TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Grécia

Trabalho Escolar: Historia Da Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Historia da Grécia

A idéia de direito foi na Grécia denominado de Direito Homérico. Nessa época o direito era autoritário, bastante rígido e não compartilhava de um bem comum para todos, promovia apenas para defender a realezas, seus parentes e os indicados pelos fluentes.

Foi neste mesmo período que idealizou as primeiras formas de direitos na cidade de Gortina, sendo talvez ate a primeira cidade a aderir ao direito propriamente dito para equilibrar e orientar a vida entre a sociedade. E por toda a Grécia a idéia jurídica se espalha, chegando ao zênite em Atenas e Esparta.

O Direito crescia com varias características marcantes: laico; sem grandes juristas para interpretá-lo; sua aplicação só ocorria quando comprovadas a lesão; direito sem profissionalização, sem advogado, órgão de acusação, oficiais de cumprimentos etc. Mais a definição de Justiça variava de acordo com a cidade, com a cultura, de cada cidade, de cada estado. Por isso houve a necessidade de se propagar pelo menos um consenso sobre o que e justiça.

Aristóteles pregava que “o homem, quando não aperfeiçoado, é o melhor dos animais; mas quando isolado da lei e da justiça, é o pior de todos”.

Portanto de suma importância o surgimento do Direito na antiga Grécia, desse surgimento houve o desenvolvimento do bem comum da humanidade, e desta influencia há o vestígio de aplicação até nos dias atuais.

Período Arcaico: período este da Grécia Antiga, onde ocorreu o desenvolvimento cultura, político e social, período posterior a Idade das Trevas e antecessor o Período Clássico. Dando os primeiros avanços para o crescimento da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Nesse período cada cidade tinha suas leis, seu governo, sua economia.

As polis gregas tinham arquiteturas parecidas. E as duas pólis mais importantes foram Esparta e Atenas: Como os dois pólos não dependiam uma da outra para nada, isso acabou desencadeando certas rivalidades. Atenas por sua vez tinha uma civilização que cultuava e admirava a intelectualidade, mais essa educação só possuía que tinha condições de pagar por um professor particular. E os Espatas, que já tinha sua cidade com caráter influenciado por militarista, via na educação uma forma de inserir os valores militares a todos. Como em Atenas não possuía as terras férteis para o cultivo, desenvolveu um intenso comercio marítimo, facilitado por sua localização geográfica perto do mar. Enquanto Esparta, pelo contrario, possuía um território rico em terras férteis, o que facilitou nas atividades agrícolas para benefício próprio, por isso não tinham o interesse de expandir o comercio.

Em relação às instituições políticas, ambas privilegiavam a aristocracia local. Atenas por sua vez se sujeitou a varias reformas que acabou formando um governo democrático, não realizando mudanças e mantiveram um governo de dois reis, e suas assembléias. Outra diferenciação dos pólos e o papel que a mulher desenvolvia na sociedade. Para os Espatas a mulher era de suma importância, eram elas as responsáveis pela geração de homens fortes para serem usados em combate, além de estar à frente de decisões domesticas e também participavam de assembléias políticas. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com