TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE

Casos: HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  2.052 Visualizações

Página 1 de 11

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE

Antonio Luiz Cardoso

Profª. Mariesa Toldo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD253) – Técnicas de Gestão

20/10/2012

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo apresentar e conhecer a caracterização de uma organização, portanto a Empresa escolhida para tal foi elegida a Eurofarma, que atua na produção do ramo farmacêutico, sendo que suas unidades de negócios estão distribuídas em prescrição médica, genéricos, hospitalar, licitações, oncologia, serviços a terceiros, veterinária, Euroglas e exportação. Está localizada na cidade de São Paulo, mas presta serviços e produtos para todas as regiões do Brasil por meio dos representantes comerciais. Foi possível conhecer um pouco sobre a história da organização, os principais mercados, produtos e serviços, perfil e funções dos colaboradores, missão, visão, valores, gestão ambiental e responsabilidade social. Com isso, foi possível perceber que é uma empresa forte, sólida que se preocupa com as transformações do mercado, mas traz seus colaboradores como parceiros. É uma organização que se dedica aos cuidados de seus colaboradores, meio ambiente e social.

Palavras-chave: Organização; Eurofarma; Caracterização.

1 INTRODUÇÃO

Após a revolução industrial, diversas alterações nos cenários mundiais provocaram e, continuam provocando, profundas mudanças nos processos de reestruturação produtiva e gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana, abrangendo qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tendo em vista a interferência rápida e eficiente das informações tecnológicas, entre outros fatores, no mundo dos negócios.

Conhecer a caracterização de uma organização, ou seja, sua estrutura organizacional e ambiental faz com tenhamos uma ótica do que vem a ser uma empresa, e a Eurofarma foco desta pesquisa, com matriz localizada na cidade de São Paulo, atua produção do ramo farmacêutico, fazendo medicamentos de uso humano e veterinário, sendo que suas unidades de negócios estão distribuídas em prescrição médica, genéricos, hospitalar, licitações, oncologia, serviços a terceiros, veterinária (Pearson), Euroglas e exportação (EUROFARMA, 2012).

O capital humano é o mais importante ativo da empresa, e, para reter esses talentos, a Eurofarma tem buscado criar um ambiente de trabalho estimulante, que valorize o alto desempenho de seus colaboradores e seja sempre pautado na ética e transparência, com programas de meritocracia e qualidade de vida.

Em 2000, a Eurofarma foi à primeira empresa a disponibilizar medicamentos genéricos de uso oncológico no mercado brasileiro. Foi pioneira também no lançamento de anticoncepcionais orais genéricos. Atualmente, desenvolve estudos clínicos no País para moléculas inovadoras e atua na pesquisa de produtos biotecnológicos, uma promissora fronteira da ciência.

A Empresa Eurofarma com matriz industrial localizada na cidade de São Paulo – SP, também possui quatro fábricas na capital paulista e um novo complexo industrial na cidade de Itapeví – SP, possui também uma unidade voltada exclusivamente na fabricação de medicamentos veterinários na capital do Rio de Janeiro e para cada região do Brasil possui representantes comerciais que vendem seus produtos (EUROFARMA, 2012).

2 EMPRESA EUROFARMA

Toda organização/empresa possui uma história de como iniciou suas atividades, trazendo uma descrição de quem foram os fundadores e também uma linha de tempo cronológica da empresa.

Então com a Eurofarma não foi diferente, a empresa iniciou suas atividades em 1972 com o nome de Billi Farmacêutica, onde começou fabricando medicamentos para terceiros, laboratórios nacionais e internacionais, antecipando o que hoje é um processo comum e necessário à indústria mundial: a terceirização (EUROFARMA, 2012).

O site da Eurofarma (2012, p. 1), explica seu crescimento, dizendo que:

Com o passar dos anos e com o aumento de percepção de mercado, detecção de oportunidades, capacidade instalada, tecnologia em equipamentos, investimento em pessoas e rígido controle de qualidade adotado nos seus produtos e serviços, a Empresa cresceu. Adquiriu outras companhias e passou a fabricar e comercializar marcas próprias e sob licença de multinacionais.

Somente na década de 93 que a organização passou a se chamar de Eurofarma, onde se expandiu atuando em diversas frentes de mercado, desta década em diante a Empresa teve crescimento contínuo e invejável para seus concorrentes (EUROFARMA, 2012).

É forte e dona da maior propaganda médica brasileira, terceira maior fabricante de medicamentos genéricos do Brasil, “também se posiciona entre os três maiores laboratórios de capital nacional e entre as maiores indústrias do setor” (EUROFARMA, 2012, p. 1).

O ano de 2008 foi determinante na evolução da Eurofarma e daí em diante foram crescimentos e mais crescimentos se tornando uma organização que mantém “a essência, pautada na ética, no trabalho incessante e na qualidade dos nossos produtos” e neste mesmo tempo também avançou nas “questões estratégicas, desenvolvendo ações e firmando parcerias [...]” (EUROFARMA, 2012, p. 1).

São nove Unidades de Negócio: Prescrição Médica, atuando com cerca de 480 mil médicos/mês, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Pearson (Veterinária), Serviços a Terceiros, Exportação e Euroglass, atendendo todos os estados brasileiros e também internacionalmente. Atende diretamente os médicos, às farmácia, as veterinárias, como também serviços à terceiros e exportação (EUROFARMA, 2012).

Os principais produtos da empresa são nas áreas humana e veterinária, dispondo de uma linha completa de produtos que atendem às mais variadas patologias, tanto no combate como na prevenção a diversas moléstias. E fazem parte de seu portfólio medicamentos bastante consolidados no mercado, como Amoxicilina, Assert®, Astro®, Benzetacil®, Bupropiona, Losartana, Pantocal®, Proflam®, Pondera®, Selene®, Tâmisa® e Tamiram® (EUROFARMA, 2012).

Na Empresa os colaboradores são peças fundamentais, possui um total de 3311 colaboradores, sendo 391 executivos e cerca de 1.941 trabalham na área de vendas de produtos farmacêuticos visitando médicos e farmácias por todos os estados do Brasil, segundo a auditoria Grupemef (Grupo de Profissionais Executivos da Indústria Farmacêutica apud EUROFARMA, 2012).

Não existe separação de gêneros, a Eurofarma contrata tanto homens como mulheres, sendo que os cargos disponíveis vão desde colaboradores para o chão da fábrica, ou seja, operadores de máquinas, técnicos de produção, supervisores como também para atuarem na área de vendas no cargo de representante comercial, mas 69% são homens e 31% são mulheres (EUROFARMA, 2012).

“A área de Recursos Humanos atua corporativamente, definindo ações estratégicas que visam assessorar a organização em relação à gestão de pessoas” (EUROFARMA, 2012, p. 1).

A Eurofarma tem como princípios básicos promover o desenvolvimento contínuo com capacitação aos seus colaboradores, trabalho de motivação e comunicação interpessoal, garantir equipes competentes que atuam nas transformações do mercado e principalmente valorizar seus funcionários estimulando sua criatividade, abrindo espaço para que possam participar e comunicar para o crescimento da organização (EUROFARMA, 2012).

A Empresa preocupa-se também com uma remuneração acima da média do mercado e com benefícios corretos exigidos pela legislação, sempre visando na qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores. Os mesmos são tratados por colaboradores, pois fazem parte da colaboração da empresa, deixando de serem intitulados de empregados (EUROFARMA, 2012).

Não foi possível encontrar um organograma ou estrutura hierárquica consistente, apenas no site da Eurofarma (2012), diz que a organização ao longos desses anos a estrutura hierárquica sofreu algumas alterações e que para se alinhar à Governança Corporativa, foram criadas duas vice-presidências, sendo uma comercial e outra de operações e também as áreas de internacionalização, inovação e recursos humanos que são consideradas estratégicas para a área farmacêutica e que são subordinadas diretamente pelo presidente Maurizio Billi.

A missão deve ser sem ambiguidade e não precisa ser extensa. Deve ser estratégica, objetiva, lógica, precisa e estar dentro das oportunidades que o ambiente e os limites psicológicos e físicos que o empreendimento oferece. É a razão de ser da organização. Podemos definir como a função que ela desenvolve no cenário para tornar-se útil e justificar seus lucros perante seus investidores (SERRA; TORRES; TORRES, 2004).

Segundo o site da Eurofarma (2012, p. 1), a missão é “Promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo em operação rentável que assegure o crescimento sustentável nos diferentes ramos de atuação da empresa”.

A visão de uma organização pode ser entendida como um cenário, uma intuição, um sonho. É a imagem projetada para o futuro e deve ser assimilada por todos na empresa. De acordo com Serra, Torres e Torres (2004, p. 42), a visão pode ser definida também “como a percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma organização pode satisfazê-las”. A visão tem a função de auxiliar a organização para que essa possa se unir em torno de valores comuns que possibilitariam direcioná-la para o aproveitamento de uma oportunidade para estabelecer a vantagem competitiva (SERRA; TORRES; TORRES, 2004).

Segundo o site da Eurofarma (2012, p. 1), a visão é que “Em 2015, estaremos entre as três maiores empresas farmacêuticas do Brasil em participação de mercado, com produtos inovadores próprios, e presente com marcas próprias, cobrindo 90% do mercado latino-americano”.

Os valores são um conjunto de leis que norteiam o dia-a-dia da empresa, aquilo que a empresa acredita (GOBE et al, 2001).

Segundo o site da Eurofarma (2012, p. 1), os valores são:

- Ética: o comportamento de todos os nossos colaboradores é pautado pela ética e transparência em todas as ações e operações realizadas.

- Comprometimento: a competência e o comprometimento para com a empresa propiciam a valorização e o crescimento dos nossos colaboradores.

- Diversidade: o respeito à diversidade, justiça e igualdade nas relações empresa e colaborador são compromissos da organização.

- Desenvolvimento sustentável: a responsabilidade social e a preocupação com a preservação do meio ambiente são confirmadas nas ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a empresa atua e com as quais se relaciona.

- Risco: a crença de que assumir riscos é parte integrante da atividade empresarial dinâmica bem sucedida.

- Foco: a meta permanente da geração de resultados positivos para promover o crescimento da organização através de reinvestimento dos recursos no próprio negócio.

- Nacionalidade: o orgulho de ser brasileira e o compromisso para com o desenvolvimento do Brasil, mantendo o respeito às tradições e costumes dos outros povos e culturas com os quais mantém relações comerciais..

A missão, a visão e os valores mostram a filosofia da empresa, estes itens são importantes para uma organização que pretende montar um planejamento consolidado e se tornar uma empresa reconhecida no mercado, principalmente perante seus concorrentes, mesmo que estes sejam concorrentes desleais.

A Empresa conta com um conjunto de iniciativas para a otimização do uso dos recursos naturais, a “Eurofarma investe continuamente e foca a melhoria de seus processos como forma de minimizar os impactos ambientais de suas atividades”. (EUROFARMA, 2012, p. 1).

O ponto de vista ambiental são um dos pontos em que a empresa investe, se preocupa em crescer sem impactar o meio ambiente. Segue piamente as normas exigidas por lei evitando danos ao meio ambiente e o seu colaborador é beneficiado, pois trabalha em um ambiente sadio, seguro e politicamente correto (EUROFARMA, 2012).

A Empresa conta com várias ações sociais, “adotou responsabilidade social como um valor corporativo a ser cada vez mais fortalecido na cultura geral, no modelo de gestão e, consequentemente, nas atividades de cada colaborador em seu dia a dia na empresa”. (EUROFARMA, 2012, p. 1)

Conta com vários projetos de responsabilidade social como: o Instituto Eurofarma, o Centro Eurofarma de Enfermagem, o Projeto Educar para Reciclar, o Ateliê Escola, a Geração de Renda, Curso de Informática e Técnicas Administrativas e Doações, foi no ano de 2005 que nasceu o Comitê de Responsabilidade Social que tem por objetivo “garantir que esse valor integre os processos de decisão, de fabricação de produtos e de efetivação dos serviços Eurofarma” (EUROFARMA, 2012, p. 1).

2.1 LIDERANÇA

É um Processo interpessoal envolvido em um intrincado contexto, no qual se combinam quatro variáveis: as características do líder, dos liderados, da tarefa e a conjuntura social, econômica e política. (MCGREGOR apud MAXIMIANO,2000).

Liderança é caráter em ação. (HUNTER apud BENNIS,2006).

O líder é o responsável pelo crescimento ou declínio de qualquer coisa. Liderança tem tudo a ver com fazer a coisa certa. A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.(HUNTER,2006).

Quando nos “alistamos” para ser o líder, nos dispomos a assumir uma tremenda responsabilidade. Afinal, seres humanos são confiados aos nossos cuidados e há muita coisa em jogo. (HUNTER,2006).

Trata-se de uma decisão pessoal e intransferível. A Priori, ninguém nos coage a casar ou a ser pai ou mãe, ou mesmo a receber o cheque do pagamento no final do mês. Da mesma forma que entramos por livre e espontânea vontade, temos toda a liberdade para sair. Em suma, nós nos colocamos à disposição de algo grandioso... e muito importante. (HUNTER,2006).

2.2 LIDERANÇA EMPRESARIAL DA EUROFARMA

Manter os funcionários felizes e produtivos é o grande foco da Eurofarma. Pois assim teremos clientes felizes e satisfeitos e que pagam por um produto de qualidade.(EUROFARMA,2012)

Alinhada aos princípios da sustentabilidade, a Eurofarma acredita que, para a perpetuidade do negócio, depende de bons resultados em três esferas: econômica, social e ambiental. Por essa razão, investe fortemente em programas voltados para a qualidade da gestão e tecnologia de ponta. O foco é manter-se à frente de seu tempo sempre. .(EUROFARMA,2012)

A Eurofarma mantém contato estreito com diferente públicos de interesse e informa a sociedade sobre seu desempenho econômico, ambiental e social, por meio da publicação de seu relatório anual. Dessa forma, também facilita o acesso ao capital, necessário para fazer frente aos seus projetos de crescimento. .(EUROFARMA,2012)

Em 2008, foi instituído o plano diretor de sustentabilidade, que define metas de médio prazo e, entre outras, propõe que:

• A empresa tenha lideranças comprometidas com a sustentabilidade;

• A Eurofarma seja referência em sustentabilidade no setor farmacêutico;

• Replique o modelo de sustentabilidade nos demais países em que mantiver operações. .(EUROFARMA,2012)

3 CONCLUSÃO

Fazendo uma análise de toda a caracterização da organização, ou seja, da Empresa Eurofarma, foi possível perceber que esta se tornou uma empresa sólida, que está focada na área da indústria farmacêutica.

Possui uma grande força de vendas tanto nacionais como internacionais, distribuindo medicamentos humanos e veterinários.

Está atenta ao desenvolvimento humano como também a qualidade de vida de seus colaboradores, se importa e valoriza os mesmos apresentando remuneração acima da média e vários benefícios, além de ter dedicação e cuidado com o meio ambiente e social.

A estratégia da Eurofarma é uma estratégia de liderança em custo que busca adquirir vantagem competitiva na logística de distribuição para os mercados emergentes da América Latina, em forte expansão. Esta lógica poderá ser eficiente para garantir um certo mercado para a empresa.

REFERÊNCIAS

EUROFARMA, Empresa. Site da empresa. Disponível em: <http://www.eurofarma.com.br/index.asp>. Acesso em 15 de agosto de 2012.

GOBE, Antônio Carlos et al. Administração de vendas. São Paulo: Saraiva, 2001.

SERRA, Fernando A. Ribeiro; TORRES, Maria Cândida S.; TORRES, Alexandre Pavan. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2004.

SOUTO, Jean Martins de. Técnicas de Gestão. Grupo Uniasselvi, 2006.

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

PANDYA, Mukul. Liderança duradoura: o que você pode aprender com os 25 maiores líderes de negócio do nossos tempos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

...

Baixar como  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »