TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao em recursos humanos

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RECURSOS HUMANOS

SULAMITA GOMES ALMEIDA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

[pic 3]

Brasília, DF

2014

SULAMITA GOMES ALMEIDA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência, Motivação e Liderança; Seminário IV.

Professores: Bruno S. Moreno; Fábio H. Ribeiro; Henry T. Nonaka; Marilucia Ricieri.

Brasília, DF

2014

INTRODUÇÃO

O treinamento tem passado por muitas transformações por conta das mudanças que acontece nas empresas, por isso a necessidade de treinar os funcionários para que eles possam se adaptar com as novas exigências do mercado de trabalho.

Este trabalho responderá todas as duvidas de como esses treinamentos são aplicados nas empresas, as formas que podem ser aplicados e por quem será aplicado.

O desenvolvimento ao contrário do treinamento que trabalha com grupos, foca no crescimento individual de cada funcionário, e pode não ter relações com o cargo que este ocupa.

Apesar dos dois trabalharem juntos, cada um tem sua importância individual, é o que veremos a seguir.

Nas empresas também deve ter as medidas de segurança adequada, pois existem leis que tratam da preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, e estas devem ser rigorosamente seguidas, pois qualquer falha, seja da empresa ou do funcionário acarretará penas a um dos dois.

Em seguida veremos todos os riscos que o funcionário está correndo e até mesmo a empresa, e quais são as penas aplicadas em cada caso, quais os sistemas de medida de segurança devem ter no local de trabalho e como eles devem funcionar.

DESENVOLVIMENTO

1-Treinamento e desenvolvimento.

Hoje as empresas investem no desenvolvimento humano, para que através do treinamento tenham o aprimoramento de habilidades e capacidades, motivando que deêm o melhor de si e que atendam as expectativas da organização, juntamente aos seus interesses pessoais.

Os treinamentos de desenvolvimento humano, não atendem somente as expectativas do profissional, mas também refletem nos resultados da empresa.

Algumas das habilidades desenvolvidas no treinamento são: comunicação, inteligência emocional, flexibilidade, autocontrole, planejamento estratégico, relacionamento interpessoal, gestão de tempo, diminuição do estresse, foco, autodesenvolvimento, etc.

Através desses treinamentos conseguem:

- Realizar avaliação comportamental;

- Desenvolver lideranças;

- Descobrir e reter talentos

- Desenvolver plano de carreira;

- Realizar recrutamento e remanejamento interno;

- Alinhar a política da organização;

- Diagnosticar nessecidades em gestão de pessoas.

2 -Planejamento de um programa de treinamento de acordo com os autores consultados.

De acordo com Graceffi o planejamento do treinamento, “Consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as nescessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar.”

O primeiro passo é a fazer um levantamento das necessidades de treinamento, e só depois elaborar um programa que segue o roteiro:

- quantificar o treinamento necessário;

Para a elaboração de um treinamento certo para a situação é preciso definir um público-alvo, saber o número certo de pessoas que irão precisar do treinamento e para qual tema cada grupo irá precisar.

- definir a época ideal para o treinamento;

O tempo deve ser estipulado de acordo com a necessidade do cliente e do público-alvo, deve obedecer os critérios econômicos para que o funcionário se torme mais produtivo em um menor tempo possível.

- classificar as necessidades quanto ao conteúdo;

Para saber a necessidade de cada grupo de pessoas, é preciso observar três classes: o conhecimento, a habilidade e as atitudes.

No conhecimento o cliente deve saber o porque de está fazendo aquilo, saber quais são as causas e os efeitos que pode causar a sua atitude.

Na habilidade o cliente deve saber como fazer aquilo, deve ser agil e agir com precisão.

Nas atitudes deve ser observado os impulsos, reações que tornam hábitos, adquiridos ao longo da vida.

- elegera metodologia para cada necessidade de T e D;

É a melhor forma escolhida para realização do desenvolvimento do programa de treinamento.

- documentar os eventos de treinamento;

Cada evento de treinamento deverá ter seu conteúdo material de apoio, é um instrumento que auxiliará o intrutor na realização do treinamento, neste plano de aula deve conter: tema central, assuntos a serem abordados, horários, técnicas e recursos didáticos.

- programar os eventos de treinamento;

Quando já estiver definido, quem, quando e como treinar, as metodologias que serão aplicadas, se obterá como resultado a duração de cada evento.

- indentificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;

Com o programa de treinamento concluido, o próximo passo é organizar os recursos humanos e materiais adequados para executá-lo, considerando os custos e benefícios.

- orçar os investimentos; e

Os custos devem ser considerados, e ser levados em conta os seguintes pontos: salários dos intrutores ou consultores externos, dispesas com o local, refeições, passagens, estadias, materiais e vários outros.

- apresentar o plano de treinamento – obter a aprovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com