TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUANABARA

Monografias: GUANABARA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Administração

Carga horaria: 80 horas

Disciplina: Gestão de projetos

Professor EAD: Fabiana Annibal Faria de Oliveira Biazetto

Professor Tutor: Danielle Carvalho do Nascimento

Período: 7º Semestre

GESTÃO DE PROJETOS

ALEXANDRA DANTAS PERREIRA RA: 280425

ANTONIA CRISTINA MOURÃO E SILVA RA: 270861

ELAINE MARIA FREITAS DE LIMA RA: 203239

MARINA VIEIRA

MICHELY LAYANE

Teresina,19 de abril de 201

Índice

Apresentação da empresa--------------------------------------------------

Definição sobre a Gestão de Projetos.-----------------------------------

Avaliação das oportunidades-----------------------------------------------

Apresentação do escopo do projeto----------------------------------------

Tarefas e pessoas envolvidas--------------------------------------------------

Cronograma--------------------------------------------------------------------------

Monitoramento--------------------------------------------------------------------

Finalização do projeto---------------------------------------------------------

Introdução

Vivemos em um mundo que cresce tecnologicamente a cada dia e é preciso acompanhar essa mudança de perto, para não sermos ultrapassados. Assim também é nas organizações. As empresas atuam em um mercado altamente competitivo, destacam-se as que conseguir acompanhar a globalização, ter seu diferencial, prestar seu serviço ou oferecer seu produto de maneira que tornem reais suas expectativas e agrade o seu cliente.

Camocim é cercado de praias, beleza natural, o destino de muito turistas. E é nessa cidade com mais de 65.000 habitantes, que esta localizado o Hotel Ilha Do Amor, prestador de serviços no ramo de hospedagem, localizado na Avenida Beira Mar, localizado no centro da cidade de frente a ilha do amor, nome que inspirou seu então nome. Em sua estrutura propia, tem disponível 36 apartamentos, suportando até 5 pessoas, trabalhando com apartamentos executivos e suítes, duplo e triplo.

O hotel trata seu cliente como um todo. Sabemos que cliente satisfeito, volta por isso o hotel tem em sua missão servir os clientes com cordialidade, competência e eficiência conseguindo superar suas expectativas. As varias opções de hospedagens agrega as variações de procura dos consumidores, e isso faz com que a empresa busque medidas eficazes de desenvolver marketing,(marketing fora da sua cidade) buscando assim trazer seu publico alvo e focando seus objetivos.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Histórico

O hotel Ilha do Amor está situado no centro histórico da cidade de Camocim, em frente ao Rio Coreaú, com uma magnífica vista da Ilha do Amor. O hotel está a apenas 1.5km do Aeroporto de Camocim e a 40.5km do Parque Nacional de Jericoacoara. Também fica perto de algumas das praias mais belas da região, inclusive a Praia do Farol do Trapiá, Caraúbas e Imburanas. Há transporte disponível. De inicio o hotel pertencia à prefeitura e chamava-se Hotel Municipal, na Administração de Edilson Veras Coelho passando-se até seu ultimo administrador Joaquim Navarro Veras. Depois foi arrendado pelo grupo Marilha composto por 5pessoas: Emilio Borcia Guillhon, Marilha Empreendimento turístico ltda,Marilha Holding Ltda,Hugo Covin e Rhinecleff A.V.V e passou a denominar-se Hotel Marilha isso no ano de 1995.O grupo Marilha se desfazendo e o hotel ficou sobre a administração de Roberto Ferroli (60%) e Hugo Covin (40%).passando chamar-se Hotel Ilha do Amor, no inicio de 2003 nome esse por que é em frente a Ilha do Amor. E até hoje se encontra sobre a administração desses dois Italianos.

O hotel Ilha do amor, dispõe de um excelente atendimento ao cliente, Composto por uma equipe de 12 funcionários, oferece uma belíssima visão em frente Ilha do amor. A empresa tem dois dos três itens que os clientes procuram que é o conforto e a tranquilidade. O hotel este bem posicionado no mercado, com varias opções de hospedagem e localização privilegiada. Lazer o hotel não oferece, exceto a piscina e a academia. O hotel não dispõe de área esportiva. Vejo que falta a divulgação do hotel, o marketing da empresa é muito fraco. Falta mais divulgação na propia cidade.

Principais concorrentes

 Recanto do Mar Pousada

 Villa Del Mar Praia Hotel

 Hotel Hanna

Missão

Servir os clientes com cordialidade, competência e eficiência conseguindo superar suas expectativas.

Visão

 Obter certificado de qualidade até final de 2012

 Ser o melhor estabelecimento no raio de 120 km até 2013

 Reproduzir a mesma experiência expandindo a empresa com outros empreendimentos até 2014

Estrutura organizacional

O organograma representa a estrutura da empresa. Um organograma limitado a estrutura da empresa em números de colaboradores e departamentos.

Organograma do Hotel Ilha Do Amor

 Presidente: Roberto Ferroli e Hugo Covi. Representantes da empresa.

 Gerencia: Maria Leydiane Lima. Responsável pelo recrutamento de funcionários, pela área comercial e marketing.

 Sub-gerencia: Assis Albuquerque Medeiros. Responsável pelo financeiro

 Recepção: Iara Rosendo ( Supervisão de reservas),Natalia Brilhantes, Rodolfo Nascimento Pinheiro e Marcio Ximenes Pinho. Responsáveis pela gestão e recebimento dos clientes.

 Governança: Cristina Barros. Responsável pela limpeza do ambiente

 Cozinha: Francisca Francinete Da Silva e Laís Sousa Pereira. Responsáveis pela gestão do café da manhã e almoço dos funcionários.

 Manutenção: Francisco Allan. Responsável pela e estrutura da empresa.•.

Pontos Fortes e Pontos Francos

Pontos Fortes

 Forma de pagamento

 Comunicação com a gerencia

 Boa localização

 Boa comunicação entre os funcionários

 Atendimento de reservas

 Conhecimento nos serviços oferecidos

 Atendimento por telefone (reservas)

 Experiência dos funcionários

Pontos Fracos

 Área de lazer

 Divulgação na propia cidade através de Outdoors

 Estrutura do hotel

 Capacitação para os profissionais em outro idioma

 Mensageiro (com o mensageiro o hotel poderia oferecer mais coisas no seu frigobar)

 Pouco funcionário

Oportunidade e Ameaças

Oportunidade

 O turismo (Cresce a cada dia, Atualmente, o Ceará recebe turistas de todo o mundo. Por ano, a média é de 2,5 milhões de visitantes. o setor de serviços é responsável pela maior parcela do PIB estadual.)

 Os desenvolvimentos tecnológicos

Ameaça

 Outros hotéis da cidade

 Sistema de reserva on-line do seu concorrente hotel Hanna,podendo o hospede consultar a disponibilidade de reservas e desbloqueia seu próprio apartamento qualquer hora do dia.

.

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

A Gestão de Projetos, Administração de Projetos ou Gerência de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes. As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. A atualidade demonstra o aumento pela procura de gerentes de projetos, fato facilmente comprovado por meio dos anúncios de vagas na Internet, disponibilizados por meio dos diversos Sites de anúncios de empregos, seleção e recrutamento de profissionais. Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, fazendo surgir diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que essa área está se popularizando. Todavia, os projetos dependem de gerenciamento específico e de acordo com as operações contínuas de cada empresa. O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciada e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para se manterem no mercado.

APRESENTAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO.

Levantamento de dados

Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com o presidente, a gerente, os funcionais da empresa citada acima e alguns clientes. Foi elaborado e aplicado um questionário contendo 20 questões sobre o assunto ENDOMARKTING. Esta etapa visa analisar e avaliar os fatores (positivos, negativos, internos e externos) entre a organização, os colaboradores e os clientes, que influenciam na realização dos objetivos da empresa. O foco interno visa conhecer as percepções e opiniões dos colaboradores em relação à situação do trabalho. E o foco externo busca a percepção e a satisfação dos clientes em relação aos serviços da empresa. Na implementação de um programa de Endomarketing, foi realizada um questionário com aos colaboradores. Uma das questões verifica o conhecimento dos entrevistados em relação ao Endomarketing, e

as respostas apontam;

a) 48% tem conhecimento amplo sobre o assunto;

b) 27% tem pouco conhecimento sobre o assunto;

c) 12% já ouviram falar do termo mas não sabe seu significado;

d) 13% nunca ouviram falar sobre Endomarketing.

Os resultados mostram que a maioria dos funcionários conhece o assunto, em outros estudos. Aqueles que não têm grande conhecimento sobre o assunto, não deixam de contribuir no programa. Portanto, verifica-se que esta etapa é importante para diagnosticar como está a situação da empresa e dar continuidade no processo. Ao término do diagnóstico da situação.

Foi realizada uma Campanha publicitária “Os seus valores são os nossos valores”. Para divulgação da campanha foram utilizados os canais internos de comunicação, antes de apresentação do plano para atrair novos clientes. Os funcionários deveriam usar uma camiseta e um botom distribuídos pela empresa, em uma data estipulada. Os entrevistados foram questionados sobre a eficiência dessa atividade:

a) 84% acham que o lançamento antecipado ao público interno, com o uso de

camisetas e botons, favoreceu a eficiência da campanha;

b) 15% acham que as camisetas e botons não auxiliaram a eficiência da

campanha, mas acreditam que os funcionários envolveram-se com a marca

da campanha, devido as mensagens de comunicação interna;

c) 1% acha que a atividade teve falhas devido ao não recebimento das

camisetas e botons a tempo, mesmo com todo o trabalho de comunicação

interna desenvolvido. Portanto, percebe-se a importância de determinar antecipadamente os. Objetivos de um projeto de endomarketing, analisar suas consequências.

Resultados e análise do estudo de caso

Nesta seção, serão apresentados os resultados da pesquisa de campo. Primeiro, será discutida a capacitação da equipe. Em seguida, serão tratados os dados obtidos por meio da aplicação dos questionários.

A partir do diagnóstico, na etapa anterior, podem-se listar os objetivos (gerais e

específicos) que potencializarão as ameaças identificadas. Os objetivos podem ser classificados em dois níveis: estratégico, que consiste em motivar os colaboradores a atingir um melhor desempenho de trabalho; e o tático, que visa garantir a venda de serviços, campanhas e esforços de marketing aos empregados. Como, por exemplo, distinguir o papel de cada colaborador na empresa, desenvolver as tarefas de cada um e que possam satisfazer os clientes e desenvolva o reconhecimento dos funcionários, identificar as necessidades dos colaboradores, assegurar que os funcionários obtenham informações contínuas na empresa, entre outros.

Concepção das estratégicas que viabilizara o projeto

Os objetivos finais são alcançados a partir das estratégias pré-definidas. Para

a concepção das estratégias, Kotler (apud COURA; FUGOLIN, 2005) baseia-se no seguinte composto de marketing:

a) Produto ou serviço: incentivam, valorizam e estimulam o comprometimento

dos funcionários em relação aos produtos criados e os serviços oferecidos. Por exemplo: políticas de como tratar o cliente; políticas de seleção e avaliação de desempenho; processo de comunicação e identificação com a empresa; entre outros.

b) Preço: desempenho e desempenho dos funcionários em relação aos

produtos e serviços que a empresa irá oferecer aos clientes.

c) Promoção: são os meios de comunicação onde os produtos ou serviços

serão comunicados ou promovido, tais como: material escrito (jornais internos), vídeos ou apresentações pessoais, que são formas de despertar a atenção e o interesse dos clientes internos.

d) Distribuição: busca garantir a venda de uma imagem positiva dos

funcionários e da empresa, então contempla todos os canais reais da

empresa, como por exemplo, gerentes, supervisores, líderes, as funções

de recursos humanos, marketing, entre outros.

Determinação dos instrumentos de avaliação

Nesta etapa, verifica-se se os resultados foram atingidos, corrigem-se os erros

encontrados, faz-se pré e protestes de percepções, comportamentos e impacto do programa em intervalos de tempos determinados e acompanha-se a eficácia da implementação e implantação do programa.

a) Definição da estrutura organizacional de cada unidade e da Administração

Central, definindo-se as atividades que migrarão para a nova estrutura e

como será a interligação entre elas;

b) Contratação de gestores para as unidades, definição clara de papéis e

responsabilidades e acompanhamento do processo de transição da gestão;

c) Criação e implantação de uma nova sistemática de remuneração variável

para a área comercial, que ampliou o conceito de resultado a ser buscado,

saindo do conceito tradicional de venda bruta para novos indicadores

baseados em resultados mais abrangentes.

Objetivos esperados com a implementação do projeto

a)Maior profissionalização da gestão;

b) Melhoria sensível no clima organizacional, com ampliação do diálogo e

participação dos colaboradores na gestão das unidades e maior integração

entre as unidades do grupo;

c) Novos gestores contratados e adaptados à empresa, preparados e

conscientes das melhorias que ainda precisam ser buscadas para a

continuidade do processo de expansão da empresa.

Assim, todas essas etapas não necessárias e importantes, pois faz com que

os colaboradores participem mais da vida da empresa e consigam vender os

produtos e serviços da melhor forma, mostrando um grande envolvimento empresa, funcionários e clientes.

TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS

PROFISSIONAL TAREFA 1 TAREFA 2 TAREFA 3 TOTAL HS

Gerente do projeto 25 - 6 31

Líder do Projeto 20 5 4 29

Analista 15 - 2 17

Analista 10 - 2 12

Analista 5 - 2 7

total 96

Organograma

MES Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Agos Set Out Nov Dez

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Tarefa 4

Analises

Finalização

Falta so isso Cristina.

Passo 2 (Equipe)

Ouvir o podcast de Ricardo Vargas sobre a Importância do Monitoramento e Controle de Riscos.

• Disponível em: <http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/riskmonitoring/>.

Acesso em: 9 out. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Descrever as formas como o projeto será monitorado e como os riscos serão avaliados.

Indicar também como o projeto será finalizado. Programar, por exemplo, uma reunião de

avaliação dos erros e acertos da equipe.

Para saber mais sobre como os projetos podem ser monitorados, leia esse artigo sobre

projetos de obras industriais:

• Monitoramento e Controle na Gestão de Projetos de Obras Industriais. Disponível em: <

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-enegocios/

monitoramento-e-controle-na-gestao-de-projetos-de-obrasindustriais/

26953/>. Acesso em 21 jan. 2013.

Passo 4 (Equipe)

1 Organizar as produções de todas as etapas num relatório, em arquivo único de formato

.doc, colocando as informações na seguinte ordem:

• Apresentação da empresa.

• Definição sobre a Gestão de Projetos.

• Avaliação das oportunidades.

• Apresentação do escopo do projeto.

• Tarefas e pessoas envolvidas.

• Cronograma.

• Monitoramento.

• Finalização do projeto.

2 Postar o relatório individualmente no ambiente virtual, para a avaliação e validação da

nota pelo tutor a distância, em arquivo único, com extensão “.doc”.

CONCLUSÃO

Com a carência na gestão interna das empresas, foi criada a ferramenta endomarketing para desenvolver e motivar cada vez mais os colaboradores, algo importante na gestão das empresas. Essa ferramenta transforma e modela o ambiente interno, de acordo com as necessidades da organização. O endomarketing valoriza a equipe, desperta o comprometimento e motivação dos colaboradores envolvidos no processo, além de gerar satisfação e aumentar da produtividade da organização. Dessa forma conclui-se que o endomarketing é um meio de motivar e satisfazer às necessidades dos colaboradores, para que eles apresentem melhores desempenhos nos trabalhos desenvolvidos, atendendo e suprindo às necessidades e aspirações de seus clientes. Além disso, o endomarketing estrutura e mapeia o ambiente interno da empresa através de um processo que contém etapas para a análise desse ambiente. Dentre essas etapas estão: a análise interna e externa do ambiente, a determinação dos objetivos do projeto de endomarketing, a concepção das estratégias que viabilizarão o programa, o levantamento dos custos de implementação e a determinação dos instrumentos de avaliação.

Face à globalização promovida pela progressiva comercialização e pela divulgação via Internet, verifica-se que o setor hoteleiro tem procurado acompanhar o desenvolvimento tecnológico mundial. Com isso, as diferentes estratégias adotadas pelos hotéis têm tornado o gerenciamento de suas operações cada vez mais variado. As organizações precisam estar aptas para enfrentar e sobressair se sobre os desafios do mercado competitivo. Com isso, precisam manter-se competitivas para vencer a alta concorrência, sendo assim, os colaboradores desempenham um papel crucial neste contexto.

Diante desta fundamental importância propiciada pelos clientes internos (colaboradores) faz-se necessário o uso de uma ferramenta que além de agregar valor para estes e ser um diferencial de competitividade, deve ser utilizada para fortalecer o potencial organizacional, o Endomarketing pode ser entendido como uma ferramenta administrativa que pode ser utilizada por gestores de quaisquer tipos de organizações, e é capaz de identificar necessidades e desejos do seu primeiro público, isto é, os colaboradores, bem como suprir tais desejos e necessidades.

Com isso, além de satisfazer, as organizações que fazem uso do Endomarketing, estão na verdade fidelizando seus clientes internos, ganhando em competência e qualidade no ambiente de trabalho, “traduzido em atendimento” revertendo assim em Rentabilidade.

Então, o investimento no capital intelectual torna-se um meio altamente eficaz para as empresas obterem sucesso em suas metas e no alcance de seus objetivos, pois visa o maior envolvimento consciente de todos os colaboradores. Ao investir no capital intelectual as organizações tendem a crescer no mercado tanto na qualidade como na satisfação de cada cliente ou usuários destes serviços. Valorizar os colaboradores com o uso do endomarketing é uma forma da organização além de manter a equipe motivada, eficiente, fiel à organização, também reflete na eficiência, com relação aos clientes externos (Srs. Hospedes). Outro fator imprescindível à implementação de um bom projeto de endomarketing é a profissionalização da comunicação interna. Deve estabelecer um sistema de informações capaz de auxiliar os colaboradores a cumprir suas tarefas eficientemente. Portanto, o uso desta ferramenta de marketing desempenha sublime papel e deve ser praticada em todas as áreas da Hotelaria.

Bibliografia

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/gestao-de-projetos-abordagem-conceitual/22772/

http://www.faete.edu.br/revista/artigo_fernanda.pdf

http://www.gestaodeprojeto.info/

http://www.scielo.br/pdf/gp/v18n2/14.pdf

http://ruisventura.blogspot.com.br/p/endomarketing.html

...

Baixar como  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »