TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Produção

Dissertações: Gestao De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE PROPOSTA

1- Cite as principais razões para uma empresa criar estratégias globais.

R: As principais razões para uma empresa criar estratégias globais são:

- A melhoria das tecnologias de transporte e comunicações, pois, hoje em dia, em segundos de tempo, uma empresa consegue se comunicar com sua filial por e-mails, ou outros tipos de redes sociais, aplicativos de pacote de voz, vídeo e fotos. Com o tranporte moderno, os produtos chegam aos clientes em outros estados, países e até continentes rapidamente, por exemplo, com o modal aéreo.

- Regras mais leves para os bancos, pois, houve uma época em que os bancos do mundo inteiro tiraram as barreiras e, os resultados foram que, ficaram bem mais fácieis para as empresas, terem um capital de giro e os recursos com custo barato.

- Aumento da procura de serviços e produtos importados, pois, com o comércio internacional mais leve, os empresários começaram a construir fábricas em outros países, fazendo assim, aumentar sua presença no mercado estrangeiro e reduzir os consumidores a comprar produtos ou serviços de fora.

- Diminuição de barreiras que facilitam o comércio entre as nações, fazendo assim, cortar as tarifas por exemplo.

- Menor custo comparativo, por exemplo, como a variação dos salários para os mesmos cargos de um país para o outro, não só no nível da produção, mas, como nos de gerência.

Segundo Honório (2009), o processo estratégico internacional não depende apenas de especificidades do mercado, de vantagem específica da firma, ou de um arranjo de fatores que se manifestam segundo critérios objetivos de decisão de escolha dos modos de entrada. A implementação unilateral pelo entrante no mercado estrangeiro, não o garante que afirma possa obter sucesso no mercado internacional, haja vista que a decisão por uma dessas vantagens comparativas poderá compremeter o êxito em função de outra.

2- Defina cadeia de valor.

R: A cadeia de valor é uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e vendas, até a fase de distribuição para o consumidor final, sempre interligadas.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2009), o conceito de cadeia de valor descreve as novas estruturas e processos com os quais as organizações procuram se preparar estrategicamente . Eles ainda destacam ainda que a cadeia de valor é um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final, sendo que o objetivo é adicionar o máximo de valor aos elos da cadeia de maneira menos dispendiosa possível.

3- Cite exemplos de processos essenciais e processos de apoio. Explique.

R: Processo essencial é uma cadeia que agrega valor aos clientes externos, gerando relacionamento entre os gerentes e funcionários, a fim de criar novos produtos e serviços para o cliente. Existe também o processo de desenvolvimento de um novo serviço ou produto, por exemplo, o processo de projeto e planejamento de propoganda, ou seja, os funcionários projetam e desenvolvem produtos e serviços conforme especificações dos clientes, ou informações do mercado geral.

Processo de execução dos pedidos, onde os funcionários que entregam os pedidos ao cliente.

Processo de relacionamento com os fornecedores, por exemplo, negociar preço com o fornecedor específica de uma matéria-prima.

Os processo de apoio, fornecem os recursos para que os processos essenciais ocorram. Exemplos:

- Providenciar os recursos financeiros para execução dos trabalhos;

- Decidir como os fundos serão usados durante um período;

- Selecionar pessoal adequado para o trabalho;

- Avaliação e compensação dos funcionários que ajudaram agregar valores a empresa;

- Preparar os funcionários para as tarefas que devem cumprir e ajudá-los a desenvolver novas habilidades;

- Garantir que a empresa esteja cumprindo todas as leis.

Os processos essenciais incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidas como aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo, segundo Gonçalves (2000).

4- Quais as dimensões de uma estratégia corporativa?

R: Estratégias corporativas diz respeito ás estratégias de empresas diversificadas ou que estão em processo de diversificação ou focalização. Ou seja, trata das decisões empresarias no que se refere ao estabelecimento de prioridades entre as unidades de negócio e o relacionamento entre as subsidiárias.

As dimensões de uma estratégia corporativa são:

- Investigação do ambiente, onde se verigua as tendências da insdústria, do mercado e da sociedade, buscando analisar as oportunidades e as ameças. Mudanças econômicas, políticas, tecnológias e sociais também devem ser consideradas, assim como a disponibilidade de recursos.

- Competências essenciais, onde para ter sucesso as empresas devem tirar vantagem de seus pontos fortes, do que as destaca dos concorrentes.

- Processos essenciais, onde esses processos são determinados pelas competências essenciais. Basicamente as empresas devem avaliar suas competências essenciais e focar nos processos que lhe tragam maior vantagem competitiva.

5- Quais as duas formas de estratégias globais?

R: Alianças estratégicas, ou seja, acordos com outras empresas, como por exemplo, quando uma empresa tem competências das quais a outra necessita, mas não pode ou não quer desevolver.

Localização no exterior, onde é preciso avaliar o ambiente econômico, político e cultural onde a empresa quer se instalar, afinal o que dá certo em um país, não necessariamente dará em outro.

6- Explique o que são prioridades e competências competitivivas.

R: Prioridades competitivas são habilidades fundamentais para se manter ou criar a participação no mercado ou fazer outros processos terem sucessos, por exemplo: tempo, qualidade, custos e etc.

Já competências competitivas são as prioridades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com