TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotelaria Hospitalar

Ensaios: Hotelaria Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA Nº 1: TEMA: Hotelaria Hospitalar

Relatório referente ao artigo de Melissa Marques e Mirian Teresinha Pinheiro “A Influência da Qualidade da Hotelaria Hospitalar na Contribuição da Atividade Curativa do Paciente” editada em 2009 o qual confere uma riqueza de dados ao profissional que atua na área da saúde, principalmente na Administração Hospitalar que repercute diretamente na Hotelaria hospitalar.

O texto das autoras aponta um estudo ao qual se refere a hotelaria hospitalar que começou a surgir nos meados dos anos 90, onde os hospitais começaram atrelar a medicina tradicional aos serviços de hotelaria visando uma melhor recuperação do paciente.

Os hospitais por serem instituições que atuam na cura de pacientes, procuram hoje atender de uma maneira mais prazerosa a permanência do paciente no ambiente hospitalar.

Na antiguidade a medicina era considerada apenas como um fenômeno espiritual, aproximadamente 1000 anos aC a medicina passou a ser considerada como racional e surgiu a ética médica. Com essa visão, Hipócrates passa a tratar a medicina como um fenômeno natural e com consequência que vem da própria natureza do homem. Onde o ambiente, clima, dieta, modo de viver podem formalizar uma visão de saúde estável ou de déficit na saúde do homem. Uma pessoa saudável convive em um ambiente saudável, possui hábitos saudáveis responde o organismo com uma saúde perfeita. Por outro lado se a pessoa não possui cuidados consigo, não haverá de ter uma boa saúde.

Segundo Marques e Pinheiro (2009, p.3) observa-se que: “Hipócrates era mais focado no paciente enfermo do que na própria doença. Na terapia de Hipócrates estavam presentes os exercícios, massagens, banhos de mar, dieta e as drogas.” Onde percebe-se que o ambiente influência na saúde do ser humano. Observa-se ainda que Hipócrates conferia a a natureza um poder curativo, este que desempenha um papel importante na recuperação do paciente.

Capra (1982, p.305) apud Marques e Pinheiro (2009, p.4) aponta: “’poder curativo da natureza’. O papel do médico consistia em ajudar essas forças naturais na criação de condições mais favoráveis para o processo de cura”. Tanto que hoje oferecer a higienização e cuidados com o paciente é uma fonte de recuperação do enfermo. A manifestação de que o corpo e a alma estão ligados é fortemente defendido pela medicina nos dias de hoje.

Observa-se que na citação de Capra (1982, p.329) apud Marques e Pinheiro (2009, p.5) “a finalidade básica de qualquer terapia será restabelecer o equilíbrio do paciente [...] envolvendo tratamentos em vários níveis do sistema corpo/mente, o que irá exigir um esforço de equipe multidisciplinar”. Essas novas terapias de assistência à saúde requerem novas qualificações que antes não estavam associadas à medicina.

Essa abordagem das autoras segundo as palavras de Capra fazem com que se tenha uma nova visão no tratamento a pacientes portadores de enfermidades e, nessa passagem já se pode observar quão relevante é sua colocação, onde Capra, (1982, p. 330) apud Marques e Pinheiro (2009, p.5) referem:

Os hospitais estão gradualmente transformados em instituições mais eficientes e humanas, em ambientes confortáveis e terapêuticos, que adotem por modelo hotéis e não fábricas ou oficinas mecânicas, com alimentação sadia e nutritiva, membros da família incluídos na assistência ao paciente e outras sensíveis melhorias desse tipo.

A saúde hoje está focalizando um atendimento próximo a familia, em que o paciente receba maior qualidade profissional, além de sentir-se mais seguro e amparado pelo profissional de saúde.

A hotelaria hospitalar é conceituada de viversas formas, percebe-se que as colocações que a definem são conforme os autores segundo as autoras:

Hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação. (BOEGER, 2003, p.24)

A prática de serviços e atividades que visam ao bem-estar, ao conforto, à segurança, à assistência e à qualidade no atendimento a clientes da saúde, representados por pacientes e acompanhantes, desde seu check-in até seu completo check-out em um hospital. (CÂNDIDO; MORAES; VIERA , 2004, p.52)

[...]hotelaria hospitalar é a introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria em hospitais com o consequente benefício social, psicológico e emocional para pacientes, familiares e funcionários. (GODOI, 2004,p.40)

[...] hotelaria hospitalar é a arte de oferecer serviços eficientes e repletos de presteza, alegria, dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e, principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar. (TARABOULSI, 2004, p.179)

Num espaço de tempo muito curto verifica-se que o atendimento hospitalar passa por modificações significativas e consequentemente vem de encontro aos pacientes e familiares, que adquirem maior confiabilidade, bem estar, conforto, assistência e qualidade no atendimento, favorecendo a permanencia do paciente como se estivesse em um ambiente familiar.

Conforme as autoras, Marques e Pinheiro (2009, p.6) “além dos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, os profissionais da área da hotelaria são essenciais para o desenvolvimento das atividades hospitalares”, a implantação da hotelaria hospitalar reque um atendimento com profissionais dentro da área como salienta as autoras:” o gerente de hotelaria hospitalar; o recepcionista de internações e altas; a governanta; a camareira; e o gerente de alimentos e bebidas”, onde as mesmas salientam conforme Boeger (2003, p.55) apud Marques e Pinheiro (2009, p.7):

Dentro de um hospital, a gestão hoteleira deve respeitar as regras e funções hospitalares, adaptando-se a elas. Em contrapartida, as funções hoteleiras devem ser vistas como a tradução da qualidade pela prestação de serviços de atendimento de acolhimento, com base em princípios operacionais e de gestão que devem ser aceitos, entendidos, absorvidos e efetivamente exercidos por todo o corpo hospitalar.

Claro que para um hospital possuir todo esse mecanismo não é tão fácil, em muitos casos há a participação de Ongs, equipe de médicos, enfermagem que realizam esse trabalho, principalmente com crianças. Ainda segundo as autoras Marques e Pinheiro (2009, p.8):

Estes profissionais contribuirão, juntamente com os demais funcionários da saúde e da hotelaria hospitalar, na recuperação física e mental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com