TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Laboral

Trabalho Escolar: Ginastica Laboral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Ginástica Laboral

A ginástica laboral tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que obtenham-se os resultados esperados.

Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outrasdoenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.

Onde surgiu a ginástica laboral ?

A princípio denominada “ginástica de pausa para operários”, surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país.

Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.

Atualmente, menos pessoas são “consumidas” pelo trabalho do que no século XIX, mas em compensação a automação, a informatização e o avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam “operadores de máquinas”, ao mesmo tempo que afastou os trabalhadores uns dos outros, tornando o trabalho exaustivo e exigente. Mais do que nunca as pessoas trabalham sozinhas, sendo pressionadas por metas e tarefas a cumprir.

Devido a todas essas particularidades decorrentes da globalização, os trabalhadores hoje necessitam mais que nunca de uma atividade física, e se ela acontece no meio de seu expediente, no ambiente de trabalho, e ainda promove interação, descontração e relaxamento de corpo e mente, torna-se ainda mais indispensável.

Origem das Paraolímpicas

As Paraolimpíadas foram organizadas pela primeira vez em 1960 na cidade de Roma. O evento foi realizado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeiraedição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. Atualmente, o Comitê Paraolímpico Internacional (CPI) é responsável pela organização dos JogosParaolímpicos.

Paraolimpíadas 2008

As Paraolimpíadas são análogas às Olimpíadas tradicional, contudo, participam desse evento somente de atletas com deficiência física (mental, visual e física). Asmodalidades são adaptadas às necessidades físicas dos competidores. Trata-se de um acontecimento onde fica evidenciada a integração e inclusão social e esportiva para dos portadores de necessidadesespeciais que quebram barreiras e superam expectativas com a superação de suas limitações.

A última edição dos Jogos Paraolímpicos ocorreu em 2008, em Pequim (China), entre os dias 6 e 17 de setembro.Participaram do evento mais de quatro mil atletas de diversos países, inclusive do Brasil que nessa ocasião ficou em 9º lugar com um total de 47 medalhas, conforme pode ser visto no quadro abaixo.Quadro de Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de 2008

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »