TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Casos: Historia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

1. HISTORIA E SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

Ao começar a analisar a Historia, a contabilidade é uma das áreas mais antigas existentes em nosso globo terrestre, pois desde a existência do homem no planeta, o seu desempenho é realizado em torno desta ciência. (MARQUES 2010, p. 19). *Pode-se dizer que a contabilidade surgiu junto com a existência do homem na terra. *Como todos já viram em telejornais, ou ate mesmo em quadrinho e desenhos na televisão, um exemplo claro de contabilidade já existente a milhares de anos atrás, são os homens das cavernas que faziam suas anotações de caça, pesca nas paredes das cavernas. Conforme MARQUES (2010, p.18) Através dos historiadores, descobrimos que estas cavernas estão demarcadas com desenhos e, isto, podemos dizer que são vestígios de que estes homens faziam controles, registros de alguns fatos, informações demarcadas para que não fossem esquecidas. *Após um longo tempo, o homem começou a criar uma maneira de fazer trocas, um exemplo bem simbólico, seria trocar uma caça por algum tipo de alimento derivado da colheita, essa troca era feita de forma bem rudimentar, porém é dessa troca rudimentar que se pode dizer que surgiu a economia, claro que com grandes falhas e com a necessidade de ser controlada. *A partir daí iniciou-se o a troca de produtos por algo bem similar em nossa época atual. Criaram-se então as moedas, de ouro, prata e bronze. Segundo MARQUES (2010, p. 19) A partir a criação das moedas, os Reis cunharam seus emblemas, pessoas cultas formaram bancos em praças para negociar e guardar reservas de terceiros, emprestar dinheiro para quem desejava.

*Foi a partir do Quarto Milênio A.C. na Suméria, que historiados conseguiram identificar a existência da contabilidade dando-se inicio à era do ouro, prata, bronze e da escrita. Já nesta época as cidades e estados da Suméria eram bastante povoados. Cidades-estados como Erech, Uruk, Nipur, Kish e Ur, tornaram-se grandes centros políticos e comerciais; construíram canais de irrigação e obtiveram grandes dons artísticos e técnicos. *Ao decorrer dos tempos, com os comerciantes viajando em busca de riquezas, começam a surgir ideologias, sendo assim, os negócios começaram a crescer, a se sofisticar e foram se multiplicando. Iniciando a partir daí a necessidade de pessoas com um conhecimento e com a capacidade de controlar estes papeis, pois já havia organizações como bancos, empresas comerciais e etc. Surgindo então os guarda-livros.

2. LUCA PACIOLLI E O METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

*Aproximadamente do século XIII ou XIV começa-se a aparecer com mais clareza a modernidade da contabilidade. Foi quando um matemático chamado Frei Luca Paciolli descreveu que a contabilidade poderia apresentar dados importantes e significativos para os comércios e para os homens. Este seria o METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

2.1 LUCA PACIOLLI

*Luca Paciolli: “Primo bem distante de meu professor Ednilson, tutor da Unifran”, nasceu em 1445 e faleceu em 1517. O frade toscano apesar de ter tido uma infância pobre, se tornou professor de Matemática, e em 1494 lançou sua obra em que ficaria mundialmente famosa intitulada como (Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalita). Famosa por um capitulo em especial de que tratava da contabilidade. Sendo o primeiro a “descrever” a

contabilidade de dupla entrada, (Metodo Veneziano) ou então (Metodo das Partidas Dobradas). Disse logo assima que Luca Paciolli foi o primeiro a descrever tal fato, isto porque de acordo com GOMES (2012, p. 11) Paciolli sistematizou e eternizou tal prática em sua obra, jamais a criou. Na obra, Paciolli faz alusão a esse procedimento como “O Metodo de Vezena” . *Em 1340 já havia relatos desde metodo pela Italia. Obtendo nos arquivos de Vezena otmos documentos que demostram tal fato. Sendo um desdes documentos o Razão. Este Razão possuia que cada debito tem um credito. Conforme CARVALHO sitado por GOMES (2012, p. 12; 13) O metodo aparece nele claro, perfeito, inteiramente compreensivel, com toda serie de contas pessoais, de movimento e diferenciais ou de resultado.

2.2 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

2.2.1 DEBITO E CREDITO

*A contabilidade é hoje, de extrema importancia para as empresas, fornecendo informações precisas para a tomada de decisões de seus adiministradores, e portanto este metodo das partidas dobradas vem se difundindo ate os fdias atuais. *Este metodo, diz que, para cada debito em uma ou mais contas, sempre havera um credito igual, com mesmo valor. Ou seja “ Não há debito sem credito correspondente, DEBITO = CREDITO, ou ORIGENS = APLICAÇÕES. *Um registo contabil sempre será feito, colocando a conta Devedora em primeiro lugar, representada como um D, e a conta Credora em segundo lugar representada pela letra C. Ex: Um comercio adiquiriu um veiculo por R$ 35.000,00

D – Veiculo 35.000,00 C – Caixa 35.000,00

*Uma maneira bem simples para não ter erro, é sempre se perguntar, “ DE ONDE VEIO O DINHEIRO, DE ONDE SURGIU A ORIGEM?” Sendo que, tudo que for Orgem será um Credito.

2.2.2 RAZONETES

*A maneira mais simples de se fazer uma contabilização é aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com