TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRÁFICOS

Tese: GRÁFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Fabiana Pereira e Leonardo Ernest

GRÁFICOS

Tubarão 2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar três tipos de diferentes gráficos com suas especificações e utilização, onde são pesquisados dados para exemplificar melhor suas funções e utilidades.

GRÁFICO DE BARRAS

Este gráfico é normalmente usado para comparar as frequências dos valores de uma mesma variável em um período estabelecido.

• Séries geográficas, categóricas e para variáveis qualitativas nominais.

Fonte:

IBGE, Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

Neste gráfico podemos observar que a cada ano há aumento no custo do metro quadrado da construção civil, onde no período de dez anos (2002/2012) esse custo mais do que dobrou, não havendo oscilação e com perspectiva de crescimento do valor com o passar dos anos.

GRÁFICO DE SETORES

Este gráfico lembra muito uma pizza fatiada. O ângulo central de cada setor está relacionado com a frequência relativa de cada variável. A circunferência (360º) corresponderá a 100% da frequência relativa. Esse tipo de gráfico é bem simples e fácil de entender por isso é bastante utilizado nos meios de comunicação.

Séries geográficas, categóricas e para variáveis qualitativas nominais.

Fonte: Diretoria Geral de Estatística, 1930, Recenseamento do Brasil 1872/1920; IBGE, Censo demográfico 1940/2000. Até 1960, dados extraídos de: Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

Neste gráfico percebemos que a região sudeste é a mais habitada e que as regiões Norte e Centro-oeste ficam com uma pequena fatia desse gráfico, mostrando que a maior parte da população está situada nas regiões mais abaixo do país.

GRÁFICO DE LINHAS

Esses Gráficos são muito usados principalmente para mostrar a evolução das frequências dos valores de uma variável durante certo período. Também são conhecidos como Gráficos de Segmentos. A posição de cada segmento indica se ocorreu crescimento, decréscimo ou estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com