TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AFONSO CLÁUDIO

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

AGUILANI LÜDKE DE OLIVEIRA; ALESSANDRA BINOVO; ALEXSANDRO LÜDKE; LUCAS MENEZES; JARLEY ABRANCHES; JONES BORLOTE;

VAZÃO VOLUMÉTRICA DO CÓRREGO ARREPENDIDO

AFONSO CLÁUDIO

2013

AGUILANI LÜDKE DE OLIVEIRA; ALESSANDRA BINOVO; ALEXSANDRO LÜDKE; LUCAS MENEZES; JARLEY ABRANCHES; JONES BORLOTE;

VAZÃO VOLUMÉTRICA DO CÓRREGO ARREPENDIDO

Relatório apresentado à disciplina “Matemática Aplicada”, ministradas, pelo professores Rafael,como requisito para obtenção de nota parcial no Módulo II do Curso Técnico em Meio Ambiente.

AFONSO CLÁUDIO

2013

IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIDADE

O Córrego Arrependido está situado na localidade de Arrependido, zona rural do distrito da sede do município de Afonso Cláudio. A medição da vazão volumétrica foi realizada na propriedade de Rafael Cornélio de Abreu, situada a 4 km do centro da cidade. A propriedade onde foram coletados os dados da medição tem predominância de pastagens (figura 1) e a região se destaca na agricultura, sendo, portanto o córrego Arrependido amplamente utilizado na irrigação agrícola. O Bioma que o Córrego Arrependido está inserido é a Mata Atlântica. A altitude média da localidade é de aproximados 400 m, o relevo é levemente acidentado, tendo em vista Afonso Cláudio estar localizado na região serrana do Espírito Santo. A propriedade onde foi realizada a atividade de campo é vizinha da pousada Vista Del Pietra (figura 2) e nas proximidades do córrego está localizada a Pedra dos Três Pontões, símbolo da cidade e pico mais elevado do município de Afonso Cláudio (figura 3).

INTRODUÇÃO

Define-se vazão como a relação entre o volume e o tempo. A vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de determinada seção transversal de um conduto livre (canal, rio ou tubulação aberta) ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa). Isto significa que a vazão representa a rapidez com a qual um volume escoa. Em nosso estudo a vazão é o volume de água que passa por uma determinada secção de um córrego ou rio, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume de água escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de água transportada através do leito do córrego ou rio, por unidade de tempo.

A forma mais simples para se calcular a vazão volumétrica é apresentada a seguir na equação mostrada.

Q_v = V/t

Q_v representa a vazão volumétrica, V é o volume e t o intervalo de tempo para se encher o “reservatório”, do determinado volume.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Utilizando estacas e barbante foi delineado um circuito na margem do córrego, formando uma figura geométrica quadrangular, dividida ao meio (figura 4). Com uma trena foram coletadas as medidas em metros de cada secção lateral (início, centro e final), da profundidade em três pontos em cada secção e do comprimento do circuito, conforme tabela de dados a seguir. Foram também construídos três flutuadores (garrafa PET vazia, garrafa PET parcialmente cheia de água e a terceira de isopor), e cronometrado o tempo que cada um percorria o circuito, levado pela correnteza da água (figuras 5, 6 e 7). Para melhor estimativa do flutuador de isopor foi usado a média de duas medidas de tempo, uma com apenas isopor e outro o isopor com uma pedra submersa. Com estes dados foi possível calcular a área média da secção, do volume médio do circuito e assim chegar ao objetivo de estimar a vazão volumétrica de água em litros/ segundo e litros /hora. A coleta de dados foi realizada no dia 31 de outubro de 2013, por volta das 17 horas, com o tempo nublado e chuva fina, sem ventos consideráveis para alterar a experiência. Nos dias que antecederam o trabalho de campo não havia chovido de forma significativa, estando o córrego com baixa vazão de água. Mas no dia, em virtude de chuva, podemos considerar que o córrego não sofria retirada de água com valor considerável por irrigação agrícola.

TABELA DE DADOS DE CAMPO

Secções laterais

Secção Largura: Profundidades:

( 3 pontos) Médias da profundidade

Inicio 2,55 m 0,09 m 0,12 m 0,13 m 0,1133 m

Centro 2,18 m 0,02 m 0,06 m 0,14 m 0,0733 m

Final 2,20 m 0,07 m 0,08 m 0,12 m 0,09 m

Largura média do circuito (m) 2,31 m Profundidade média circuito (m) 0,0922 m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com