TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Tese: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A presente proposta de projeto tem como eixo central estabelecer uma ponte entre a temática sobre inclusão e o papel da equipe de gestão escolar como potencializadora de ações que desenvolvem práticas inclusivas no contexto escolar envolvendo toda comunidade (pais, alunos, professores, diferentes setores da escola) para que isso aconteça de fato.

Nesse sentido, essa reflexão de cunho teórico apresenta algumas discussões epistêmicas sobre a importância da gestão escolar frente à educação inclusiva, sendo apontado no decorrer do trabalho possíveis encaminhamentos para que a equipe gestora se aproprie cada vez mais do seu papel e construa, de fato, espaços de inclusão social.

A educação inclusiva tem sido amplamente divulgada e discutida entre teóricos da educação, tendo em vista a necessidade de reconhecimento e valorização da diversidade humana como premissa básica de uma sociedade justa e equitativa, e as lutas sociais para que haja incorporação de todos os cidadãos nos espaços comuns de forma a usufruírem direitos e deveres também comuns.

Embora a inclusão social seja um tema abrangente, envolvendo todos os segmentos sociais, a escola – reconhecida como um dos lócus de formação das novas gerações – é chamada a participar dessa reestruturação social geral de forma a contribuir com a formação de todos os cidadãos. No entanto, oferecer educação de qualidade a todos, requer reorganização de toda a estrutura escolar, uma vez que historicamente esta não tem sido sua função. Durante muito tempo a escola foi excludente, deixando à margem uma série de cidadãos que, por razões diversas como sociais, biológicas, econômicas etc., não tiveram acesso à educação escolar.

Sob essa ótica, o tema tratado aborda o papel do gestor escolar diante dessa realidade, focando sua função em uma gestão democrática, assim como a possibilidade de articular diversos segmentos sociais que possam trabalhar conjuntamente com a escola e auxiliar no desenvolvimento do aluno, com respeito e dignidade.

Conforme as questões suscitadas, delimitamos como objetivo geral:

• Compreender que ações pedagógicas desenvolvidas pelos gestores contribuem para o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

Para tanto, apresentamos como objetivos específicos:

• Identificar que ações pedagógicas são desenvolvidas pelos gestores e\ou coordenadores para atender os alunos com deficiência inclusos na escola;

• Analisar que dificuldades os gestores encontram para desenvolver as ações pedagógicas em direção à inclusão desses alunos.

Compreendemos que o trabalho numa perspectiva inclusiva não seja pontual, e que trabalhar sob esta ótica requer de toda a equipe escolar uma formação pedagógica inclusiva, em que o principal caminho é investir na valorização do corpo docente, promovendo espaços de formação continuada que almejem garantir a aprendizagem de todo e qualquer aluno. A proposta desse estudo sugere uma mudança nas práticas desenvolvidas na escola. Que o trabalho pedagógico tenha como base a igualdade, reconstituindo-se em valores humanos a partir da atuação da gestão escolar, quer seja implementada na utilização dos instrumentos e recursos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com