TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

(UNIBAN – SP)

Curso: Engenharia Elétrica.

Prof.ª Agnes Fernandes

1º semestre / sala C301

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

Osasco, 28 de março de 2014.

ETAPA I

INTRODUÇÃO

Abordaremos neste conteúdo, assuntos relacionados aos conceitos e objetivos do Sistema de Gestão Ambiental, com foco no desenvolvimento sustentável.

Abrangendo as responsabilidades sociais e principalmente a responsabilidade empresarial, onde a ética de empresas e organizações são colocadas em evidência, visando a implementação de novos fundamentos que estimulem a educação ambiental dentro e fora do meio empresarial, assim como a preservação da natureza e a qualidade de vida.

Quando abordamos o assunto de desenvolvimento sustentável, não podemos deixar de citar a poluição ambiental e suas consequências. E ainda, a importância desta terrível realidade tanto para a atualidade quanto para a sobrevivência de gerações futuras.

São inúmeros os temas relacionados ao meio ambiente e ao objetivo deste trabalho. Porém, iremos abranger e esclarecer apenas uma “pequena” parcela deste imenso universo, pondo em questão a poluição atmosférica, seus efeitos e danos ao planeta e á população, propondo possíveis atitudes e medidas à serem tomadas sob esta ótica.

RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

O aquecimento global é uma reação natural do Planeta Terra, é a forma de manter-se aquecido durante a noite em um determinado grau de “conforto” em temperaturas amenas porém sem congelar sua superfície. Se este fenômeno não ocorresse, durante os períodos em que o sol não aparece com tanta frequência, as temperaturas cairiam abaixo de zero, implicando na sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais.

Porém, com a intensidade da poluição atmosférica, os raios solares enfrentam maior dificuldade para voltar ao espaço, pois a grande quantidade de agentes químicos encontrados no ar (como o CO2 expelido por veículos automotores, fabricas e indústrias), os refletem novamente para a Terra, impedindo-os de sair totalmente de nossa atmosfera. Com isso o fenômeno do aquecimento global é demasiadamente super- estimulado provocando uma forma de aceleração deste processo, aumentando os níveis da temperatura terrestre.

Esta mudança afeta o meio ambiente como um todo, sendo que à medida em que ocorre a contaminação atmosférica (assim como também a contaminação das águas e do solo), concentrando uma enorme quantidade de partículas de CO2 dentre outras substâncias, contribuem para alterações não favoráveis ao meio ambiente, dificultando sua recuperação natural, e consequentemente modificando o habitat natural de diversas espécies gerando uma grande “bola de neve” que vai interligando uma coisa à outra, desde a intervenção humana no ecossistema até a readaptação do ecossistema em busca da sobrevivência.

Nós, os grandes responsáveis, também sentimos e sofremos com essas alterações, isso porque com o ar mais seco e cheio de substâncias químicas (não provenientes da própria natureza), facilita a proliferação de vírus infecciosos que são prejudiciais à nossa saúde causando doenças tais como as mais comuns que são as respiratórias e as alérgicas.

Isso sem citar o derretimento das calotas polares; as secas que transformam paisagens e vegetação em deserto, e a extinção de espécies importantes para a natureza. Tudo por conta de intervenções em grande escala, que invadem territórios naturais em busca de suas riquezas e de expansão dos polos urbanos, criando mais indústrias, fábricas, comércios devido ao crescimento populacional exageradamente rápido, que consomem mais, geram mais lixo, mais poluição, e continuam desmatando florestas inteiras para fins meramente lucrativos ambicionando sempre possuir mais dinheiro, mais poder, mais recursos naturais sem refletir sob suas ações que durante séculos agrediu a natureza, abusando de seus recursos, deixando de planejar ou prever as consequências de seus atos, hoje lutamos para recuperar o que nos foi deixado de herança.

As empresas tem se conscientizado de seu papel perante a sociedade, e por sua vez tenta implantar sistemas operacionais e administrativos que reduzam os impactos ambientais, dessa forma muitas provam a eficácia de atuar no “mercado verde”, mesmo que não seja de um seguimento operacional diretamente voltado para o meio ambiente. Essas empresas desenvolvem pesquisas, treinamentos, até mesmo novas categorias de emprego em busca da sustentabilidade ecológica onde a prioridade é reciclar e adequar corretamente o meio ambiente visando qualidade e em troca recebe mais espaço no mercado e o devido reconhecimento.

A conscientização social e empresarial é o primeiro passo fundamental para o desenvolvimento sustentável do Planeta, e o combate à poluição ambiental para que seja encontrado o equilíbrio natural que trará mais qualidade de vida à todos.

Outra forma de combater a poluição atmosférica, seria o governo oferecer à população transporte público de qualidade e eficiente, na tentativa de diminuir a quantidade de carros e motos particulares (que na maioria das vezes possui apenas o condutor) nas ruas, evitando trânsito excessivo e consequentemente o lançamento de gases poluentes na atmosfera. Podemos citar como medida indireta o aperfeiçoamento das estradas e rodovias e da sinalização, que evitariam acidentes e congestionamentos no trânsito.

Uma outra forma que possui um grande potencial para dar certo, é o incentivo aos ciclistas que necessitam apenas de mais investimentos em ciclovias e ciclo faixas, bicicletários, integrá-los as normas de trânsito com sinalização exclusiva e de preferência, pois muitos esquecem que o ciclista também é um condutor que tem direito na utilização da pista e merece respeito por sua atitude ecologicamente correta.

Priorizar a venda de produtos recicláveis, combustível menos danosos ao meio ambiente, assim como automóveis que consumam apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com