TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

A temática abordada neste trabalho será o de Processos Gerenciais informando e comparando definições sobre os assuntos: Empresa, Administrador, Ambiente empresarial e Estratégia Empresarial, utilizando conceitos de diferentes autores, a fim de assimilar os conceitos de cada tema e formar uma conclusão. E com base nesses conceitos analisar a influência que eles podem exercer sobre o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente bem como, revelar e expressar os conceitos de Identificação de processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar) por meio de pesquisas diversas, onde serão comparados estudos capazes de possibilitar a percepção da atuação do administrador na organização, a partir de uma visão sistêmica. As premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais - humanas - técnicas), como base, além do desenvolvimento de competências para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter visão.

CAPÍTULO I-

CONFRONTO PAULO BARRETO DOS SANTOS E ROBERTO SHINYASHIKI

Confronto: Veja o futuro antes dos outros e O Desafio do administrador do futuro

Vimos nos passos a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.

O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle.

Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos a longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em cada departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.

Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um simples mercadinho, uma padaria, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar La, curso técnico, graduação, pós graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo.

No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos a importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos empregos, nossos amores, geralmente percebemos essa falta de visão quando a oportunidade passa, um visionário trabalha no presente, pensando como o resultado será no futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão.

No texto do Professor Paulo Barreto Santos, vimos como o planejamento sempre foi e sempre será uma necessidade do ser humano, antes os nômades, agora as grandes empresas, onde sem planejamento seria impossível sua sobrevivência no mercado. O planejamento viabiliza a visão antecipada dos fatos, não que não teremos problemas, as empresas não podem tomar medidas de solução de problemas conforme vão acontecendo, vimos que a atividade humana realizada sem o mínimo de preparo, é uma atividade aleatória, que conduz a situações desconhecidas e geralmente pior do que a iniciada.

CAPÍTULO II –

CONCEITO DE PLANEJAMENTO

É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro.

Tipos de Planejamento:

Existem três tipos de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.

Planejamento estratégico: é geralmente elaborado pela alta gerência e abrange toda a estrutura organizacional de uma organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

Planejamento Tático: é desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica se a departamentos específicos. A atuação é em cada área funcional da empresa, utilizando os recursos específicos. Seu desenvolvimento é realizado pelos níveis organizacionais e intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção de médio prazo.

Planejamento Operacional: é considerado como formalização principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.

CAPÍTULO III –

ELABORAÇÃO DO EVENTO E NIVEIS DE DIREÇÃO

Projeto: LAZER PARA CRIANÇAS CARENTES

O projeto tem como objetivo a mobilização social como estratégia a inclusão social e resgate da cidadania. Contribuir para o desenvolvimento pessoal e para a transformação de centenas de crianças.

Controle: Será estipulado um limite de tempo para cada função, a fim de termos um controle de tempo, com os dados que cada membro passar para a direção do projeto, vamos saber quantas pessoas podemos ter no evento de acordo com o planejamento, saberemos também quantas crianças poderão se inscrever nos cursos, e requisitos para isso, teremos uma ideia de como fazer a divulgação.

Planejamento: O evento proporcionara um dia especial para que as crianças possam participar de atividades diferentes do seu cotidiano, como por exemplo: jogos, brincadeiras, oficinas, terão atendimento odontológico, palestras de como preservar o meio ambiente e encaminhamento as crianças acima de 8 anos para realização de curso de informática.

Para a realização do evento, teremos a contribuição de vários patrocinadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com