TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Risco

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Gerenciamento de Risco

O que é compliance?

No âmbito institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O que é risco de compliance?

O risco de Compliance consiste na ocorrência de impactos negativos nos resultados ou no capital, decorrentes de violações ou da não conformidade relativamente a leis, regulamentos, determinações específicas, contratos, regras de conduta e de relacionamento com clientes práticas instituídas ou princípios éticos que se materializem em sanções de carácter legal, na limitação das oportunidades de negócio, na redução do potencial de expansão ou na impossibilidade de exigir o cumprimento de obrigações contratuais.

O que é Governança Corporativa?

A Governança Corporativa visa a aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos no qual se inclui o Conselho de Administração. A Governança Corporativa é uma área que investiga a forma de garantir/motivar a gestão eficiente das empresas, utilizando mecanismos de incentivo como sejam os contratos, os padrões organizacionais e a legislação. O que frequentemente se limita à questão da melhoria do desempenho financeiro, como, por exemplo, a forma como os proprietários das empresas podem garantir/motivar os gestores das empresas a apresentarem uma taxa de retorno competitiva.

Quais as funções principais do Comitê de auditoria?

Sua principal responsabilidade é de supervisionar em nome do conselho de administração. Cabe-lhe exercer a função de órgão de supervisão da gestão e dos processos internos para o conselho de administração. Têm a função de, em nome do conselho de administração, assegurar o equilíbrio, a transparência e a integridade das informações financeiras publicadas para os investidores. Recomenda-se que os conselhos de administração instituam comitês de auditoria, em nome do conselho de administração.

Responsabilidade sobre os relatórios emitidos pela empresa; Supervisão do processo de divulgação de informações: controles internos e responsabilidades da administração; Supervisão do gerenciamento e do monitoramento de riscos; Supervisão dos controles internos; Supervisão do cumprimento das leis, normas e regulamentações; Relacionamento com a auditoria independente; Pré-aprovação dos trabalhos de auditoria independente e não-auditoria; Supervisão dos trabalhos dos auditores independentes;

Supervisão dos trabalhos da auditoria interna; Supervisão do funcionamento de um canal de denúncias; Demonstrações financeiras e relatório da administração;

Fonte: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/a-importancia-do-comite-de-auditoria-11448/artigo/

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »