TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Trabalho Escolar: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  4.810 Palavras (20 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

O trabalho a seguir, nos mostrara a função da gestão de desempenho.

A gestão do desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas de comparar os resultados alcançados com os esperados, de forma que apenas o trabalho previamente planejado deve ser objeto de avaliação. Atualmente há algum mecanismo de acompanhamento que permita corrigir desvios para assegurar que a execução corresponda ao que foi planejado.

A definição e conceito de gestão do desempenho quando bem utilizada transforma as empresas. Ela é sinônima de gestão por objetivos; é a valorização dos colaboradores e principalmente, é o elo entre o desempenho à remuneração. É constituída por um conjunto de processos que visam estabelecer uma compreensão partilhada dos objetivos empresariais, e também a motivação dos colaboradores, na perspectiva de aumentar as possibilidades de prospecção empresarial.

Etapa 1 – Passo 1: Elaborar uma resenha crítica, ressaltando os pontos mais relevantes e estabelecendo reflexões com base na leitura realizada.

O artigo “Gestão de desempenho com base em competências” trás como objetivo geral expor uma maneira para que se possa implantar um sistema de gestão do desempenho humano fundamentado na padronização de competências. O artigo aponta uma série de evidências para poder alcançar uma posição favorável no mercado, que se pode competir da melhor maneira possível e ainda mais sofisticada. Para poder entender melhor o que o autor queria demonstrar, me permitir ser audaciosa e “mexi” nas ordens dos pontos que foram ressaltados. Na metade do artigo o autor trouxe os desdobramentos do conceito de competências. Entretanto, nesta resenha, abordo tal opinião logo no principio, tornando assim, a leitura mais “simples”.

O conceito de competências pode ser o resultado da soma de: habilidade, conhecimento e atitudes. Em que o conhecimento refere às informações, procedimentos; a habilidade é a capacidade de colocar os conhecimentos em ação; e as atitudes são os valores, comportamentos, opiniões.

Voltando a estrutura organizacional que o autor estabeleceu para seu artigo, o mesmo traz outros desdobramentos além dos citados acima. Há as competências organizacionais, em que consiste em um modelo para resultar em adaptação do que a empresa deseja com os recursos que a mesma tem disponível. Segundo o autor há quatro tipos de competências – essenciais, distintas, técnicas e de suporte – e cada uma atua dentro de sua especificidade. Por exemplo, as competências essenciais são aquelas que refletem a sobrevivência da empresa e abordam os assuntos centrais das estratégias; as competências distintivas operam no nível de reconhecimento de diferenças entre os concorrentes e propõe vantagens na competição no mercado; as competências técnicas consistem na execução de cada função dentro dos negócios da empresa; e por fim, as competências de suporte, como diz o nome, serve para apoiar todas as outras competências, sendo essa última de extrema importância para o melhor funcionamento das outras.

Outro detalhe abordado no artigo compete ao que se diz sobre o ponto de partida. Isto seriam as decisões e conceitos que precisam ser definidos no inicio, conceitos como a definição de responsabilidades, perfis das funções da organização, entre outros, mapeamento da gestão por competências, entre outros. No que diz respeito ao mapeamento da gestão por competências, há dentro dessa função, níveis competências. Explico-me. O mapeamento pode ser assim divido em competências técnicas e de suporte. Ao qual a primeira resulta na elaboração de um perfil profissional para melhor administrar as posições de cargos, e a segunda agregará valores às competências técnicas para fazer diferença no perfil profissional de cada individuo.

Todo processo administrativo é sujeitado a uma avaliação de seu desempenho. Esta etapa tem sua importância por permitir que se encontrem subsídios para as tomadas de decisões. Há vários modelos de avaliação (características, comportamento, resultados, competências). Entretanto o autor coloca três passos que seriam funcionais para avaliar o processo. São eles: a identificação dos fatores de sucesso, das competências organizacionais e dos recursos constitutivos.

Como já falado no primeiro parágrafo, o artigo trás vários conceitos e ideias. Aqui apenas destaquei aquilo que me pareceu funcional e plausível para se colocar em prática no dia-a-dia das empresas.

Etapa 1 - Passo 3: Descrever detalhadamente o histórico da empresa identificada: nome, localização, segmento em que atua e porte/tamanho, missão, visão e valores, os produtos comercializados e o público-alvo, número de funcionários e a divisão hierárquica. Detalhar se a empresa possui uma área de RH e quais a funções.

HISTORICO DA EMPRESA

A empresa e constituída como “MGM Construções LTDA” que está no mercado há exatamente cinco anos. Está localizada no Estado do Espírito Santo, na cidade de Vitoria, no bairro Jardim da Penha. E uma de caráter familiar, que acabou de expandir para se tornar uma empresa que posso atender melhor seus clientes.

MISSÃO

Segundo Porto (2008), “a missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade”.

A missão da MGM Construções LTDA é “construir e prestar seus serviços com qualidade, rapidez e com inovação, visando o crescimento e a satisfação dos envolvidos de forma sustentável”.

VISÃO

Segundo Andrade (2002), “a visão de uma organização deve ser a situação futura desejada em longo prazo, deve ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão”.

A visão da MGM Construções LTDA é “ser a melhor na prestação de serviço na área de construção na qualidade dos produtos e serviços”.

VALORES

De acordo com Certo e Peter (2005, p. 54), “é uma declaração que reflete as crenças e os valores básicos da empresa e sua função é guiar os membros da organização na condução dos negócios”.

Então os valores da MGM Construções LTDA são: “Ser ético, fiel, leal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com