TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Escolar

Trabalho Escolar: Inclusão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Emile Durkheim

Antigamente o ensino era mais regrada, a escola fazia seus ensinamentos forçado. Tendo como intuito alienar as crianças e adolescentes, com intuito de colocá-los em uma boa sociedade.

Tinha que ser perfeição do educar, para Kant “o fim da educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda a perfeição que ele seja capaz”.

Se até certo ponto o desenvolvimento harmônico e necessário e desejável, não é menos verdade que ele não é integralmente realizável.

Não devemos, nem podemos nos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida, temos que diferentes aptidões de preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que incube.

A educação teria por objetivo faze do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencial subjetiva, que cada um aprecia a seu modo.

Se começar a indagar qual deva ser a educação ideal, abstração feita das condições de tempo e lugar, é porque se admite implicitamente, que os sistemas educativos nada tem de real de si mesmo.

Cada sociedade considera em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que impõe aos indivíduos de modo geral irresistível uma ilusão acreditar que podemos educar os nossos filhos como queremos.

Pra definir educação deve-se pegar os sistemas educacionais existentes e compara-los e tirar deles a base comum. Mais qualquer que seja o sistema educacional diverge entre si até certo ponto e a partir do mesmo, identificam e se baseiam igualmente, pois qualquer povo, ideias, práticas e sentimento da mesma maneira devem ser repassados as crianças pela a educação da mesma maneira como os princípios religiosos.

A educação é a ação do adulto sobre a criança ainda não pronta para a vida social, onde mostra e fixa no mesmo estado físico intelectual.

Mais para Durkheim não tira o homem do nada, ela se aplica a intenção que se encontram na criança, pois a educação é um dos fatos que influencia o indivíduo durante sua vida.

A distância que a criança tende a nascer e a personalidade definida que precisa desempenhar na sociedade um papel útil, é muito grande e a educação que leva a percorrer, por isso Durkheim menciona tão vasta é educação.

Para dar a ideia do que constitui a ação educativa e demonstra o seu poder, Durkheim comparou com a sugestão hipnótica, onde o mesmo se encontra hipnotizado ou até reduzido ao estado de ‘‘tabula rasa’’ como se o sujeito focasse com a mente paralisada, ficando vulnerável, não conseguindo resistir a pensamentos contrários.

Ainda defende a ideia de que a educação deve ser de modo paciente e continua, buscando objetivos bem determinados, sem se deixar por incidente e circunstância de fora.

Para ele o mestre precisa necessariamente ter a autoridade moral, porque a autoridade implica a confiança, mais importante antes de tudo é que o mestre demonstre sentir realmente, sinceridade, o sentimento da própria autoridade.

Não é de fora que o mestre recebe autoridade em si mesmo, ela de forma respeitável com as suas funções, para que consiga implantar na vida dos seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com