TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Produçao

Monografias: Gestao Da Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 16

A gestão da produção da feira de utensílios de barro e argila em Fagundes-PB

1.Introdução

O presente artigo aborda a questão da gestão da produção da feira de utensílios de barro de Fagundes.

A Revolta do Quebra-Quilos é uma revolta pouco conhecida na história do Brasil, mas fora uma das mais importantes revoltas sociais da região Nordeste na década de 1870. O principal fato que levou ao desencadeamento de tal revolta diz respeito a uma questão econômica. Tendo seu inicio na feira de Fagundes, na época distrito de Campina Grande, na qual só teve sua emancipação politica em 1961, onde comerciantes e clientes teriam iniciado uma discursão contra autoridades locais contra o aumento dos impostos. O incidente ocorrido em Fagundes se dera devido não à revolta do povo contra os impostos do Estado, mas sim contra um imposto municipal. Em Campina Grande e nos seus distritos havia a cobrança do chamado "imposto de chão", no qual consistia em um imposto que cobrava pelo uso do espaço das feiras e mercados, ou seja, qualquer vendedor que colocasse suas mercadorias nas áreas das feiras e dos mercados teria que pagar esse imposto por estar ocupando aquele local. Isso teria levado comerciantes de Fagundes a se rebelarem contra as autoridades. O ato de destruir os pesos e medidas levou tais manifestantes a serem chamados de "quebra-quilos".

Por outro lado a produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular brasileira. A Panela de Barro é produzida artesanalmente, com barro e faz parte de uma produção que começou em pequenas quantidades no quintal de famílias, a comercialização cresceu nos últimos anos, mantendo o fato de cada produto ser feito um a um com preciosismo e técnica. Historicamente as panelas de barro são os utensílios de cozinha mais antigos que existem no mundo e garantem um sabor caseiro diferenciado aos alimentos, além de ser uma forma mais saudável e segura de cozinhar.

Definições de produtos, de serviços, objetivos de desempenho, gestão da produção, mercado. São muitos os autores e obras que tratam destes conceitos, e entre outros foram consultados: Kotler (2006) e outros; Grönroos (1995) e outros; Chiavenato (2005) e outros; Longenecker (2007) e outros; Hronec (1994) e outros; Kotler (2008) e outros.

Com o advento das novas tecnologias e mudanças nas formas de cozinhar os alimentos, questiona-se: Como sobrevive a feira de panelas e utensílios de barro e argila de Fagundes?

Por tantos incrementos e facilidades é significativo demostrar os motivos que mantem essa feira ativa.

O objetivo geral desse trabalho é apresentar um diagnostico da produção de panelas e utensílios de cozinha na feira de Fagundes.

2. Fundamentação Teórica

2.1. O que é produto

Para Kotler (2006) “a orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferencia a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores ou que tem características inovadoras”.

Segundo Martins et al (2005) “desenvolver novos produtos é um desafio constante. No mundo em transformação em que vivemos a empresa que não se antecipar às necessidades de seus clientes, com produtos e serviços inovadores, estará condenado ao desaparecimento”.

De acordo com Kotler (2006) “um produto é considerado qualquer artigo que tenha como objetivo satisfazer uma necessidade especifica de um consumidor. No entanto, para Irigaray et al (2006), um produto pode ser algo tangível (um serviço ou uma marca)”.

2.2. O que é serviço

Para Grönroos (1995, p. 36) “serviço é uma atividade ou uma serie de atividades de natureza mais ou menos intangível que normalmente, mas não necessariamente, acontece durante as interações entre clientes e empregados de serviço”.

De acordo com Las Casas (2011) “os serviços podem ser considerados como atos, ações e desempenho. Como tal, os serviços são intangíveis e estão presentes em quaisquer ofertas comerciais. O que muda é o grau de prestação de serviços incluídos no objeto de comercialização”.

“Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico”. (KOTLER, 1998, p. 412).

Para Chiavenato (2005, p. 31),

Os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado. São produtos que nem sempre se pode manipular com as mãos. Podem assumir uma enorme variedade de características e especializações. É o caso da propaganda, da advocacia, das consultorias, dos hospitais, dos bancos, das financeiras, das escolas e universidades, dos clubes, dos transportes, da segurança, da energia elétrica, das comunicações, do radio e televisão, dos jornais e revistas etc. há uma variedade considerável de empresas prestadoras de serviços, cuja missão é oferecer atividades especializadas ao mercado.

2.3. Gestão da Produção

De acordo com Chiavenato (2005),

Produção significa transformação de insumos em produtos ou serviços. Na verdade, é um conjunto de atividades que proporcionam a conversão de um bem tangível em outro que tenha uma utilidade maior ou mais especifica. Por outro lado, operações têm o significado de utilizar recursos e competências para oferecer serviços de elevada qualidade. Tanto produção como operações requerem recursos e competências para gerar resultados incomuns.

“Pode-se dizer que a gestão da produção é, acima de tudo, um assunto pratico que trata de problemas reais, pois tudo o que vestimos, comemos e utilizamos passa de alguma maneira por um processo produtivo”. (SLACK et al, 2008).

Segundo Corrêa; Gianesi; Caon, (1997, p. 18),

A necessidade de planejar futuras de capacidades deve-se a uma característica fundamental dos processos decisórios que envolvem obteremos os resultados, o tempo que necessariamente tem de decorrer entre o momento em que os efeitos da decisão passam a fazer sentido. Não é só necessário planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva, mas sim também levando em conta vários horizontes futuros a médio e longo prazo, é importante enxergar as necessidades futuras com um longo horizonte de antecedência e se precaver das instabilidades dos mercados.

2.4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com