TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos Competitividade Empresarial

Trabalho Escolar: Gestão De Custos Competitividade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................4,5,6,7 e 8

3 CONCLUSÃO............................................................................................................9

4 REFERENCIAS.......................................................................................................10

1INTRODUÇÃO

A crescente competitividade proporcionada pela quebra das barreiras mercantis da "Globalização", em um mercado capitalista cada vez mais exigente, a concorrência tornou-se uma das principais preocupações das empresas no contexto atual. Concorrência esta, resulta no aumento exponencial dos controles de produção, custos, pessoal, marketing etc. e na diminuição dos lucros. Desta forma uma correta e precisa gestão de custos dentro deste contexto faz-se de suma importância na sobrevivência empresarial. Veremos os sistemas de custeios GECON, ABC e RKW, o que são e quais os benefícios na gestão da empresa.

2. GESTÃO DE CUSTOS: A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

O conhecimento dos custos da empresa contribui muito para uma boa gestão, pois sabendo quanto foi pago pelo produto saberei qual o melhor preço a ser colocado no produto para obter melhores resultados, assim se sabe o valor correto do produto e seu lucro verdadeiro. E também até quanto posso baixar o preço para não obter prejuízos e manter a competitividade.

GECON é um modelo Gestão Econômico de definição de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Idealizado pelo Professor Armando Castelli no final dos anos setenta percebendo a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a deficiência dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

ABC o Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos são consumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços.

Portanto, o centro de interesse do ABC concentra-se nos gastos indiretos. A característica desse método é a atribuição mais rigorosa desses ao objeto de custo, permitindo um controle mais efetivo dos mesmos e oferecendo melhor suporte às decisões gerenciais.

O grande objetivo do ABC é criar informações para decisão visando melhorar a competitividade das empresas. Neste contexto, surgem as atividades, que se transformam no fundamento básico do ABC, que segundo Nakagawa (1994) pode ser definida como um processo que combina pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos e serviços, descrevendo a maneira como a empresa utiliza seu tempo e recursos para cumprir sua missão, objetivos e metas.

O método RKW - Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit -, “surgiu na Alemanha no começo do século XX e é uma variação do sistema de custeio por absorção integral”. Essa diferenciação por absorção integral se dá pelo fato de que o RKW apropria também as despesas financeiras. O fator homogeneidade é determinante para que se possam apropriar os custos ocorridos aos produtos, por isso, quanto menor for a homogeneidade do centro, pior fica a possibilidade de distribuição dos custos. “Com esse rateio, chega-se ao custo de produzir e vender, incluindo administrar e financiar, que fossem os rateios perfeitos, nos daria o gasto completo de todo o processo empresarial e obtenção de receita”. Fica claro que todos os custos estariam alocados no preço do produto, a empresa só necessitaria aplicar o lucro desejado e estabelecer o preço final. O problema é que no caso do RKW, o que define o preço do produto são os gastos de fabricação e essa característica vai de encontro com a forma atual de precificação que é imposta pela economia de mercado. O método RKW foi criado em uma época e local onde a determinação do lucro era feita pelo governo. O método ficou caracterizado por sua aplicação ser possível somente em economias centralizadas ou com produtos absolutamente monopolísticos. Atualmente o método legalmente aceito para ratear os custos é o Método de Custeio por Absorção, mas isso não impede que o RKW tenha influência em formas diferenciadas de custeio.

Competitividade das empresas: É de fácil conhecimento que estratégia se trata de elaboração de projeto para se alcançar determinado objetivo.

Enquanto isso ser competitivo é ter a capacidade de cumprir determinada missão com mais êxito que outros competidores. Visto do ponto de vista organizacional, é tida como competitiva, a organização que tem a capacidade de satisfazer as necessidades e as expectativas dos clientes ou indivíduos a quais serve, dentro do mercado em que está inserida, baseando-se na missão para qual foi criada.

A partir dessas definições é possível elaborar outro conceito, o de estratégia competitiva. Uma estratégia competitiva significa escolher um diferente arranjo de atividades para entregar um composto de valor único, marcando uma posição estratégica. Podem ser várias as estratégias competitivas utilizadas pelas organizações modernas, mas de todas, as que se entende como destaque é a variedade de produtos/serviços, atendimento da necessidade de determinado grupo de consumidores e particularidade da modalidade de acesso. Esses produtos/serviços dependem da gestão de custos na formação de preços para serem competitivos, portanto essa ferramenta é tida como crucial na elaboração dessa estratégia competitiva. Quando uma empresa tem como foco a produção de produtos/serviços específicos para determinado grupo de cliente, isso não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com