TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de tecnologias e inovações em logística

Artigo: Gestão de tecnologias e inovações em logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC

CURSO - EAD

Disciplina: Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística

Acadêmico: Murilo José De Lima

Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística

O objetivo deste trabalho é compreender como a TI vem sendo utilizado pelos operadores no processo logístico e como vem contribuindo para o estabelecimento das redes de valor.

O conceito TI engloba as varias tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informação. Assim envolve, além de computadores, equipamentos de reconhecimento de dados, tecnologias de comunicação, automação de fabricas e outras modalidades de hardware e de serviços.

A evolução da TI permitiu que fosse assumindo, cada vez mais, um papel estratégico nas empresas. No inicio, melhorou os componentes físicos das atividades e facilitou o processamento de informação. Mais tarde, permitiu a integração e coordenação dos processos internos das empresas, tais como vendas, produção e gestão de materiais. Finalmente, possibilitou a integração e coordenação dos processos das empresas com os de outras organizações, possibilitando o estabelecimento das redes.

Sistemas de informação é portanto uma coleção de componentes de TI organizados com um proposito especifico. Os sistemas de informação coletam dados extraídos de eventos reais que ocorrem nas organizações e no seu ambiente físico, realizam seu processamento transformando-os em informação e, finalmente, transferem a informação processada para as pessoas onde serão utilizados.

Todos os objetivos da empresa tem que ser bem delineados e tem que ser desenvolver estratégias em função das mudanças do ambiente externo e interno, que permitam manter a competividade. As novas tecnologias não somente mudam o ambiente como também ajudam a ser competitivos, e a logística tem que ser valer da TI como uma arma competitiva, a qual se torna um pré-requisito para o sucesso.

Além do que, através da TI pode-se criar e modelar sistemas de informação destinados a dar suporte a tomada de decisão no gerenciamento da cadeia logística.

A TI deve também ser capaz de agilizar os processos logísticos dando não apenas maior velocidade, mas também fidelidade a informação. É visível o esforço das organizações em inovar os processos logísticos para as melhorias dos resultados envolvendo o uso da TI. Um problema que se pode enfrentar é da TI gerar a informação indiscriminada. Com crescente aumento e consequente baixo custo de soluções tecnológicas, não se pode pensar que a utilização da tecnologia venha facilitar ou solucionar todos os problemas.

O papel do homem, com seu conhecimento, experiência e discernimento é qual vai decidir a correta aplicação e o uso da tecnologia dando assim a devida ênfase na escolha da tecnologia a ser utilizada, e se a mesma vai o encontro dos objetivos empresariais. O avanço das tecnologias da informação possibilitou as empresas executarem operações extremamente complexas, que até recentemente eram inimagináveis como é o caso:

• do sistema de entrega administrada Rhodia (EAR), com o qual é possível monitorar, controlar e fazer a reposição automática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com