pela Coordenação de Pesquisa e pela Coordenação da Escola integrando alunos do ensino médio.

        O objetivo é permitir aos alunos, que tenham liberdade e oportunidade de conhecerem os métodos e formas de proteção de gravidez na adolescência e DST’s. Considerando todos os elementos que justificam tal projeto, apresentamos sua estrutura inicial.

JUSTIFICATIVA

         A adolescência é uma etapa permeada de mudanças, desafios, crises, conflitos e descobertas, dentre as diversas formas de experiências na adolescência inicia-se a atividade sexual, questão muito importante para o adolescente determinar sua autoestima, relações afetivas, identidade social e sua inserção na estrutura social, essas experiências expõem o adolescente à ocorrência de uma gravidez precoce.

Quando a adolescente torna-se grávida, ela é investida a um novo papel na sociedade, e sem o beneficio dos ritos de passagem comuns ou preparação antecipada. E é nessa fase de transição pela qual esta passando, que esta necessita de amparo, apoio e segurança por parte do profissional de saúde e de assistência social para o acompanhamento integral que o período gestacional exige.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com