TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Organizacional E Estrutura Organizacional

Trabalho Escolar: Gestão Organizacional E Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  7.141 Palavras (29 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 29

Gestão Organizacional

É a filosofia administrativa que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e por fim, mas, não por último, a Qualidade de Vida no ambiente empresarial.

A Gestão investe na melhoria do clima organizacional, no aprimoramento dos recursos técnico-operacionais, na maximização dos resultados, na profissionalização e qualificação da mão de obra e na real rentabilidade econômica do negócio.

A Gestão capacita a empresa a julgar, decidir e agir, ou provocar ação no tempo correto, corrigindo, qualificando e auditando o desempenho empresarial.

A Gestão desenvolve competências gerenciais, cria auditorias internas para checar a Qualidade dos Processos, promove sinergias departamentais, elabora políticas internas, normas e diretrizes, documenta todas as atividades, informatiza as operações. Planeja a estrutura organizacional.

O Tripé da Gestão Organizacional

De forma bastante simples, a gestão organizacional deve ser compreendida considerando 3 pilares: estratégias, processos e resultados.

Toda e qualquer organização deve, obrigatoriamente, definir de modo claro e transparente suas estratégias, tendo como base seus princípios e valores; e o correto entendimento do seu negócio, que inclui um olhar externo (mercado/competidores) e interno (recursos organizacionais).

Essa definição deve estar correlacionada a um conjunto robusto de indicadores de desempenho, com metas associadas, sempre definidas a partir de referenciais externos. Além, é claro, de planos de ação e projetos que viabilizem o alcance dos resultados.

O passo seguinte, ou melhor, realizado de forma concomitante a definição das estratégias é um olhar para os processos organizacionais (operacionais e gerenciais), pois é a partir deles que os resultados serão de fato alcançados.

A aplicação correta do conceito de gestão por processos cria na organização uma visão sistêmica de todo o conjunto de inter-relacionamentos das inúmeras atividades ali existentes, fornecendo de forma clara para os principais líderes e gestores, se será possível alcançar os objetivos estratégicos definidos.

Essa correlação entre as estratégias e os processos organizacionais, durante ou imediatamente após a definição estratégica tende a garantir de forma estruturada a realização dos resultados. A falta dessa correlação tem sido um dos principais erros cometidos pelas organizações, que definem seus objetivos, sem considerar se os processos existentes permitirão alcançá-los ou o quanto de esforço (técnico e econômico) será necessário para alterá-los.

Ressalto, que todos esses conceitos de estratégia e gestão por processos que levem ao alcance de resultados são válidos para todo e qualquer tipo de organização, independentemente do porte e constituição jurídica.

Como funciona a gestão organizacional

Toda organização deve delimitar precisamente suas estratégias e o correto entendimento de seus negócios, pois é por meio deles que os resultados são obtidos e ganham êxitos nas ações. A aplicação de conceitos e metodologias para os líderes e gestores ajudam diretamente na obtenção dos objetivos definidos nas decisões estratégicas.

A falta desta correlação tem sido um dos principais fatores que levam as empresas a cometerem erros, pois sem considerar estes procedimentos não há como obter o resultado esperado, além de aumentar o esforço econômico para reestruturar a empresa.

.

Estrutura Organizacional

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

JÁ MINTZBERG (1983) define estrutura como a soma total de meios pelos qual o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é realizada a coordenação entre elas.

STONER (1985) define estrutura como a disposição e a inter-relação entre as partes componentes e cargos de uma empresa. Para o autor, a estrutura: especifica a divisão das atividades mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especialidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade mostrando as relações de subordinação.

A base fundamental da organização na abordagem clássica é a divisão do trabalho, à medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõem a sua estrutura organizacional. Os autores clássicos distinguiram duas especializações: a vertical e a horizontal. A vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.

A especialização horizontal se caracteriza sempre pelo crescimento horizontal do organograma, é conhecida pelo nome de departamentalização. A especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização, é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executados pelos órgãos.

Departamentalização ocorre quando se cresce o número de unidades de gerenciamento sem aumentar o número de níveis hierárquicos. Dessa forma, a departamentalização também é chamada especialização horizontal e promove uma melhora na eficiência e qualidade do trabalho praticado pelos departamentos.

Estrutura organizacional Vertical

Vantagens verticais

Organizações verticais fornecer linhas claras de autoridade e um palmo apertado de controle, o que pode levar a alta eficiência operacional. Em geral, a organização é composta de departamentos relativamente pequenos, permitindo que os gestores a acompanhar de perto e controlar as atividades de seus subordinados. Cada camada da organização reporta à uma diretamente acima dele, todo o caminho até a cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com