TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A melhoria contínua dos processos tornou-se essencial para toda a organização que pretende sobreviver e se manter competitiva no atual mercado globalizado. Neste ponto de vista, a prática de benchmarking tem se tornado um instrumento poderoso de melhoria, buscando alcançar vantagem competitiva através do aprendizado das melhores práticas nas organizações.

O benchmarking como ferramenta gerencial proporciona muitos benefícios para a empresa, tornando-a muito mais competitiva e encurtando o tempo necessário para que a mesma atinja um nível mais elevado de sistemas e métodos. Porém vale ressaltar que essa ferramenta não é uma receita de bolo e que sua aplicabilidade depende de vários fatores, como recursos financeiros, comprometimento dos recursos humanos, visão clara dos objetivos, dentre outros.

Essa ferramenta é o processo pelo qual as organizações aprendem a aprender, se tornando mais competitivas e racionalizando seus recursos.

Palavras-chaves

benchmarking, melhoria contínua, prioridades competitivas.

Introdução

A administração como conhecemos hoje se originou de várias vertentes, dentre elas podemos citar o sistema militar, ou seja, a estrutura do exército e a Igreja. Assim como estes, vários outros fatores influenciaram e formaram os conceitos sobre a administração, dentre estes conceitos temos o benchmarking, considerado uma moderna ferramenta de gestão administrativa.

O termo benchmarking é contemporâneo, porém suas raízes são muito mais profundas, um dos primeiros relatos sobre o assunto data do ano de 500 A.C., escrito por um general chinês, Sun Tzu. Ele escreve em seu livro A Arte da Guerra: “Se você conhecer seu inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas”, esta afirmativa é válida até os dias atuais, seja no campo das práticas administrativas ou da vida cotidiana.

Existe ainda uma palavra de origem japonesa que deu origem a uma segunda teoria, de origem e data desconhecidas, é a palavra dantotsu, que significa lutar para tornar-se o “melhor dos melhores”, baseando-se em um processo de procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes, levando ao seu próprio aprimoramento.

O trabalho de Frederick Taylor sobre a aplicação do método científico estimulou a comparação de processos de trabalho, dando um dos primeiros passos para o surgimento do que chamaríamos hoje de benchmarking interno.

As Grandes Guerras trouxeram através das práticas militares e também através da espionagem industrial, indícios de que ao se adaptar um processo a sua própria realidade, baseado em processos já existentes, seria uma forma de sair na frente, diminuindo gastos e tempo com pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com