TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão

Artigo: Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1

GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o perfil da nova escola?

R. Crítico, pensar mais focando o mercado de trabalho.

2. Atualmente tem se falado muito em “ gestão democrática”. Afinal, qual a definição da “gestão democrática escolar”, no âmbito da escola pública?

R È uma escola em que dentro do possível, mais que simplesmente eleger seu diretor(a), todos professores, direção, pais, alunos, funcionários equipe pedagógica e comunidade de forma coletiva e num processo pedagógico, tomar as decisões necessárias ao seu bom funcionamento e conseqüência cumprimento de sua função social.

3. Escreva sobre as cinco áreas da gestão escolar, comentando a importância de cada uma.

R.- Gestão pedagógica: implementação e acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico(PPP), trata-se do aspecto mais importante e significativo da gestão escolar, pois o objetivo maior da escola é o ensino-aprendizagem dos seus alunos. Assim, a gestão pedagógica envolve o aspecto educativo e pedagógico.È na prática da gestão pedagógica que se estabelece objetivos para o ensino, define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos, se propõe metas a serem atingidas, acompanha-se a elaboração dos conteúdos curriculares e se avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia-se também o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.

Gestão participativa e estratégia: relacionamento da escola e comunidade ; ´[órgãos colegiados, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho de Educação.A Gestão participativa, todos participam conjuntamente das decisões visando alcançar objetivos que sobrepõem aos interesses individuais.

Gestão de pessoas: promover integração entre pais, alunos, funcionários, professores,desenvolvendo a valorização do trabalho de cada um, bem como assegurando o trabalho em equipe e os aspectos qualitativos e quantitativos.Não menos importante que a Gestão Pedagógica, a gestão de pessoal (alunos, equipe escolar, funcionários e comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a Gestão.Com certeza, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas e de forma comprometida, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano, faz da gestão de recursos humanos o grande desafio

Gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros: organização de número de turmas, professores, funcionários e alunos; dados sobre evasão, aprovação;cadastro de bens;administrar recursos recebidos e despesas efetuadas com a devida prestação de contas; utilização e conservação dos bens e equipamentos da escola. Trata-se do gerenciamento da parte física e burocrática(o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar direitos e deveres atividades de secretaria).

Gestão de resultados (avaliação): avaliação dos resultados obtidos quando ao acesso, permanência e sucesso do; avaliar metas e objetivos alcançados ou não, bem como causas e conseqüências deste fator; acompanhamento gerenciamento dos índices escolares quanto ao ensino-aprendizagem.

4. Qual o perfil de um gestor educacional? Cite 5 características e comente sobre elas.

R.- Ser integro - ter entusiasmo, chegar junto, fazer acontecer e fazer com amor.

- Ter predisposição para o trabalho coletivo – saber delegar autoridade, dividir atribuições e responsabilidades.

- Ser articulador – alguém que consegue articular a adesão de todos os seguimentos na gestão dos Projetos e Planos da escola.

- Ter iniciativa – não esperar pelos os outros para realização das ações, cabe a ele ter firmeza nas realizações.

- Ter liderança democrática e capacidade de mediação – liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-los em si mesma.

5. Comente sobre a mudança do termo administração escolar para gestão escolar.

R. Administração Escolar : não atingia mais todo o amplo trabalho do gestor. Gestão Escolar: foi implementado a partir dos movimentos da abertura política dos pais , que começaram a promover novos conceitos e valores, associados, sobre tudo à idéia de autonomia escolar, a participação da sociedade e da comunidade, à criação de escolas comunitárias, cooperativa e associações de pais. Neste sentido o estabelecimento passou a ser entendido como um sistema aberto, com uma cultura e identidade própria, visando suas necessidades e peculiaridades.

UNIDADE 2

COMPETÊNCIAS E PERFIL DO GESTOR: PROCESSOS E ROTINAS

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça uma análise sobre as implicações históricas e o percurso da gestão democrática.

R.A conquista da democracia não foi nada fácil,que trouxe consigo a igualdade de direitos . Mesmo com a troca de monarcas pelos militares a exclusão persistia, pois as escolas eram para poucos privilegiados. A partir de 1961, quando foi elaborada a primeira LDB, a disputa foi acirrada pelo o poder do sistema de ensino e juntamente com esses acontecimentos a escola cresceu de maneira rápida e desordenada o que trouxe problemas que permanecem até hoje. No final da década de fato começou a existir e a partir disso houveram grandes e importantes transformações, como por exemplo: a formulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), o que impulsionou o sistema de ensino a ter mais autonomia.

2. Em sua opinião, tais mudanças foram significativas? Justifique.

R.Esse processo pelo qual passou a Educação Pública, foi muito significativo, a partir desses acontecimentos houve melhoramentos nas instituições, com várias mudanças no método de gestão.

È indispensável para que um gestor dar certo o engajamento de toda a equipe, para que todos trabalhem com o mesmo objetivo, como também as mesmas metas. A Gestão Democrática para ser concretizada é necessário a competência, habilidades do gestor, saber filtrar as opiniões e sugestões e trabalhando somente aquelas que trazem retorno no ensino aprendizagem.

3. O gestor necessita de algumas competências para dar conta de sua imensa tarefa. Que competências são estas?

R. Competências políticas – Competências afetivas – Competências administrativas.

4. O gestor pode adquirir essas competências com o tempo ou não? Justifique sua resposta.

R. Acredito que sim ,pois com a experiência as competências irão se concretizando, mas é imprescindível que o gestor tenha habilidade e busquem sempre aprimorar seus conhecimentos para desenvolver uma boa administração, pois não são todas as pessoas que podem assumir esta função.

5. O gestor escolar precisa de parceiros para que as mudanças ocorram de forma efetiva e eficiente. Quais são esses parceiros? Cite-os, argumentando a sua participação no contexto educacional.

R.Professor,alunos,pais e demais membros da comunidade. São os envolvidos no processo de implementação de uma reforma educacional. Considerando a experiência de cada membro da comunidade escolar, seus conhecimentos específicos, suas necessidades e anseios no que se refere ao desenvolvimento da instituição escolar e dos seus próprios interesses. Cada membro deve sentir que faz parte do grupo, com poder de decidir coletivamente. A atuação dos professores e alunos são os que garantem a integração e a cooperação nas ações do cotidiano escolar.

6. Retire do texto A Gestão Escolar na Implementação de Mudança, argumentos que venham corroborar com esta afirmação.

R.As escolas de hoje necessitam de lideres capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo capazes de trabalhar junto com os professores e colegas, ajudando-os a identificar suas necessidades de capacitação e adquirir as habilidades necessárias e, ainda, serem capazes de ouvir os outros tem a dizer, delegar autoridade e dividir o poder.

7. Destaque as ideias principais do texto, fazendo uma análise crítica.

R.- Gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, ou seja analisar situações, decidir encaminhamentos e agir em conjunto.

- A tendência no modelo escolar democrático vem orientando os dirigentes educacionais no que se refere a qualidade da aprendizagem dos alunos.

- È importante e necessário que a gestão escolar promova um clima propício à participação dos envolvidos :professores, alunos, pais e demais membros da comunidade no processo de implementação de uma reforma educacional

Acredito que com a colaboração de todos os envolvidos, buscando soluções e agindo de maneira democrática eticamente correta, onde todos podem opinar sem neutralizar o papel do gestor, que é o responsável por todo esse trabalho de mudança, e que os objetivos sejam claros em um só sentido que é a educação de qualidade para todos.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »